Home » BIM e facility management » Manutenção prescritiva vs manutenção preditiva

Manutenção prescritiva vs manutenção preditiva

A manutenção prescritiva é uma estratégia de manutenção que aproveita a IA para melhorar a condição operacional dos ativos. Saiba mais!

Dentre as abordagens de gestão e manutenção de ativos existentes até o momento, a manutenção prescritiva representa o sistema mais avançado porque, além de prever falhas, sugere as ações e intervenções a serem realizadas para solucionar problemas imprevistos e garantir o correto funcionamento do equipamento ao longo do tempo.

Se você deseja saber mais detalhes sobre o assunto, a seguir, daremos as informações necessárias para entender melhor o significado e o potencial da manutenção prescritiva, ilustrando alguns exemplos de aplicação e destacando as vantagens e características que diferenciam essa estratégia dos métodos tradicionais preditivo.

Qualquer que seja a abordagem escolhida para gerenciar os processos de manutenção de suas instalações, lembre-se de que você pode contar com a ajuda de um software de gestão de manutenção para simplificar as várias tarefas e rastrear dados relacionados à operação e desempenho de seus ativos. Comece você também a experimentar as vantagens deste sistema!

O que é manutenção prescritiva

A manutenção prescritiva é uma estratégia inovadora que envolve o uso de dispositivos IoT e tecnologias dotadas de inteligência artificial para coletar e analisar dados sobre o estado de um equipamento e fazer recomendações específicas para sua manutenção.

À primeira vista, o conceito de manutenção prescritiva pode parecer muito semelhante ao de manutenção preditiva. Na verdade, o objetivo dessa estratégia não é simplesmente prever falhas, mas levar em consideração a condição atual de máquinas e componentes. Também deve considerar seu uso histórico, para evitar problemas e determinar quais serviços ou reparos são realmente necessários.

A manutenção prescritiva tem o potencial de transformar drasticamente a maneira como a manutenção é realizada com o Facility Management em qualquer setor.

Para entender melhor o seu significado, é necessário partir da comparação com a manutenção preditiva, pois representa uma extensão natural da mesma. Então vamos ver quais são as principais diferenças.

A imagem ilustra um exemplo de detecção de manutenção prescritiva de eventos de potencial falha

Detecção de manutenção prescritiva de eventos de potencial falha

Como a manutenção prescritiva difere da manutenção preditiva

A manutenção preditiva é uma abordagem de Facility Management que utiliza análise e modelagem de dados para antecipar e evitar a ocorrência de falhas ou mau funcionamento de equipamentos, adotando medidas preventivas que visam reduzir paradas não planejadas e preservar o lucro da vida útil dos ativos.

Este tipo específico de manutenção utiliza dados coletados em tempo real por sensores inteligentes para monitorar o desempenho dos recursos e avaliar seu estado operacional geral. Os dados recolhidos são armazenados em sistemas de gestão de manutenção adequados (como os CMMS, Computerized Maintenance Management System) que analisam e processam esses dados por meio da aplicação de algoritmos de inteligência artificial, capazes de prever quando ocorrerão eventos de erro.

A manutenção prescritiva também consegue fazer o que foi dito acima, mas leva essa análise a um nível superior. De fato não se limita a prever falhas, mas prescreve possíveis soluções e fornece recomendações detalhadas sobre a melhor ação a ser tomada.

Na manutenção prescritiva, as tecnologias IoT, aprendizado de máquina e inteligência artificial são, portanto, exploradas para analisar os dados operacionais do equipamento, formular várias hipóteses de intervenção e testar repetidamente os resultados das várias ações para propor a ‘melhor abordagem’.

Naturalmente, tanto a manutenção preventiva quanto a prescritiva têm como principal objetivo reduzir ao mínimo as intervenções manutenção corretiva, ou seja, todas aquelas operações que devem ser realizadas após uma falha que não foi possível de forma alguma prever ou evitar.

Exemplos de aplicação de manutenção preventiva

A manutenção prescritiva tem muitos usos possíveis e já está sendo efetivamente implementada no:

  • setor automotivo, em que ajuda a melhorar os resultados de produção das máquinas, reduzindo o tempo e os custos necessários para a realização de produtos e componentes complexos.
  • Setor farmacêutico, para a manutenção de salas limpas e ambientes de contaminação controlada. Sensores sem fio e algoritmos de aprendizado de máquina permitem identificar precocemente as condições de uso dos dispositivos de tratamento de ar e fornecem sugestões úteis para corrigir problemas e evitar desligamentos inesperados.
  • Setor de construção, através da utilização de um software de manutenção que ajuda a monitorizar o funcionamento dos ativos e permite detectar problemas sugerindo a melhor ação a adotar. Neste setor, as técnicas de aprendizado de máquina podem ser utilizadas, por exemplo, para analisar as condições de uso das plantas, prever eventos de falha e agendar automaticamente as intervenções dos técnicos, fornecendo as soluções mais eficazes para a resolução de problemas.
A imagem ilustra um exemplo de Facility Manager - monitoramento de desempenho -manutenção prescritiva

Gerente de facilities — Monitoramento de desempenho

Quais são os benefícios da manutenção prescritiva

A manutenção prescritiva compartilha os mesmos benefícios da manutenção preditiva, mas adiciona mais recursos ao gerenciamento de ativos porque permite:

  • aproveitar o poder da inteligência artificial e do aprendizado de máquina para oferecer uma ampla gama de opções de manutenção de ativos e avaliar seus respectivos resultados;
  • utilizar dados históricos e dados recolhidos em tempo real para modelar diferentes cenários de intervenção e sugerir a melhor escolha;
  • desenvolver modelos de manutenção proativa que ajudem a maximizar a vida útil do equipamento, desempenho operacional e tempo de atividade;
  • antecipar problemas e aconselhar quando realizar a manutenção da planta;
  • simplificar e otimizar as operações de manutenção, reduzindo o tempo de inatividade e melhorando a eficiência e produtividade.

Para implementar uma análise de manutenção prescritiva da maneira mais fácil e eficaz possível, você pode contar com a ajuda de um software de gestão de manutenção industrial, a única ferramenta que através de uma série de funções integradas permite rastrear e monitorar constantemente as condições de uso de seus ativos, e ajuda a obter uma base de informações confiável para usar nas diferentes abordagens de manutenção.

 

usbim-maint
usbim-maint