Home » BIM na construção » Construção digital: os benefícios da gestão digital

Construção digital

Construção digital: os benefícios da gestão digital

Por gestão digital da construção, entende-se o uso de tecnologias modernas para criar e gerir construções seguras e eficientes. Descubra a revolução da construção digital.


Nos últimos anos, no setor AECO, a aplicação da tecnologia está se tornando cada vez mais comum, e frequentemente ouvimos falar de “construção digital“. As construções digitais estão revolucionando o setor da construção, trazendo inovação e eficiência sem precedentes: desde o design, passando pela gestão até a manutenção, cada fase aproveita ferramentas digitais para melhorar a eficiência e a qualidade do trabalho.

Neste artigo, exploraremos o que são as construções digitais, seus benefícios, tecnologias-chave e tendências futuras.

O que se entende por construção digital?

As construções digitais representam a aplicação das modernas tecnologias digitais à gestão do ciclo de vida completo das construções. O uso profissional da construção digital pode revolucionar a maneira como os projetos são realizados.

O compartilhamento de informações digitais entre todas as partes envolvidas, desde a concepção até a conclusão do projeto, é fundamental para reduzir atrasos e custos adicionais. Nesse aspecto, a tecnologia do Building Information Modeling (BIM) é crucial para o sucesso. Uma adoção eficaz do BIM permite, de fato, otimizar a cooperação de todas as pessoas envolvidas no projeto.

Os benefícios da construção digital, e consequentemente do BIM, são significativos para todos os intervenientes no processo de construção: para os empreiteiros, um fluxo de trabalho digital significa coordenação mais eficaz e resolução rápida de problemas; para todos os outros, significa ter uma compreensão clara do que é necessário para desempenhar seu papel de forma eficiente e respeitar prazos e orçamentos.

O que é gestão digital da construção?

Por gestão digital da construção, entende-se uma metodologia de trabalho aplicada ao setor AECO que utiliza tecnologias digitais avançadas para tornar o ciclo de vida completo de uma obra mais colaborativo, eficiente e funcional e criar um ambiente construído mais seguro.

Entre as tecnologias mais utilizadas estão o já mencionado BIM, mas também o Internet of Things (IoT); realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR); a computação em nuvem e o monitoramento e gestão de dados.

Gestão digital da construção

Gestão digital da construção

Estas tecnologias, integradas em aplicações de software e plataformas BIM, oferecem uma gestão de projetos mais eficiente e uma rastreabilidade melhorada dos projetos, maior visibilidade e melhor colaboração.

A melhor rastreabilidade dos projetos é obtida através de ferramentas de planejamento e gestão de construções que melhoram o controle de qualidade, o planejamento, o monitoramento do orçamento e todos os outros aspectos de um projeto.

Uma maior transparência e uma melhor colaboração são garantidas pelas plataformas de colaboração BIM, onde cada membro da equipe pode:

  • verificar em tempo real o estado do projeto, contribuindo para evitar atrasos e identificar possíveis problemas;
  • acessar a qualquer momento todas as informações compartilhadas entre os participantes, permitindo uma coordenação mais eficaz do que no passado.

Afinal, quais são os principais benefícios?

A gestão digital da construção oferece aos profissionais e a todas as partes envolvidas no processo de construção, inúmeros benefícios, incluindo:

  1. Planejamento e projeto mais precisos e precisos:
    erros, alterações no projeto ou complicações inesperadas podem atrasar os projetos e ultrapassar os orçamentos estabelecidos. No entanto, as construções digitais oferecem uma maior flexibilidade para lidar com esses desafios. Permitem fazer alterações de forma mais rápida e eficiente, reduzindo o número de revisões e minimizando erros de versão;
  2. Colaboração e comunicação otimizadas:
    a tecnologia digital favorece a colaboração e a comunicação entre todas as partes envolvidas em um projeto. Graças às plataformas de colaboração BIM, todas as partes interessadas podem permanecer informadas em tempo real e ter uma fonte unificada de informações acessível onde quer que estejam;
  3. Análises, monitoramentos e previsões de projetos aprimorados:
    as varreduras 3D do site com drones e scanners portáteis conectados aos modelos BIM permitem detectar automaticamente desvios e prever problemas potenciais. Além disso, os dados em tempo real dos sensores IoT permitem gerar previsões mais precisas para a disponibilidade de recursos como mão de obra, equipamentos e materiais. Isso permite um melhor planejamento da força de trabalho e um monitoramento mais preciso do progresso do projeto;
  4. Gestão de riscos no local de construção mais eficiente:
    a segurança é de extrema importância na indústria da construção. Utilizar plataformas para gestão das atividades de canteiro que orientam as verificações de segurança, os controles de qualidade, as listas de falhas ou os relatórios diários pode simplificar enormemente o trabalho dos profissionais envolvidos e promover práticas mais seguras ao longo de todo o fluxo de trabalho da construção.

Building Information Modeling (BIM) e a nuvem para uma gestão digital bem-sucedida da construção

Os modelos 3D/BIM são ricos em detalhes e informações sobre geometria, materiais, componentes e relação entre as partes. Na verdade, são modelos interdisciplinares que facilitam a colaboração entre diferentes figuras envolvidas (estruturalistas, projetistas MEP, arquitetos). É fácil compreender como é possível gerenciar de forma mais eficaz as alterações de projeto e execução: cada uma delas é automaticamente refletida no modelo, permitindo que todas as partes interessadas tenham uma visão atualizada.

A combinação da tecnologia BIM com a computação em nuvem melhora exponencialmente a eficiência, colaboração e transparência do processo construtivo. Para digitalizar construções e infraestruturas e aproveitar todos os benefícios da computação em nuvem, você pode usar o sistema de gestão BIM e, assim:

  • acessar os modelos BIM e toda a documentação de qualquer tipo de dispositivo e local.
  • Ter um arquivo digital seguro de toda a documentação dos projetos para cumprir obrigações contratuais.
  • Coletar informações de uma variedade de fontes (sensores no local, drones, dispositivos móveis e muito mais) e armazená-las na nuvem para aproveitá-las na gestão de projetos.
  • Gerenciar de forma mais eficiente as revisões de construção porque arquitetos, engenheiros e empreiteiros poderão acessar as últimas revisões de desenhos e planos diretamente da nuvem.
  • Compartilhar em tempo real com todas as partes interessadas os dados financeiros, como orçamento e custos.
  • Estar protegido contra a perda de informações devido a backups automáticos.

 

 

usbim
usbim