Montar um cronograma de reforma

O cronograma de reforma é uma parte essencial do projeto. Segue um exemplo prático de cronograma de reforma com a modelagem BIM

Ao enfrentar obras de reforma, é necessário planejar com precisão a sequência de atividades, e previamente a encomenda de materiais, utilizando um cronograma adequado para obras de reforma.

É muito importante coordenar os tempos das várias intervenções e dos trabalhadores presentes no canteiro de obras para evitar sobreposição de atividades e pessoal, bem como para garantir a correta sequência das próprias atividades.

Além de correto, é útil que as intervenções sejam realizadas com uma sequência pré-definida.

Neste guia prático, partiremos da análise dos aspectos teóricos e chegaremos a montar um cronograma com um software de gerenciamento de projetos de construção, avaliando todas as vantagens da metodologia BIM.

Baixe gratuitamente o modelo BIM de um projeto de reforma de apartamento, um cronograma de demolição e um cronograma de construção.

Cronograma de reforma em 5 passos_diagrama-gantt_4d-BIM-software-Edificius_pt

O que é um cronograma de obras

O cronograma de obras, ferramenta indispensável de planejamento e coordenação em todos os canteiros de obras, é um documento do projeto executivo.

É possível defini-lo como um diagrama que representa graficamente o planejamento das atividades do ponto de vista de sequência lógica, tempos e custos.

O cronograma de obras deve ser acompanhado por:

  • um gráfico com as atividades de construção, dividido em níveis, que visam identificar as atividades individuais ou partes das mesmas em termos de custos e tempos;
  • um diagrama que indique o planejamento das atividades de acordo com uma sequência lógica e temporal. Esse diagrama deve incluir o valor dos vários relatórios de progresso das obras nos prazos programados.

Os passos para redação de um cronograma

Listar as atividades

Partindo da lista das atividades definidas no orçamento, essas atividades são divididas em grupos:

  • preparação do canteiro de obras;
  • demolições e remoções;
  • escavações;
  • estruturas verticais e horizontais;
  • impermeabilização;
  • divisórias internas e externas;
  • rebocos;
  • pisos;
  • instalações.

Vincular as alíquotas

A esses grupos de atividades devem ser associadas porcentagens e instalações. Além disso, é preciso associar as porcentagens de cada item que constitui o grupo de atividades de referência. Enfim, é necessário elaborar uma estimativa do total de dias de trabalho necessários para concluir as obras (mão-de-obra/dias).

Calcular custo de mão-de-obra e número de trabalhadores

Para cada grupo calcula-se custo do trabalho e mão-de-obra necessária.

Montar um diagrama de Gantt

Neste ponto, os cálculos acima são aplicados aos dias seguintes também.

A partir desses dados, é elaborado o diagrama de Gantt, que indica as várias atividades em ordem de data e planejamento, calculando assim a duração das obras. Em seguida, é realizado um diagrama simbólico do cronograma.

Para elaborar o cronograma numa forma gráfica, que possa ser facilmente interpretada e utilizada como ferramenta de construção, é possível inserir os resultados obtidos numa tabela que mostre:

  • nas colunas, a duração de cada categoria de atividade (dias, semanas, meses);
  • nas linhas, a lista dos grupos de atividades.

A modelagem BIM 4D do canteiro de obras

Para clientes, projetistas e empresas é útil ter a possibilidade de visualizar o progresso do canteiro de obras, ou seja, possuir um modelo que possa mostrar como o edifício será construído ao longo do tempo.

Pode acontecer que nos canteiros de obras apareçam problemas de interferência, sobreposição, atrasos nos fornecimentos. Tudo isso resulta em interrupções, adiamentos, falta de otimização de estoque.

Organizar o trabalho para prever, antecipar e otimizar essas circunstâncias ao longo do projeto significa:

  • reduzir tempos e custos de realização;
  • maximizar a eficiência e aumentar a segurança no canteiro de obras;
  • melhorar a qualidade de realização do futuro edifício e do seu gerenciamento, monitorando materiais e componentes que, ao longo do tempo, terão que ser verificados e mantidos.

Dimensões-BIM_3d-4d-5d-6d-7d

Daí a importância de poder gerenciar a dimensão temporal (BIM 4D) durante a qual se desenvolve a realização de um projeto. Se a implementação da tecnologia BIM trouxe benefícios significativos aos métodos tradicionais de gerenciamento de projetos, com o BIM 4D hoje esses benefícios são ainda amplificados.

A modelagem BIM 4D, de fato, integra o programa de construção no modelo 3D. Desta forma, o canteiro de obras já pode ser visualizado na fase de projeto, permitindo que os projetistas analisem e monitorem os tempos de construção.

Com o 4D integrado em um software BIM para projeto arquitetônico, é possível orçamentar, ter listas de preços localizadas, recursos, taxas de produtividade e custos de mão-de-obra a partir do projeto BIM 3D.

Cronograma de reforma de um apartamento: exemplo prático

Agora, vamos ver como elaborar um cronograma de reforma com Edificius, o software BIM de arquitetura 3D, a partir de um projeto de reforma já realizado com demolições e reconstruções.

Uma vez aberto o arquivo (Project Group) e selecionada a situação atual, vamos clicar no botão 4D – GANTT na barra lateral esquerda de gerenciamento do projeto.

Na tela com as duas janelas sobrepostas, temos o modelo 3D acima e o diagrama de Gantt abaixo.

Vamos selecionar um ou mais objetos do modelo 3D e vinculá-los a uma das atividades planejadas.

Cronograma de reforma em 5 passos_seleção divisórias demolições_4d-BIM-software-Edificius

Edificius BIM 4D | Criação do diagrama de Gantt da etapa de demolições, selecionando o elemento “Divisórias”

Vamos fazer o mesmo para os serviços previstos na fase de demolição. Uma fez finalizadas essas operações, é possível visualizar as fases com a renderização em tempo real.

Realizamos uma gravação da tela para analisar e controlar os tempos e as atividades relativas a esses períodos do processo de construção.

Utilizamos o mesmo procedimento para todas as atividades relacionadas a novos elementos, tais como divisórias, instalações, forros, pisos, esquadrias, e assim por diante. Em seguida, vinculados cada elemento a uma atividade e a um período.

Cronograma de reforma em 5 passos_seleção pisos_4d-BIM-software-Edificius

Edificius BIM 4D | Criação do diagrama de Gantt dos novos elementos construídos, selecionando o elemento “Pisos”

Por último, realizamos a gravação da simulação das fases para verificar o novo processo de construção.

Sempre nos mantendo no ambiente Gantt do software Edificius, lançamos a impressão do cronograma em formato PDF.

Cronograma de reforma em 5 passos_diagrama-gantt-demolições_4d-BIM-software-Edificius

Edificius BIM 4D | Diagrama de Gantt da etapa de demolição

Cronograma de reforma em 5 passos_diagrama-gantt-novos itens realizados_4d-BIM-software-Edificius

Edificius BIM 4D | Diagrama de Gantt da etapa de construção de novos elementos

Download: Exemplo do cronograma de reforma de um apartamento

Baixe o arquivo .edf modelo 3D do projeto de reforma incluindo cronograma

 

edificius
edificius