Criar um terreno em 3D com as curvas de nível
Como podemos criar o modelo digital de um terreno em 3D com as curvas de nível? Vamos conhecer como essa operação pode ser fácil e rápida graças às funcionalidades de um software BIM para o desenho arquitetônico
As curvas de nível são linhas, usadas em geografia, cartografia e também em arquitetura, para representar numa superfície de duas dimensões um elemento arquitetônico ou paisagístico de três dimensões. Servem, então, para representarem a altura de um lugar, que seria impossível reproduzir de outra forma numa folha, de papel ou digital.
São curvas fechadas, cujas forma reflete a conformação do relevo a ser representado e cujos pontos ficam todos no mesmo plano imaginário em que é cortado o elemento para desenhar.
Graças ao uso de BIM para o desenho arquitetônico (Edificius) ou para paisagismo e desenho de espaços exteriores (Edificius-LAND), podemos obter de forma fácil e com poucas etapas as curvas de nível do terreno no qual pretendemos desenhar. São várias as abordagens e as modalidades para obter as curvas de nível e realizar o modelo digital do terreno. Vamos descobrí-las juntos.
Como modelar o terreno com as curvas de nível
Comecemos do ambiente Terreno, onde vamos selecionar o nível Relevo para desenharmos dentro do mesmo o perímetro do terreno.
Do mesmo ambiente Terreno vamos selecionar Curvas de nível para representarmos o terreno.
Desenhada a curva, vamos finalizar a inserção com Finalizar. Selecionemos, em seguida, a curva de nível e definamos a respetiva cota no editor Propriedades.
Podemos, então, alterar a curva atuando nas maçanetas ou definindo um offset. Além disso, podemos excluir ou inserir alguns nós e mudar um traço para arco.
Podemos, enfim, alterar a cota na Vista 3D também.
Como definir as curvas de nível com o reconhecimento automático a partir de desenho DXF e DWG
A partir do ambiente Terreno, no nível Relevo vamos desenhar o perímetro do terreno.
Selecionemos depois Relevo DXF/DWG e escolhamos o desenho para carregar.
No popup Importação DWG/DXF insiramos o número do fator para indicarmos as unidades do desenho em metros.
Podemos depois posicionar o desenho das curvas de nível em relação ao perímetro do terreno.
Ativemos a modalidade que nos permite desenhar as curvas de nível e, em seguida, selecionemos a geração automática DXF/DWG. Para reconhecermos de forma automática curvas e respetivas cotas, podemos limitar o desenho num retângulo de seleção.
Se o desenho carregado for em 2D, podemos atribuir manualmente as várias cotas às curvas de nível.
Cota e características das curvas de nível
Na barra lateral Curva de nível podemos atribuir a cota às curvas de nível e escolher se visualizá-las ou não.
Para as curvas fechadas podemos obter a superfície e o comprimento do perímetro. Além disso, é possível visualizarmos o comprimento e o ângulo de inclinação do traço selecionado.
Na barra lateral Curva de nível também podemos visualizar as coordenadas de um ponto específico de uma curva selecionada a fim de alterarmos a posição da mesma.