Home » BIM e Projeto de construção » Níveis de maturidade BIM: nível 0

A imagem ilustra o nivel 0 de maturidade BIM

Níveis de maturidade BIM: nível 0

O que são os níveis de maturidade BIM, para que servem e ao que corresponde o nível 0: confira tudo o que precisa saber

Nos últimos anos, ouvimos falar muito em níveis de maturidade BIM. O que são, para que servem e a que correspondem os diferentes níveis: estas são as perguntas mais frequentes sobre o tema.

Neste artigo, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre os níveis de maturidade BIM, em particular sobre o nível 0.

Antes de começar, recomendamos você testar o sistema integrado para o gerenciamento dos projetos em BIM para experimentar em primeira mão todas as vantagens oferecidas pela metodologia BIM.

Os níveis de maturidade BIM

O BIM pode ser desfrutado conforme diferentes níveis de maturidade, correspondentes ao grau de compartilhamento de um projeto e colaboração com os vários atores envolvidos.

Ainda não há muita clareza sobre este tema e muitas vezes os níveis de maturidade BIM são confundidos com os níveis de detalhe (LOD) ou até com as dimensões do BIM (3D, 4D, 5D, etc.).

Os níveis de maturidade BIM definem o grau de maturidade em relação ao uso da metodologia BIM por uma determinada organização do setor AECO.

Eles identificam diferentes fases do desenvolvimento BIM, que vão desde o nível 0 (desenhos 2D digitais e em papel usando a tecnologia CAD) até o nível 3 (integração completa em todo o projeto usando plataformas colaborativas, softwares BIM, etc.).

A PAS 1192 (Publicly Available Specification estabelece 4 níveis de maturidade BIM:

  • Nível 0
  • Nível 1
  • Nível 2
  • Nível 3

A nova ISO 19650 (atualmente a norma de referência), por outro lado, identifica 3 níveis denominados:

  • Stage 1
  • Stage 2
  • Stage 3

Neste artigo abordamos o nível 0 da PAS.

A imagem ilustra os 4 niveis de maturidade do BIM

Os 4 níveis de maturidade BIM

Para entender melhor este tópico, é preciso levar em conta a PAS 1192.

Essa norma, de fato, introduz 4 níveis de maturidade digital:

  • L0baixa colaboração: trabalha-se em 2 dimensões com Software Computer Aided Design (CAD) ou documentos em papel. Este nível adota uma organização tradicional do trabalho que segue um sistema de normas.
  • L1colaboração parcial: trabalha-se em 2 ou 3 dimensões com softwares CAD 3D com arquivos digitais. Este nível introduz um método de projeto paramétrico no fluxo de trabalho, mas ainda não há nenhum tipo de colaboração e compartilhamento de dados com outros profissionais. As normas seguidas são tanto internas como internacionais, especialmente no que diz respeito à inclusão de determinadas informações nos vários elementos.
  • L2cooperação total: trabalha-se em 3 dimensões. Neste nível, tem colaboração entre os vários atores que atuam em um determinado projeto e todos utilizam ferramentas BIM. Eles trabalham em modelos separados representando diferentes partes do projeto, que acabam sendo mesclados em um único modelo federado.
  • L3integração total: todos os atores trabalham simultaneamente no mesmo modelo compartilhado. Isso permite comunicação e compartilhamento contínuos e instantâneos, recebendo atualizações em tempo real.

Para saber mais, confira nossa matéria “Level BIM: nível de maturidade de 0 a 3“.

BIM nível 0

Para ilustrar os níveis de maturidade BIM, muitas vezes nos referimos a um diagrama muito comum, conhecido como ‘A cunha’ ou ‘The Wedge’.

Criado pelos pesquisadores Bew e Richards, ele representa a modelagem BIM como um processo contínuo, com um conjunto cada vez mais complexo de tecnologias que se integram para melhorar o nível de maturidade BIM, levando a resultados cada vez melhores.

A imagem mostra uma imagem reformulada do modelo dos níveis de maturidade BIM do Bew-Richards

Modelo dos níveis de maturidade BIM (Bew-Richards) – imagem reformulada

O nível 0 representa a situação menos desenvolvida em que um profissional pode trabalhar: a “não digital“.

Estamos falando de uma metodologia que não prevê cooperação direta e compartilhamento de informações de forma fácil e imediata.

A criação de informações e documentos é feita através de softwares CAD 2D e sua troca ocorre de forma não digital, ou seja, exclusivamente em papel.

Em outras palavras, estamos falando de uma prancheta digital onde você está fora de qualquer esquema de norma, colaboração e compartilhamento.

Além disso, o desenho apresenta apenas informações gráficas: uma linha corresponde apenas a um conjunto de coordenadas no plano; pelo contrário, o BIM permite atribuir muitas informações a qualquer elemento do projeto.

Continue acompanhando nosso blogue, pois nos próximos artigos abordaremos os demais níveis de maturidade BIM!

usbim
usbim