Home » BIM e profissões » Realize seu orçamento em BIM diretamente do modelo 3D

A imagem mostra como realizar o orçamento desde o modelo 3D utilizando um software BIM

Realize seu orçamento em BIM diretamente do modelo 3D

Veja como obter automaticamente um orçamento BIM a partir de um projeto arquitetônico 3D

O controle e o gerenciamento de custos é um dos aspectos mais relevantes do planejamento, uma vez que fazer um orçamento estimativo e atualizá-lo a cada alteração do projeto requer tempo e atenção. Existe um jeito de reduzir os erros e acelerar o trabalho? Já pensou em redigir um orçamento em BIM?

Neste artigo, vamos mostrar como obter esses benefícios usando o Edificius, o software BIM que integra todos os aspectos do projeto (arquitetura, instalações, estrutura, segurança, apresentação do projeto, estimativa de custos, organização do local, etc.).

Baixe Edificius gratuitamente e siga minhas instruções para descobrir todas as vantagens e obter o orçamento em BIM diretamente do seu modelo de projeto 3D.

Software para orçamento BIM automático do modelo 3D

Se você quiser zerar os erros e economizar tempo, é necessário utilizar um software IA de levantamento de quantidades que integre o projeto 3D ao orçamento. Isso simplifica o processo de estimativa dos custos, pois permite que você associe cada elemento do seu modelo 3D a um item de preço específico, e obtenha automaticamente as quantidades, atualizadas dinamicamente com o modelo.

Que fazer, concretamente?

Depois de gerar o modelo 3D com Edificius, acesse o ambiente de orçamento. Daí, importe uma lista de preços no formato .dcf – ou crie sua própria lista de preços – e associe um ou mais itens da lista de preços a cada objeto do modelo.

Vou te dar um exemplo:

  • selecione o objeto a ser orçamentado, manualmente ou com os filtros de seleção (por exemplo, as divisórias internas).
  • Escolha as fórmulas propostas pelo software ou crie novas conforme necessidade (o software calcula automaticamente as quantidades do objeto selecionado a serem incluídas no orçamento: comprimento, superfície, volume, etc.).
  • Associe o serviço a ser orçamentado (por exemplo, rebocos, rejuntes, pintura, etc.), tomando da tabela de preços de referência.

O software calcula automaticamente as medidas do objeto selecionado (comprimento, superfície, volume, etc.) com base na fórmula que você escolher.

Quer fazer um orçamento de obra online? Comece gratuitamente

Atualize o orçamento em tempo real sempre que o projeto arquitetônico sofrer uma alteração

Durante a fase de projeto, você poderá ter que modificar frequentemente o desenho, alterando formas e tamanhos. Isso, naturalmente, significa atualizar o orçamento a cada alteração!

Porém, se trabalha com softwares como o Edificius, que associam os itens do orçamento diretamente aos objetos do modelo, você não precisa mais se preocupar em atualizar o orçamento a cada alteração do modelo arquitetônico.

Na verdade, as medições e as quantidades correspondentes estão vinculadas dinamicamente ao modelo 3D: a cada variação do projeto, elas são atualizadas automaticamente.

Desta forma, o orçamento será sempre consistente com o projeto arquitetônico.

Além disso, graças à ligação dinâmica entre modelo 3D e orçamento proporcionada pelo BIM, você também tem maior controle visual das entidades a serem orçamentadas.

Ao selecionar o objeto 3D no ambiente de orçamento, serão realçados na planta:

  • todos os objetos com as mesmas características ainda a serem orçamentados (em amarelo);
  • as entidades já incluídas no orçamento (em verde).

Salve, imprima e modifique o orçamento com o PriMus

Já vimos como é simples realizar o orçamento em BIM diretamente do modelo 3D e como ele é atualizado automaticamente a cada alteração prevista no projeto. Agora vamos ver como gerenciar o documento resultante!

Assim que o trabalho for concluído, você terá várias opções. Você pode:

  • salvar o arquivo do orçamento no formato .dcf para usá-lo com o PriMus e aproveitar ao máximo o potencial de um dos softwares de orçamento e controle de obras mais conhecidos (por exemplo, você pode personalizar as medidas, usar recursos avançados de impressão e trocar orçamentos, tabelas e bases de preços com o formato .dcf padrão);
  • exportar o arquivo nos formatos .doc, e PDF para anexar o orçamento a outros documentos ou compartilhá-lo com colegas, cliente, empresas, etc.;
  • imprimir o orçamento para obter uma cópia em papel do relatório.
edificius
edificius