Home » BIM e eficiência energética » Painéis solares vs painéis fotovoltaicos

Painéis solares painéis fotovoltaicos

Painéis solares vs painéis fotovoltaicos

A diferença entre painéis solares e fotovoltaicos? Os primeiros aproveitam o calor dos raios solares para produzir água quente, enquanto os segundos aproveitam a energia do sol para produzir energia elétrica


Os painéis solares e os painéis fotovoltaicos são ambas tecnologias que absorvem energia por meio de irradiação, mas para fins diferentes. A principal diferença reside no uso da energia solar: os painéis solares a convertem em calor, enquanto os painéis fotovoltaicos a transformam em energia elétrica.

A escolha do painel mais adequado requer a avaliação de vários aspectos. É fundamental considerar o propósito de uso, optando pelos painéis fotovoltaicos para a produção de energia elétrica e os solares térmicos para a geração de calor. Além disso, é necessário examinar as dimensões e a forma da propriedade, avaliando se os painéis se adaptam a telhados planos ou inclinados. Por fim, a localização geográfica é outro elemento-chave, com os painéis fotovoltaicos ideais para áreas com alta exposição solar e os solares térmicos mais eficazes em regiões com temperaturas elevadas.

Para avaliar todos esses aspectos, podem ser úteis inovadores softwares de projeto de sistemas fotovoltaicos ou de projeto de sistemas solares que o guiam no projeto e dimensionamento dos elementos e permitem obter análises econômicas sobre a rentabilidade efetiva do sistema.

Analisemos em detalhes a diferença entre fotovoltaico e painéis solares para entender completamente suas características.

Qual é a diferença entre eles?

Muitas vezes, tende-se a confundir painéis solares e painéis fotovoltaicos, usando-os como sinônimos. Na verdade, o termo painel solar é um termo genérico que se refere ao painel solar térmico, ou seja, o painel que aproveita o calor do sol para produzir água quente. O fotovoltaico, por outro lado, sempre aproveita a energia do sol, mas para produzir energia elétrica.
Outras diferenças importantes entre painéis solares térmicos e painéis fotovoltaicos incluem:

  • o material: o painel fotovoltaico é composto principalmente de silício, enquanto o painel solar térmico utiliza um coletor para aquecer substâncias fluidas, geralmente água;
  • a eficiência: os painéis solares térmicos têm uma eficiência que atinge 80%, enquanto os painéis fotovoltaicos absorvem as radiações solares com uma eficiência entre 17% e 25%, dependendo do tipo de painel;
  • a instalação: um único painel solar térmico pode ser suficiente para aquecer a água sanitária, ao contrário dos painéis fotovoltaicos que requerem um tamanho maior para obter desempenho equivalente em eletricidade. Ambos requerem orientação para o sul, mas, ao contrário dos painéis fotovoltaicos que necessitam de amplo espaço, os solares térmicos são mais flexíveis na colocação.
Painéis solares vs painéis fotovoltaicos

painel solar térmico e fotovoltaico

Como funcionam os painéis solares térmicos

Os painéis solares térmicos são aqueles que, colocados no telhado da casa, aproveitam o calor do sol para produzir água quente. Um sistema solar térmico, ao contrário do sistema fotovoltaico, é um sistema hidráulico que utiliza um fluido térmico.
Esse fluido, que é aquecido nos painéis pelo calor do sol, transporta calor para um acumulador. Podemos imaginar este acumulador como um boiler que recebe água fria na entrada e fornece água quente na saída, à temperatura desejada. Neste acumulador ocorre a troca térmica: a água fria proveniente da rede aquece graças ao calor trazido pelo fluido térmico dos painéis solares.

Um aspecto importante desses sistemas é a integração com uma caldeira que entra em funcionamento apenas quando a demanda por água quente excede a capacidade dos painéis solares individuais. Esse enfoque permite o uso eficiente dos recursos, minimizando o uso da caldeira e maximizando a energia solar disponível.

Dependendo da presença ou ausência de uma bomba para a circulação da água, existem dois tipos de sistemas: sistemas solares térmicos de circulação natural e sistemas solares térmicos de circulação forçada.

Como funcionam os painéis fotovoltaicos

Ao contrário dos painéis solares térmicos que aproveitam o calor do sol, os painéis fotovoltaicos aproveitam a luz solar. Através dos raios solares, o silício contido nas células fotovoltaicas produz o efeito fotovoltaico.
Os fótons que atingem o silício de grau solar (material semicondutor) excitam os elétrons que criam uma diferença de potencial dentro da célula. Esse diferencial elétrico entre a camada superior e a camada inferior da célula cria a corrente elétrica.

A corrente produzida é corrente contínua que pode ser usada diretamente para alimentar dispositivos eletrônicos ou ser armazenada em baterias para uso posterior.

Painéis solares térmicos e fotovoltaicos: prós e contras comparados

Como vimos, ambos painéis são tecnologias que utilizam a energia do sol para produzir energia renovável. Abaixo, você encontrará um esquema que compara os prós e contras de cada tecnologia.

Prós e contras dos <yoastmark class=

 

 

solarius-pv
solarius-pv