Home » BIM e educação/formação » Modelador de instalações MEP: quem é?

A imagem mostra alguns equipamentos típicos de um sistema de instalações prediais (caldeiras, bombas de calor, pias e lavatórios) aptas a ilustrar o trabalho de um modelador de instalações prediais.

Modelador de instalações MEP: quem é?

BIM e modelagem MEP: quem é o modelador de instalações MEP e que papel desempenha no processo de construção? Confira tudo o que precisa saber

A progressiva afirmação e difusão do BIM no setor AECO determinou o surgimento de muitos novos profissionais que desempenham um papel fundamental no processo de construção. Entre eles, destaca-se o modelador de instalações MEP.

Mas quem é esse profissional? Qual o seu papel nas diferentes fases do ciclo de vida do edifício? Quais ferramentas ele usa para criar um modelo MEP BIM?

Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o trabalho de modelador de instalações MEP.

A imagem mostra uma prancha grafica do ambiente MEP do Edificius, software utilizado no trabalho de modeladores de instalações prediais.

MEP (Mechanical, Electrical, Plumbing): o que é

O projeto MEP tem como principal objetivo a gestão dos três setores de intervenção da engenharia de sistemas, ou seja:

Os modelo MEP, arquitetônico e estrutural, combinados entre si, permitem ter uma visão geral de todo o edifício, tornando possível:

  • otimizar o projeto de instalações, avaliando as dimensões e espaços do sistema diretamente no modelo 3D;
  • reduzir e resolver as interferências;
  • melhorar a colaboração e o compartilhamento de dados entre os vários profissionais;
  • acelerar a entrega de projetos.
A imagem mostra uma prateleira com algumas cubas. Por baixo das cubas, desenvolvem-se algumas tubulações de um sistema de instalações hidráulicas predial. No lado direito da imagem, há um balão, conectado a uma tubulação, que mostra o esquema de montagem do tubo.

Propriedades de objetos MEP

Descrição do trabalho do modelador de instalações MEP

O modelador de instalações MEP é o profissional que trata da modelagem BIM das instalações presentes em um edifício (mecânicas, elétricas e hidráulicas).

Ele é quem configura os espaços no modelo da construção, minimizando atrasos e desperdícios desde a fase de projeto e permitindo economia nos custos finais da construção.

Especificamente, seu trabalho consiste em:

  • criar o modelo MEP de acordo com as especificações dos documentos do contrato (incluindo desenhos IFC, conjunto de documentação de construção, etc.).
  • Detectar mudanças durante a fase de projeto, obtendo resultados mais rápidos e baratos do que desmontar e remontar instalações realizadas no canteiro.
  • Agilizar a resolução de conflitos que possam surgir entre instalações e outros elementos da construção (por exemplo, arquitetônicos, estruturais, etc.). Isso garante que o modelo MEP final não apresente conflitos e outros erros de projeto.
  • Gerenciar os diferentes aspectos da entrega de modelos aos empreiteiros.
  • Exportar a documentação do projeto (por exemplo, desenhos da instalação ou de ligações e conectores).
  • Obter o cronograma de execução das obras e os detalhes de equipamentos ou componentes MEP.
  • Dimensionar o caminho das várias instalações.

Para saber mais, experimente gratuitamente um software para modelagem de instalações MEP, que permite criar um modelo MEP BIM.

 

edificius
edificius