A integração dos objetos em um desenho arquitetônico BIM: porta, janela e furo
Como desenhar os objetos Porta, Janela e Furo de um edifício com um software BIM e definir as suas propriedades
Uma das principais características de um software BIM é que um projeto arquitetônico é realizado através do desenho a objetos: invólucros, portas, janelas, escadas, etc. através de um input 2D e/ou 3D. No BIM, ao contrário do que acontece com a tecnologia CAD, os objetos que se utilizam para desenhar são “objetos inteligentes” e não simples linhas. Com “objetos inteligentes” se pretende indicar objetos representáveis automaticamente em 3D ou 2D e que tem dentro deles uma grande quantidade de informações, por exemplo sobre a estratigrafia, a geometria, os materiais.
Com os objetos “Porta”, “Janela” e “Furo” se podem inserir no projeto entidades de qualquer tipo e forma, com elementos de detalhes tais como bonecas, soleiras, alizares, etc.
As janelas podem ser personalizadas com a inserção de um ou mais esquadrias por a modelagem de persianas, estore e grades.
Os objetos podem ser importados do catálogo de Edificius. A utilização destes objetos vai permitir obter uma representação tridimensional do modelo do edifício e ao mesmo tempo um sistema informativo da construção em conjunto e de cada componente.
Como inserir os objetos Furo, Porta e Janela e definir as suas propriedades utilizando o BIM para o desenho arquitetônico Edificius
Para inserir um furo em um muro, selecionamos o objeto “Furo” e clicamos sobre o muro em correspondência do ponto de inserção. Movemos o objeto na posição desejada e confirmamos a posição com um novo clique. Podemos dimensionar livremente o furo utilizando as alças.

Porta Janela Furo1
Definição das propriedades do furo
Podemos definir as propriedade do furo (largura, altura, boneca, soleira, etc.) especificando as suas carateristicas na caixa das propriedades para obter o resultado desejado.

Personalização das propriedades do furo
Inserção de um objeto BIM a partir do catálogo Edificius
Podemos inserir em nosso projeto um especifico modelo de porta, selecionando-o do vasto catálogo de Edificius.

Escolha da porta desejada do Catálogo de Edificius
Para inserir a porta escolhida clicamos em correspondência do ponto onde desejamos posicionar-la.
Vamos definir em seguida as características na caixa das propriedades para adaptar ainda mais o objeto para as nossas necessidades (por exemplo tamanho da porta, posição da maçaneta, contramarco, etc.).

Personalização da porta escolhida do Catálogo
Podemos inserir no desenho 3D outros objetos porta com as mesmas características apenas especificadas, acelerando desta maneira ainda mais a criação de novas portas.
Para inserir em nosso projeto outras portas com as mesmas características de aquelas apenas definidas, utilizamos a funcionalidade “Extrair & Inserir” do Edificius, que nos permite copiar as propriedades de um objeto simples fazendo clique sobre ele.

Função “Extrair & Inserir” transferir as propriedades de um objeto
Agora basta clicar no ponto desejado para inserir a nova porta com as mesmas características de aquela anterior.
Como alterar o alinhamento de uma porta
Selecionamos uma porta já inserida; pressionando as teclas “F7” e “F8” do teclado podemos alterar, respectivamente, o sentido de abertura da porta e a posição das bisagras.

Alteração do sentido de abertura e das bisagras
Para aplicar as alterações a várias portas, realizamos uma seleção múltipla (selecionamos as portas interessadas mantendo pressionada a tecla “Shift” do teclado) e continuamos com as alterações. Em uma única operação vamos obter a alteração das propriedades de todas as portas selecionadas com grande economia de tempo.

Seleção múltipla de objetos
Inserção de esquadrias
Para inserir no desenho um determinado modelo de esquadria, podemos selecionar-lo a partir do vasto catálogo de Edificius e clicar com o botão esquerdo do mouse no ponto do desenho onde colocá-lo.
Digitamos do teclado a posição exata do objeto, pressionar o botão Enter para confirmar os dados digitados.

Posicionamento esquadria
Cada esquadria inserida pode ser substituída com outros modelos simplesmente alterando as características na caixa das propriedades.
Depois de ter definido a esquadria, podemos inserir uma segunda esquadria (por exemplo aquela externa) e definir as suas características.

Definição da dobra esquadria
Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM