Home » BIM e profissões » Como modelar uma parede com um software BIM

Invólucro final

Como modelar uma parede com um software BIM

Como modelar uma parede de um edifício com um software BIM para o desenho arquitetônico, saiba como agilizar seu trabalho

O desenho arquitetônico com um software é realizado através a modelagem do objetos (paredes, portas, janelas, escadas), seja no 2D como no 3D.

Ao contrario da tecnologia CAD, o BIM utiliza “objetos inteligentes” ao invés de simples linhas. Por “objetos inteligentes”, queremos indicar objetos que contém uma grande quantidade de informações sobre estratigrafia, geometria, materiais, e outros. O uso destes objetos vai permitir obter uma representação tridimensional do modelo do edifício e simultaneamente um sistema informativo da construção no seu conjunto e de cada um dos seus componentes.

No artigo de hoje, veremos como modelar uma parede com um software BIM para o desenho arquitetônico Edificius da ACCA software.

A parede representar qualquer elemento da construção de tipo vertical: divisórias, paredes de vedação, etc. Mais genericamente, a parede é um elemento que permite delimitar os ambientes e definir volumes e superfícies.

Para desenhar uma parede no Edificius é possível proceder de várias maneiras.

Seleção invólucro

Selecionar a parede

A primeira é desenhá-la “à mão”, selecionando o elemento “Parede” do menu dos elementos e mantendo pressionado o botão esquerdo do mouse para definir graficamente sua inclinação e comprimento. Alternativamente, o comprimento pode ser digitado do teclado.

inclinação comprimento invólucro

Configurar a inclinação e o comprimento da parede

Para agilizar o trabalho, recomendamos utilizar como fundo uma planta baixa em formato DXF, pois poderá utilizá-la como guia para traçar os elementos. Para inserir um arquivo em formato DXF em um nível, deverá escolher a opção “Desenho DXF/DWG”.

Inserção planimetria

Inserir a planta baixa

Vale ressaltar que Edificius possui uma funcionalidade para reconhecer automaticamente os elementos presentes na prancha gráfica e gerar seu objeto 3D equivalente. Para ativar o reconhecimento automático dos objetos, é suficiente escolher o elemento “Parede” e clicar no ícone da varinha mágica à direita. Clique em qualquer parede representada na planta baixa em formato DXF e ela será transformada em seu equivalente 3D.

reconhecimento automático

Llançar o reconhecimento automático dos elementos da planta baixa

Ao traçar um segmento que cruze duas faces de uma parede no arquivo DXF, será gerado automaticamente uma parede 3D sobreposta as duas desenhadas. A espessura da parede será igual à distancia entre os dois traços mais externos.

geração objeto

Transformar os elementos 2D em elementos 3D

Uma outra funcionalidades que nos permite acelerar o desenho dos invólucros é a Magnetic Grid 2D, que permite a criação de uma grelha customizável.

Para desenhar uma grelha é suficiente selecionar a opção MagneticGrid2D e clicar com o botão esquerdo do mouse na prancha. Será aberta uma janela onde configurar o número de linhas e as colunas da grelha.

grelha Magnetic Grid

Configurar a grelha

Agora é possível desenhar “à mão” as paredes graças aos snap da grelha.

inserção invólucros

Inserir paredes

Novamente Edificius vem em nosso auxílio, disponibilizando ao usuário o reconhecimento automático dos objetos para desenhar rapidamente todos os invólucros.

reconhecimento objetos

Reconhecimento automático dos elementos

Para desenhar automaticamente as paredes, é suficiente selecionar a funcionalidade “MG2D” da faixa de opções e selecionar a grelha na prancha.

Os objetos são equipados de alças através das quais podemos alterar algumas características geométricas. É possível excluir, adicionar e alterar todas as entidades desenhadas.

características objetos

Alterar características objetos

Na caixa de ferramenta “Propriedade” podem também ser definidas as características do objeto.

seleção estratigrafia

Seleção estratigrafia

Alguns botões do teclado aceleram as operações do desenho: por exemplo, a tecla A do teclado permite estabelecer uma certa distancia entre objetos.

Na vista 3D é possível visualizar os objetos desenhados até esse momento, alterá-los ou inserir outros.

invólucro final

Imagem 11: invólucro final

 

edificius
edificius