Home » BIM e Projeto de construção » Guia à reforma de um apartamento: baixe o modelo BIM

reforma de um apartamento

Guia à reforma de um apartamento: baixe o modelo BIM

O guia completo para reforma de apartamento, com fases de projeto e um exemplo prático com arquivos DWG para baixar

Atualmente, na prática profissional, os engenheiros estão cada vez mais engajados na elaboração de projetos para a reformulação e adaptação do parque imobiliário existente, em vez de criar novos espaços e artefatos. Neste artigo, falaremos brevemente com vocês sobre todas as fases do projeto de reforma de um apartamento.

Também lhe apresentamos um caso prático, com um modelo 3D para download gratuito, um vídeo explicativo de como realizar o projeto de reforma com o software de projeto arquitetônico BIM, e slides resumidos.

A imagem mostra o render de um corredor, cumprido e com pouca iluminação.

Render da entrada em sua situação atual

A imagem mostra o render do mesmo corredor depois do projeto de reforma. Uma parte da parede divisória foi removida a fim de proporcionar maior iluminação e abrir o espaço da sala de estar.

Render da entrada como prevista pelo projeto de reforma

Clique aqui para baixar Edificius, o programa de arquitetura 3D BIM

Download do modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto

Reforma de apartamento: tipo e definições

Existem vários tipos de intervenção, especialmente quando se trata da renovação de apartamentos.
Vamos ver os principais tipos de reformas:

  1. intervenções de manutenção ordinária: trabalhos de reparação, reforma e substituição de acabamentos, bem como obras necessárias para integrar ou garantir a eficiência de instalações existentes.
  2. Intervenções de manutenção extraordinária: trabalhos necessárias para renovar e substituir até mesmo partes estruturais de edifícios, bem como para realizar e integrar instalações sanitárias, desde que não alterem o volume total do edifício. As intervenções de manutenção extraordinárias também incluem trabalhos de divisão ou unificação de unidades imobiliárias.
  3. Intervenções de conservação: obras destinadas a preservar a unidade imobiliária e garantir a sua funcionalidade. Estas intervenções preveem a consolidação, restauração e reforma dos elementos constitutivos do edifício, a inclusão de elementos acessórios e instalações necessárias, bem como a retirada de elementos alheios ao próprio edifício.
  4. Intervenções de reforma: trabalhos destinados a transformar, totalmente ou parcialmente, as unidades imobiliárias em relação à situação anterior. Essas intervenções incluem a restauração ou substituição de alguns componentes do edifício, bem como a eliminação, a modificação e a inserção de novos elementos e instalações. Nesta categoria também estão incluídas intervenções de demolição e reconstrução com o mesmo volume do edifício anterior.
A imagem mostra a planta de um apartamento antes do projeto de reforma.

Planta da situação de projeto

A planta mostra uma comparação entre a situação existente de um apartamento e a situação prevista pelo projeto de reforma

Planta de comparação entre situação de projeto e situação existente

Uma intervenção que modifica a distribuição e a estrutura arquitetônica de um ambiente interno pode, então, ser considerada:

  • manutenção extraordinária leve, se prevê a substituição de elementos existentes não estruturais;
  • manutenção extraordinária pesada, se prevê a substituição de elementos existentes, mesmo estruturais;
  • reforma leve, se prevê a entrada de elementos novos e instalações.

Resumindo, a diferença entre reforma e manutenção extraordinária reside na adição de elementos novos, pois a reforma deve ser considerada como uma série de obras que visam mudar o edifício a fim de renová-lo.

Reforma de apartamento e autorizações

Uma vez definido o tipo correto de reforma, é necessário solicitar a autorização necessária para iniciar as obras.

A este respeito, cada País adota tipos diferentes de procedimentos e documentos a serem apresentados para obter tais autorizações.

A imagem mostra o render de uma sala de jantar.

Render da cozinha em sua situação atual

A imagem mostra o render de uma sala de jantar.

Render da cozinha como prevista pelo projeto de reforma

Fases de projeto

O projeto de reforma de um apartamento inclui fases e intervenções diferentes mas interligadas dentro de um conceito único. A primeira fase trata da inspeção e do levantamento preciso do estado das instalações, com verificação das condições das principais redes (água, aquecimento, eletricidade). Esta fase é acompanhada pela elaboração de desenhos técnicos.

Posteriormente, de acordo com as indicações e solicitações do cliente, é realizado o redesenho funcional e arquitetônico do apartamento. Durante o progresso das três diferentes fases de projeto (preliminar, definitiva e executiva), são criados os elementos necessários para a elaboração de um cálculo métrico para obter a avaliação econômica de toda a intervenção.

Finalmente, depois de também ter procedido à escolha dos materiais a serem utilizados para a realização dos trabalhos de renovação (revestimentos, pisos, tintas, etc.), procedemos ao início do canteiro de obras e dos trabalhos.

A imagem mostra o corte A-A- da sala de jantar de um apartamento

Para qualquer tipo de intervenção, então, as fases do projeto podem ser esquematizadas e resumidas desta forma:

  1. Inspeção.
  2. Coleta de dados, plantas baixas e projetos aprovados.
  3. Levantamento métrico e fotográfico do estado dos locais.
  4. Elaboração projeto preliminar.
  5. Elaboração projeto definitivo/executivo.
  6. Documentação necessária para o início das obras.

Custos de um projeto de reforma

Para avaliar o custo total de um projeto de reforma de apartamento, é necessário elaborar um orçamento detalhado que conecta os serviços a serem realizados, as respectivas quantidades e o custo unitário de cada serviço. A estrutura de um orçamento genérico prevê o seguinte:

  • remoções: portas, esquadrias, elementos de aquecimento, equipamento sanitário, etc.
  • Demolições: pisos, revestimentos, divisórias, forros, etc.
  • Movimentação de materiais resultantes de demolições e transporte para descarte autorizado.
  • Realização de novas instalações, novas divisórias, pisos, revestimentos, rebocos, forros, pintura.
  • Fornecimento e colocação de equipamentos sanitários, portas e esquadrias.

A imagem mostra o corte B-B- do corredor de um apartamento

Nos próximos artigos de aprofundamento iremos focar na metodologia de elaboração de um orçamento, analisando um projeto de reforma de apartamento e fornecendo um exemplo prático com arquivos para baixar.

Reforma de apartamento: um exemplo prático

 

A imagem mostra a vista aérea da situação atual do apartamento

Vista aérea da situação atual do apartamento

 

A imagem mostra a vista aérea do apartamento no projeto de reforma

Vista aérea do apartamento no projeto de reforma

Vamos analisar um caso prático, tomando como exemplo o projeto de reforma de um apartamento remontante à decada de 1960, que sofreu uma transformação tanto funcional quanto arquitetônica.

Em sua situação original, a característica que mais chama a atenção é o corredor central, muito comprido, que serve de ligação entre todos os ambientes.

A entrada leva diretamente ao lado curto do corredor central. O lado esquerdo dá acesso à porta da cozinha, seguida pelo banheiro e pelo primeiro quarto. O lado oposto conduz à sala de estar, sala de jantar e ao segundo quarto, havendo assim uma situação em que cada ambiente é dependente do outro.

A imagem mostra o render da sala de estar em sua situação atual

Render da sala de estar em sua situação atual

A imagem mostra o render da sala de estar como prevista pelo projeto de reforma

Render da sala de estar como prevista pelo projeto de reforma

O projeto visa criar um espaço que responda melhor às necessidades de habitação de uma família média: primeiramente, optou-se por reduzir ao mínimo a superfície do corredor, de modo a otimizar o espaço, e também equipá-lo com cabideiros e estantes.

A sala de estar foi completamente redesenhada, criando um espaço único que inclui nela a sala a jantar. A cozinha abre-se para um espaço aberto através de uma grande porta de vidro com portas deslizantes que garantem, se necessário, uma maior privacidade ao ambiente. Os quartos, por outro lado, mantiveram-se inalterados, fora alguma pequenas melhorias como a adição de armários e um banheiro privado.

Em se tratando de adição de instalações não previstas originariamente, o exemplo em questão pertence à categoria de projetos de reforma.

Modelo BIM do projeto de reforma de apartamento

Confira aqui os documentos técnicos (plantas e cortes) e o modelo 3D do projeto de reforma de um apartamento. Todos esses documentos podem ser baixados gratuitamente.

Clique aqui para baixar Edificius, o programa de arquitetura 3D BIM

Baixar o modelo 3D BIM do projeto (formato .edf)

 

edificius
edificius