Home » BIM e Arquitetura » Level BIM 1: conheça mais sobre o nível

Level BIM 1: conheça mais sobre o nível

O que é Level BIM 1, o que prevê esse nível de maturidade e quais são os requisitos a serem atendidos para otimizar sua forma de trabalho

Quais são os níveis de maturidade digital BIM? O que se entende por Level BIM 1? Quais são os requisitos a serem atendidos?

Vamos ver exatamente o que significa trabalhar de acordo com os requisitos do nível BIM 1 e quais são os outros níveis.

Além disso, se você estiver interessado em BIM e trabalho colaborativo, sugerimos que experimente usBIM, o plataforma gratuita e totalmente online.

Os níveis de maturidade do BIM

Para começar, lembramos que os níveis de maturidade do BIM indicam o progresso tecnológico alcançado no setor da construção de acordo com o grau de colaboração e compartilhamento de informações entre os vários atores envolvidos em um projeto. Tais níveis partem de um Level básico (L0), no qual não há colaboração para o desempenho das tarefas de projeto, e chegam a um último nível (L3) caracterizado pela perfeita integração das informações e pelo uso de plataformas em nuvem e modelos BIM.

Os níveis de BIM são definidos de forma destinta por normas diferentes.

A imagem ilustra os niveis de maturidade do BIM das PAS as ISO

Os níveis de maturidade do BIM das PAS as ISO

Em detalhe, a PAS 1192 introduz 4 níveis de maturidade digital:

O esquema ilustra os 4 niveis de maturidade do BIM, incluindo o Level BIM 1

Os 4 níveis de maturidade do BIM

Atualmente as indicações da PAS 1192 foram substituídas e absorvidas pela ISO 19650, que introduz 3 níveis de maturidade BIM:

  • stage 1 – desenhos CAD 2D são combinados com modelos de informação, que atendem as normas de referência nacionais, para a gestão do projeto;
  • stage 2 – os modelos de informação disciplinar, federados, em conformidade com as normas internacionais ISO 19650, garantem a gestão integrada do projeto da obra;
  • stage 3 – os sistemas de base de dados estruturados de modelos informativos, imediatamente consultáveis, permitem impor o openBIM® como sistema de gestão do projeto da obra e sua posterior operação.

Ainda que continuemos a falar de BIM Level (0, 1, 2 e 3), portanto, seria mais correto falar de stage (1, 2 e 3).

Para aprofundar seu conhecimento sobre os níveis de maturidade do BIM, sugerimos que leia também o artigo “Level BIM: nível de maturidade de 0 a 3“.

Vamos ver especificamente o que o Level BIM 1 oferece.

Level BIM 1

O nível BIM 1 envolve a utilização de tecnologias CAD 2D e 3D e um Ambiente comum de dados (CDE), o arquivo online compartilhado onde todos os dados do projeto são coletados e gerenciados.

Especificamente, o uso de ferramentas CAD 3D é reservado para a fase de projeto, enquanto o 2D é usado para a preparação de documentação e gerenciamento de informações. Além disso, apesar da presença de um ambiente comum de dados (CDE), os modelos gerados não são compartilhados entre os diversos atores envolvidos.

Na prática, o Level BIM 1 é uma etapa posterior em relação ao nível básico L0, que não envolve colaboração na geração de informações, mas ainda está longe de ser uma abordagem totalmente BIM.

Atualmente o L1 é o nível de colaboração mais difundido entre profissionais e empresas do setor de construção que já passaram do nível básico, mas ainda não abordaram o BIM.

O Level BIM 1 é ilustrado no modelo Bew-Richards abaixo.

A imagem mostra os niveis de maturidade do BIM conforme modelo Bew-Richards, incluindo o Level BIM 1

Modelo de maturidade do BIM Bew-Richards

Independentemente dos níveis de maturidade do BIM, é sempre importante adotar uma abordagem consciente e holística para a gestão de processos. A adoção de normas e regulamentos que estabeleçam os requisitos a serem observados garante, portanto, a responsabilidade e a gestão correta de sistemas de informação, troca de dados, colaboração, etc.

Qualquer projeto será beneficiado por ter sistemas de gerenciamento de projeto bem planejados e implementados com métodos e ferramentas de compartilhamento e colaboração.

Vamos ver em detalhes quais são os requisitos a serem considerados para o Level BIM 1.

Os requisitos do Level BIM 1

Para se enquadrar no BIM nível 1, é necessário levar em consideração alguns requisitos básicos que incluem:

  • atribuir papéis e responsabilidades;
  • adotar convenções de nomenclatura e arquivamento de arquivos;
  • especificar e definir o sistema de cotas e coordenação espacial do projeto;
  • utilizar um “Common Data Environment” (CDE) para a gestão compartilhada de documentos e informações entre todos os membros da equipe do projeto;
  • definir uma hierarquia adequada de informações para estruturar o CDE.

Esses requisitos também são definidos e detalhados em duas normas britânicas: BS 1192 e PAS 1192.

Especificamente, o Level BIM 1 é totalmente definido pela BS 1192, que inclui os seguintes requisitos:

  • BS 7000-4 – Gerenciamento de projetos
  • BS 8541-2 – Recomendações sobre símbolos 2D para uso com elementos de construção
  • ISO 12006-2 – Classificação das informações
  • BS EN ISO 13567-1, 13567-2 – Visão geral do CAD, códigos e formatos usados na documentação

No centro do processo BIM de nível 1 estão os princípios de colaboração estabelecidos pela BS 1192: 2007, que preveem o uso de métodos e procedimentos padrão (como uma abordagem baseada no “Common Data Environment”, convenções de nomenclatura definidas, etc.). A observância desta norma é considerada obrigatória em um ambiente de Level BIM 1.

Outros padrões, como aqueles previstos pelas BS 8536 e PAS 1192-5, exigem a transição para o nível 2 do BIM.

usbim
usbim