Manutenção proativa: saiba tudo sobre

A manutenção proativa antecipa a falha de um ativo e procura identificar as causas antes que ele se torne um problema. Conheça 3 exemplos

São muitos os tipos de manutenção ao qual um Facility Manager pode se referir para gerenciar um ativo com eficiência. Neste artigo, vamos nos focar na análise de uma tipologia particular: a manutenção proativa.

Antes de tudo, convidamos você a continuar a leitura para descobrir alguns exemplos práticos que o ajudarão a compreender plenamente suas principais características.

Seja qual for a estratégia que pretende adotar ao lidar com a manutenção de um ativo, recomendamos que experimente gratuitamente um software de Facility Management que o ajuda a gerenciar todo o processo e a manter sob controle todas as operações de manutenção necessárias.

O que é manutenção proativa?

Trata-se de uma estratégia de manutenção preventiva que tem por objetivo corrigir as causas das falhas de forma a antecipá-las e evitar danos mais graves aos ativos.

As causas que afetam a eficiência do maquinário podem ser inúmeras, principalmente:

  • prolongamento excessivo da vida útil do equipamento;
  • uso incorreto de equipamentos;
  • materiais e suprimentos de baixa qualidade;
  • aumentos de produção;
  • erros nos procedimentos de manutenção;
  • falta de formação dos técnicos.

Este tipo de manutenção permite prolongar a vida útil dos recursos e melhorar seu desempenho pois se baseia no monitoramento dos equipamentos e na constante coleta e análise de dados, dessa forma, permite que uma manutenção eficiente seja realizada somente quando for realmente necessária.

A imagem ilustra um fluxo típico de uma operação de manutenção proativa

Fluxo típico de uma operação de manutenção proativa

Tipos de manutenção proativa

Existem diferentes tipos de manutenção proativa:

  • manutenção preventiva: estratégia baseada no tempo com atividades de manutenção planejadas.
  • Manutenção sob condição: a manutenção é planejada de acordo com o estado do equipamento.
  • Manutenção planejada: a manutenção é programada em intervalos pré-estabelecidos com base nas orientações do fabricante e dados históricos do equipamento.

Diferença entre manutenção proativa e manutenção preditiva

Manutenção proativa e manutenção preditiva são tipos de manutenção baseados em uma abordagem preventiva que utiliza o monitoramento da condição do equipamento para realizar atividades de manutenção antes que ocorram danos.

A principal diferença entre os dois é que a primeira tenta identificar as causas-raiz de um potencial problema, enquanto a manutenção preditiva coleta dados e informações úteis para planejar adequadamente as intervenções a serem realizadas.

Diferença entre manutenção proativa e manutenção corretiva

Manutenção corretiva e manutenção proativa são duas estratégias de manutenção completamente diferentes.

A manutenção corretiva atua passivamente apenas após a ocorrência de uma falha, enquanto a proativa atua não apenas para prevenir a falha do equipamento, mas também para melhorar seu desempenho.

Conheça os 3 exemplos principais

Para entender completamente como funciona essa estratégia de manutenção, vejamos em seguida três exemplos úteis:

  1. lubrificação de máquinas: realizada em intervalos regulares evita problemas por atrito entre as superfícies, evitando a deterioração dos motores.
  2. Inspeção de tubulação: verificar a integridade do sistema de distribuição de tubulações e evitar interrupções dispendiosas devido a trincas, corrosão e afinamento das tubulações.
  3. Aplicação de revestimentos anticorrosivos em superfícies metálicas: para evitar a substituição imediata de peças de máquinas.
A imagem ilustra um exemplo de manutenção proativa

Exemplo de manutenção proativa

Quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de manutenção?

A principal desvantagem da manutenção proativa é o investimento econômico inicial necessário para implementar a estratégia de forma eficiente, procedendo ao desenvolvimento com planejamento constante e preciso.

Entre as vantagens estão:

  • redução do número de acidentes;
  • redução de risco;
  • redução de custos a longo prazo;
  • redução de paradas de máquinas;
  • aumento da confiabilidade das máquinas;
  • aumento na operação de máquinas;
  • maior disponibilidade de máquinas;
  • maior longevidade das máquinas.

Como implementar uma estratégia eficiente de manutenção proativa?

Para implementar uma estratégia eficiente, sugerimos que você siga estas etapas simples:

  1. criar e formar uma equipe de trabalho que cuida do gerenciamento de todos os aspectos da manutenção.
  2. Iniciar um programa de manutenção proativa com todos os bens que necessitam de tais intervenções.
  3. Investir em recursos e tecnologias, experimente gratuitamente um software de Facility Management para monitorar, manter e melhorar a qualidade e segurança em muitas áreas da sua empresa. Em vez de programar tudo manualmente, certamente, você pode gerenciar tudo facilmente em um banco de dados central baseado em nuvem, que é seguro, protegido e acessível a todos os operadores.

 

usbim-maint
usbim-maint