Home » BIM e profissões » Instalações elétricas: modelagem 3D com a simplicidade do CAD

A imegm mostra instalacoes eletricas no Edificius MEP

Instalações elétricas: modelagem 3D com a simplicidade do CAD

Descubra como modelar instalações elétricas com um software MEP e conseguir automaticamente esquemas elétricos, pranchas e orçamento

Você cuida do projeto de instalações elétricas? Deseja modelar seu sistema elétrico em 3D, ter uma visão completa do conjunto edifício-instalações e conseguir automaticamente todos os documentos de projeto (orçamento, pranchas, gráficos, etc.)?

Se você procura todas as vantagens de projetar em 3D, mas não quer perder a simplicidade do CAD, siga minhas dicas.

Primeiro, recomendo que você baixe a versão de teste gratuita do Edificius, o software BIM para projeto arquitetônico e modelagem 3D de instalações.

Desta forma, poderá construir o modelo 3D do seu projeto de instalações elétricas e experimentar, em primeira mão, todas as funcionalidades úteis para o seu trabalho.

A imagem mostra uma prancha grafica do Edificius MEP

Por que um software MEP?

Para te mostrar como modelar um sistema elétrico, vou utilizar o ambiente MEP (Mecânica, Elétrica e Hidráulica) do Edificius dedicado ao projeto de instalações mecânicas, elétricas e hidráulicas.

Modelar instalações elétricas com o Edificius MEP é muito simples e te permite conseguir grandes vantagens para o seu trabalho:

  • modelagem 3D integrada – você obtém um modelo 3D que integra todos os aspectos do projeto, para um controle imediato das interferências entre os elementos do modelo de arquitetura, estruturas e instalações.
  • Documentos automáticos de projeto – consegue, automaticamente do modelo 3D, pranchas gráficas executivas, detalhes construtivos e tecnológicos, esquemas da instalação e orçamento, todos vinculados ao modelo e atualizados em tempo real.
  • Avaliação de diferentes soluções – analisando o modelo 3D, pode estudar mais soluções de projeto, comparando diferentes parâmetros (funcionalidade, benefícios, custos) e até avaliando suas escolhas com o cliente. A visualização 3D da instalação também é mais compreensível pelo cliente, que pode intervir diretamente nas escolhas, assim evitando mal-entendidos com o projetista.
  • Cálculo automático de quantidades – pode extrair as quantidades exatas dos componentes do projeto, eliminando o risco de erro na fase de orçamento.
  • Orçamento – pode associar aos objetos do seu modelo o item da Tabela de preços de sua Lista de preços de referência, e obter o custo da obra automaticamente, sem calcular manualmente as quantidades.
  • Clareza do modelo – possui uma visão completa da instalação a ser realizada, em vez de uma representação 2D mostrando apenas uma vista do modelo. Pode, de fato, visualizar o modelo 3D renderizado e navegar nele com a realidade virtual para detectar quaisquer problemas e interferências, como se o modelo já tivesse sido criado.
  • Gestão e manutenção – o modelo BIM pode ser útil ao longo de todo o ciclo de vida do edifício. Você, na verdade, acaba conhecendo o posicionamento de todas as instalações elétricas, o que limita possíveis problemas e interferências no caso de obras de reforma ou manutenção.
  • Canteiro de obras – consegue limitar problemas ao criar o canteiro de obras do projeto, pois já possui o fluxo preciso e claro dos diferentes processos a serem executados.
  • Planejamento das obras – consegue simular em 4D os tempos e a sequência de instalação dos componentes, bem como identificar com precisão os tempos de realização da obra.

Instalações elétricas: como modelá-las

Antes de apresentar um caso prático, vou te explicar como funciona a modelagem com o Edificius MEP.

Com o Edificius MEP, você projeta a instalação de forma simples e rápida graças ao modelador “SMART MEP 2D / 3D que, intuitivo e adaptativo, usa conexões inteligentes e alinhamentos automáticos.

Isso significa que você não precisa modelar o sistema apenas em planta ou corte, pois pode trabalhar diretamente em 3D de maneira simples e intuitiva, com objetos paramétricos dedicados. O modelador “SMART MEP” torna adaptável o funcionamento do software, que chega a projetar automaticamente o que você deseja.

Cada objeto MEP adicionado à instalação muda automaticamente, em termos de geometria (diâmetro, largura, altura, etc.) e forma (inserção de cotovelos, curvas, juntas, etc.), para que seja corretamente conectado aos outros objetos da instalação.

O sistema elétrico que você modela também está integrado ao modelo arquitetônico, de forma a ter o controle constante de eventuais interferências e incompatibilidades entre os diversos sistemas, operando sempre no mesmo modelo.

Exemplo prático

Para modelar um sistema elétrico com o Edificius MEP, acesse o menu Desenho e escolha a seção dedicada às instalações elétricas, que contém:

  • tubulações e flexíveis;
  • canaletas e eletrocalhas;
  • acessórios e quadros;
  • equipamentos e dispositivos.
A imagem mostra os comandos do Edificius MEP para modelagem de instalacoes eletricas

Modelagem instalações instalações MEP | Comandos MEP elétrico

Aqui você tem todos os objetos MEP a serem incluídos em seu modelo arquitetônico para criar uma instalação elétrica completa.

Por exemplo, você cria uma caixa de luz, personalizável com base nos parâmetros do objeto, e a posiciona na parede indicando a distância do chão e da intersecção entre as próprias paredes.
O software reconhece o espaço disponível na caixa de luz e daí sugere interruptores, tomadas e botões compatíveis.
Além disso, você pode copiar os módulos já escolhidos de um objeto para outro e, rapidamente, finalizar a modelagem de todos os objetos incluídos no modelo, como caixas de luz e quadros. Para fazer a conexão entre duas caixas de passagem elétrica usando a canaleta, escolha o material e o perfil, e conecte a própria canaleta diretamente à superfície da caixa. O cubo e a régua vão te guiar na modelagem. Também é possível indicar o valor do comprimento diretamente do teclado e obter as juntas automaticamente.

Ao gerenciar os filtros de visibilidade, pode ocultar completamente os níveis e visualizar as instalações do nível em que está trabalhando.

Veja como cada componente do sistema se articula no espaço e como ele interage com todas as instalações desde a primeira fase do projeto, minimizando a possibilidade de incorrer em erros de projeto.

Objetos MEP

Para modelar uma instalação elétrica, é essencial você dispor de muitos objetos de forma a poder projetar de acordo com suas necessidades.

Com o Edificius MEP, possui um arquivo de objetos para o projeto do sistema e também pode criar seus próprios componentes do sistema, graças ao modelador paramétrico que gera objetos 3D de maneira extraordinariamente rápida. Escolha o tipo que você precisa, defina os parâmetros característicos e veja o objeto sendo modelado em tempo real diante de seus olhos!

Também pode importar modelos 3D de arquivos externos (.skp, .obj, .ifc, etc.), fornecidos pelo fabricante, e usá-los livremente em seu projeto.

A imagem mostra a criacao de novos objetos MEP ao modelar instalacoes eletricas

Modelagem instalações MEP | Criação de novos objetos MEP

Documentos de projeto

Com o Edificius MEP, a partir do modelo 3D é possível obter:

  • plantas, cortes, elevações e vistas 3D da instalação;
  • as pranchas executivas do projeto, completas com ábacos e tabelas mostrando os símbolos elétricos dos vários objetos;
  • o relatório técnico;
  • a lista de componentes;
  • o orçamento estimativo;
  • o arquivo IFC do modelo.

Além das pranchas gráficas, inclua também as legendas dos objetos MEP utilizados no desenho. Depois de você associar uma etiqueta a cada objeto na prancha, o software alinha automaticamente essas etiquetas, reconhece o objeto de interesse e coloca todos os dados do objeto na relacionada etiqueta.

A imagem mostra a prancha executiva de um sistema eletrico

Prancha executiva do sistema elétrico realizada com o Edificius.

edificius
edificius