Home » Gêmeo digital » Gêmeos Digitais Exemplos: Revolucionando o Setor AEC

Gêmeos Digitais Exemplos: Revolucionando o Setor AEC

Um exemplo de gêmeo digital é um modelo BIM ao qual dados reais são adicionados, tornando o modelo dinâmico. Descubra todos os detalhes de 5 exemplos aplicativos

A criação de um digital twin, ou seja, um gêmeo virtual de uma obra física e real, está revolucionando o setor AEC: a capacidade de gerenciar um ativo real com tecnologia garante a resolução de desafios cada vez maiores, tanto no campo do projeto quanto no campo da execução.

Cada vez mais empresas que desejam se destacar no setor investem no uso de um BIM management system, capaz de criar réplicas virtuais de uma obra para controle, monitoramento e gerenciamento ao longo de seu ciclo de vida. Recomendo o uso imediato deste software e continuar lendo este artigo para descobrir quais são os principais exemplos de gêmeos digitais e como eles podem revolucionar a sua maneira de trabalhar.

O que é um gêmeo digital?

Antes de analisar as aplicações e os exemplos de gêmeos digitais no campo da construção, é importante entender a própria definição de “gêmeo virtual”.
O gêmeo digital nada mais é do que uma representação digital de um objeto do mundo real. Ele coleta informações ao longo de todo o ciclo de vida da obra, utiliza simulações para orientar o processo de tomada de decisões e está sujeito a atualizações contínuas para garantir:

  • monitoramento eficiente;
  • otimização de planejamento e manutenção;
  • gerenciamento eficaz;
  • redução de riscos e aumento da segurança;
  • resultados mais rápidos.

Gêmeos Digitais: Exemplos na Construção

Na construção, os gêmeos digitais são muito importantes, pois permitem resolver alguns dos maiores problemas de construção, como retrabalhos, estimativas erradas e má gestão do canteiro de obras.
Os principais exemplos de aplicação de gêmeos digitais no setor AEC são:

  1. gêmeos digitais BIM;
  2. gêmeos digitais para edifícios inteligentes;
  3. gêmeos digitais para cidades inteligentes;
  4. gêmeos digitais para manutenção preditiva;
  5. gêmeos digitais para monitoramento de canteiros de obras.
gêmeos digitais exemplos

Gêmeos digitais exemplos

Tecnologia de Gêmeos Digitais: Exemplos de Uso em Edifícios Inteligentes

Ferramentas inteligentes, sensores e dispositivos IoT permitem a coleta em tempo real de uma grande quantidade de dados, que, quando associados a um gêmeo virtual, possibilitam a criação de edifícios inteligentes.
Os dados coletados em tempo real e analisados automaticamente permitem a gestão automatizada de sistemas de climatização, iluminação, segurança e a geração de notificações e alertas em casos críticos.

Tecnologia de Gêmeos Digitais: Exemplos de Uso em Cidades Inteligentes

A criação e cooperação de múltiplos gêmeos digitais de construções, infraestruturas, territórios e áreas verdes também está impulsionando a modelagem urbana. Cada vez mais cidades, províncias e países estão usando gêmeos digitais para criar “cidades inteligentes“.
Uma cidade inteira é digitalizada para fins de planejamento, incluindo o crescimento populacional e a modelagem das mudanças climáticas.

Gêmeo Digital para Manutenção Preditiva

Com base nos dados coletados e analisados em tempo real, ações imediatas podem ser adotadas para melhorar o desempenho da estrutura ou implementar estratégias de manutenção preditiva.
Sensores associados aos equipamentos e, especificamente, aos componentes, avaliam todos os aspectos do funcionamento. Se um componente falhar, a falha é registrada, permitindo que os gêmeos digitais prevejam com grande precisão quando ocorrerá uma nova falha e permitindo que os operadores ajam antecipadamente.

Gêmeos Digitais para Monitoramento de Canteiros de Obras

Através da criação de gêmeos digitais de canteiros de obras e instalações, é possível:

  • simular processos no mundo virtual para avaliar seu impacto na segurança dos trabalhadores no mundo real;
  • criar cenários de treinamento para operadores.

Além disso, as simulações permitem prever possíveis obstáculos e estimar com precisão os prazos de construção.

Revolucionando Projetos de Construção com a Tecnologia de Gêmeos Digitais

Com sua capacidade de fornecer dados em tempo real e análises preditivas, a tecnologia de gêmeos digitais pode ser usada para obter informações sobre aspectos anteriormente ocultos, como padrões de segurança e otimização de custos e revolucionar completamente o setor AEC.
Portanto, recomendo o uso imediato de um software de gêmeos digitais com o qual você pode replicar sistemas físicos em um ambiente virtual e criar simulações de dispositivos, produtos, processos e serviços. Com esta ferramenta, você pode otimizar a eficiência do processo de construção, as escolhas de projeto, a troca de informações e a colaboração, além de criar ativos melhores, mais rápidos, mais seguros e duráveis.

 

usbim
usbim