O que é Facility Management no esporte?

O Facility Management no esporte é a gestão e manutenção geral das instalações desportivas. Saiba como administrá-lo de forma eficiente.


Hoje, gerenciar uma instalação desportiva, independentemente do tamanho e tipo, representa um desafio significativo porque inúmeras variáveis entram em jogo. Certamente ter ferramentas adequadas que facilitem essa gestão desportiva é essencial.

Para isso, recomendamos que você use um software de Facility Management capaz de se adaptar às necessidades de diferentes setores e ativos.

Mas vamos dar uma olhada mais de perto no que significa Facility Management no esporte e quais são os passos a seguir para obter uma estrutura desportiva eficiente.

O que é Facility Management no esporte?

O Facility Management no esporte representa a gestão e manutenção de estruturas desportivas e recreativas. Essa atividade também pode ser muito complexa, pois é necessário planejar muitas operações como aquisição de equipamentos, supervisão da instalação e criação de um plano de manutenção.

Existem diferentes instalações desportivas (estádios, ginásios, piscinas, balneários, pistas de patinagem, arenas para competições de atletismo, etc.) e para todas estas estruturas, grandes ou pequenas, há uma série de figuras técnicas lideradas pelo Facility Management.

Ele é responsável por todas as operações necessárias para garantir a perfeita manutenção da estrutura. Portanto, ele planeja suas atividades de manutenção ordinária e extraordinária e coordena todos os funcionários para garantir eficiência e segurança aos hóspedes das estruturas desportivas. O gerente de uma estrutura desportiva deve ter conhecimento multiqualificado e profundo conhecimento da estrutura para garantir o sucesso a longo prazo.

A imagem ilustra uma figura de Facility Management para estrutura esportiva

Facility Management para estrutura esportiva

Qual é o objetivo do Facility Management no esporte?

O objetivo do Facility Management no esporte é planejar melhor todas as atividades de manutenção e otimizar as operações envolvidas na gestão de uma instalação desportiva, a fim de elevar seu nível de desempenho.

Os benefícios de uma gestão eficiente de instalações desportivas são inúmeros, incluindo:

  • aumento da segurança, operação segura de cada ambiente e redução do risco de danos a clientes, atletas ou funcionários;
  • conformidade com os regulamentos (nacionais ou locais) relativos à segurança, saúde ou meio ambiente;
  • proteção contra ofensas geradas pela má manutenção dos espaços;
  • o retorno do investimento graças a uma atividade de planejamento e manutenção eficaz.
A imagem ilustra o objetivo do esporte no Facility Management

Objetivo do Facility Management no esporte

Como tornar as instalações desportivas mais eficientes?

Aqui estão algumas dicas úteis para melhorar as instalações desportivas:

  • planeje seu orçamento: desde as primeiras fases de organização é necessário estar atento às finanças. É bom ficar de olho nas suas despesas de longo prazo. No planejamento do orçamento, portanto, é necessário levar em consideração também os custos de manutenção e substituição;
  • capacitar a equipe: cada membro da equipe é parte integrante da organização e afeta o alcance dos objetivos finais. Seja responsável, comunique-se e coopere com sua equipe constantemente.
  • escolha a tecnologia certa: a utilização das tecnologias adequadas permite apoiar eficazmente a atividade do gestor de instalações. Para isso, recomendo que você use um software de Facility Management que simplifica e automatiza a gestão de instalações desportivas. Desta forma, você economiza tempo e esforço nas operações de manutenção e fornece serviços melhores e mais eficientes.

 

usbim-maint
usbim-maint