Home » BIM e facility management » Gestão de Ativos: 5 tipos principais

Gestão de Ativos: 5 tipos principais

Existem 5 tipos principais de gestão de ativos para gerenciar de forma abrangente a manutenção de um edifício. Conheça-os

Conforme definido pela ISO 41011: 2017, o Facility Management é “uma função organizacional que integra pessoas, lugares e processos dentro do ambiente construído com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade dos negócios business”.

O setor de Facility Management está crescendo rapidamente: para que as pessoas trabalhem da melhor forma, elas devem estar em ambientes acolhedores, eficientes e, acima de tudo, seguros.

Se você já trabalhou com isso, deve saber que gerir a manutenção de um edifício de forma completa e eficiente não basta focar em um aspecto, mas é preciso envolver muitos serviços. É por isso que recomendamos que você tente imediatamente introduzir um software de gestão de manutenção que torna mais simples qualquer tipo de Facility Management.

Afinal, quais são os tipos de Facility Management que você deve gerenciar? Neste artigo vamos analisar juntos os 5 principais tipos!

Quais são as principais categorias da gestão de ativos?

O Facility Management, ou gestão de ativos, normalmente é dividida em duas categorias principais:

  • Hard Facility Management: inclui todos os serviços estritamente relacionados com edifícios e sistemas que garantem o seu correto funcionamento (sistema AVAC, elevadores, sistema de prevenção de incêndios, etc.). Descubra usBIM.firemaint, o software manutenção equipamentos contra incêndios
  • Soft Facility Management: recolhe todos os serviços que se sobrepõem à gestão da propriedade (limpeza, eliminação de resíduos, segurança, etc.).
A imagem ilustra Hard e Soft no Facility Management

Hard e Soft no Facility Management

5 tipos de Facility Management

Para gerir os ativos podemos identificar 5 tipos mais comuns de Facility Management:

  1. Gerenciamento de ativos e planejamento do ciclo de vida: trata do cuidado do patrimônio de uma estrutura em todas as suas fases de gestão, desde a aquisição até seu desmantelamento. Este tipo de gestão de ativos permite assegurar um correto planeamento do ciclo de vida da obra.
  2. Gestão de edifícios: diz respeito especificamente à gestão de despesas gerais e custos relacionados, com o objetivo de ampliar ou consolidar suas estruturas.
  3. Gerenciamento de espaço: tem foco na gestão de ativos e ambientes, com foco na distribuição, controle e monitoramento de todos os recursos internos. O objetivo é simplificar o uso dos espaços, planejar atividades periódicas de limpeza e manutenção para garantir o uso correto e consciente de todos os ambientes.
  4. Gestão sustentável de ambientes: diz respeito à supervisão dos programas de reciclagem e à proteção dos recursos energéticos e materiais para reduzir as cargas ambientais e melhorar as necessidades energéticas.
  5. Preparação para situações de emergência: para a proteção da segurança, prevenção e proteção contra riscos e imprevistos, é necessária a elaboração de inúmeros planos de emergência destinados a solucionar eventuais problemas e garantir a segurança e a saúde de todos os colaboradores.
A imagem ilustra as atividades da gestão de ativos

Atividades da gestão de ativos

Como realizar qualquer tipo de gestão de forma eficaz

Como vimos, as tarefas e ações que um gerente de ativos deve realizar são inúmeras e abrangem diferentes áreas. Além disso, esses números podem ter que gerenciar a manutenção de diferentes tipos de edifícios, cada um caracterizado por necessidades específicas:

  • hospitais;
  • centros comerciais;
  • escritórios;
  • universidade;
  • estruturas industriais;
  • restaurantes/hotéis.

Se você lida com atividades de manutenção, deve necessariamente contar com um software capaz de lidar com todas as atividades relacionadas à manutenção de ativos. Em particular, recomendamos que você teste um software de gestão de instalações empresariais seguro, inovador e que seja configurável com base nas necessidades de cada setor que você gerencia.

Logo, esta ferramenta permite que você tenha total controle sobre todos os aspectos do seu trabalho em uma única plataforma: planejamento de manutenção, rastreamento de atividades, gerenciamento de problemas.

usbim-maint
usbim-maint