Home » BIM e facility management » Gêmeo digital no Facility Management: a revolução

A imagem ilustra o conceito de Gemeo digital no Facility Management

Gêmeo digital no Facility Management: a revolução

Aproveitar a tecnologia do Gêmeo digital no Facility Management ajuda a otimizar os processos de gerenciamento e manutenção de recursos. Confira todas as vantagens!

A tecnologia do gêmeo digital está se tornando cada vez mais indispensável no setor do Facility Management, pois literalmente revolucionou a forma como os recursos podem ser mantidos e gerenciados.

Saiba mais sobre a integração entre gêmeo digital e Facility Management neste artigo e teste agora o software para gêmeos digitais para modelar as cópias virtuais de seus ativos e experimentar em primeira mão os benefícios dessa poderosa combinação.

Lembre-se que pode tornar seus processos de manutenção ainda mais eficientes usando um software de gestão de manutenção: o sistema que reúne em uma única plataforma centralizada os recursos necessários para planejar, implementar e monitorar todos os aspectos relacionados à gestão dos recursos da sua empesa.

Gêmeo digital no Facility Management: o que é

O gêmeo digital é uma inovação tecnológica que permite replicar virtualmente as características físicas e funcionais de um ativo, aproveitando o potencial de modelos BIM e dispositivos equipados com inteligência artificial.

Baseia-se na combinação de três elementos essenciais:

  1. o ativo físico existente, a ser monitorado, gerenciado e mantido durante todo o seu ciclo de vida.
  2. O ativo digital, ou seja, a representação virtual do ativo existente.
  3. Um fio digital vivo e interativo, que conecta os dois sistemas e garante uma troca contínua de dados e informações relevantes.

Este último elemento é o que tornou os chamados “gêmeos digitais” uma ferramenta indispensável para melhorar a gestão dos recursos de qualquer empresa. Vamos descobrir, então, como essa tecnologia está transformando o setor do Facility Management.

Gêmeos digitais: como estão revolucionando o gerenciamento de ativos?

Os gêmeos digitais têm o potencial de aprimorar os processos tradicionais de gestão e manutenção de ativos, oferecendo a gestores de ativos, gestores de instalações e prestadores de serviços uma plataforma poderosa para colaboração e resolução de problemas.

O desenvolvimento de um gêmeo digital está baseado na integração do modelo BIM de um ativo com as tecnologias da Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Isso permite uma conexão bidirecional entre mundo físico e mundo digital.

Os dados do mundo físico, de fato, informam o gêmeo digital em tempo real e podem ser usados pelos gerentes dos ativos para:

  • identificar proativamente os problemas;
  • planejar e realizar manutenção;
  • monitorar o desempenho dos equipamentos;
  • simular e analisar cenários hipotéticos;
  • melhorar a tomada de decisões;
  • otimizar fluxos de trabalho.

Os gêmeos digitais também permitem que as partes interessadas interajam em tempo real no modelo do ativo para gerenciar os problemas complexos que normalmente caracterizam os processos de manutenção.

A imagem ilustra o monitoramento de recursos com gemeo digital - Digital Twin Facility Management

Monitoramento de recursos com gêmeo digital

Gêmeo digital no FM: quais os usos

A tecnologia dos gêmeos digitais pode ser usada no Facility Management para vários fins. Oferece, de fato, a possibilidade de:

  • obter informações atualizadas e confiáveis sobre as atividades em andamento, o estado dos ativos e sua localização geográfica.
  • Analisar o funcionamento dos equipamentos e detectar com bastante antecedência possíveis avarias ou falhas.
  • Verificar em tempo real produtividade e operação das instalações e definir quais ajustes são necessários.
  • Identificar problemas de qualidade e segurança e realizar análises nos componentes individuais das instalações para estabelecer as melhores estratégias de intervenção.
  • Simular diferentes cenários para identificar necessidades futuras de recursos e implementar manutenção preditiva.
  • Otimizar o uso de energia avaliando os impactos de diferentes programas de eficiência energética.
  • Apoiar a formação dos utilizadores com simulações de realidade virtual ou aumentada que ajudem a prevenir potenciais situações perigosas.
A imagem ilustra o conceito de capacitacao em realidade virtual

Capacitação em realidade virtual

Quais as vantagens de um gêmeo digital no FM?

Gerenciar os recursos de um ativo com a ajuda de um gêmeo digital significa basicamente:

  • conhecer antecipadamente o comportamento de um ativo;
  • melhorar as estratégias de manutenção;
  • reduzir os tempos de inatividade não planejados;
  • aumentar a eficiência operacional dos recursos;
  • monitorar o desempenho dos equipamentos;
  • aumentar os níveis de qualidade e segurança;
  • melhorar a tomada de decisões;
  • economizar tempos e custos de manutenção.

Gêmeo digital no Facility Management: como integrar

A tecnologia do gêmeo digital pode ser considerada como uma extensão do BIM.

Como você certamente já sabe, os modelos BIM são representações digitais que contêm as informações necessárias para gerenciar todo o ciclo de vida de um ativo, desde a fase de projeto até a fase de operação.

Esses modelos desempenham um papel essencial no Facility Management porque fornecem aos gerentes de ativos uma visão geral completa de seus recursos, tornando cada processo de manutenção mais eficiente.

Com a ajuda dos gêmeos digitais, hoje é possível adicionar uma dimensão extra aos modelos BIM. Ao combinar esses sistemas com o potencial de sensores inteligentes e dispositivos IoT, é na verdade possível criar modelos “vivos” capazes de ativar uma troca constante de informações com o mundo real.

Para integrar os recursos dos gêmeos digitais em seus processos de FM, você precisa dispor das ferramentas certas. Para isso, pode contar com um software para gêmeos digitais, a solução projetada especificamente para criar e gerenciar cópias digitais de qualquer recurso dentro de um edifício. Experimente-o agora para começar a monitorar a operação de seus ativos em tempo real e obter informações precisas e confiáveis, a partir das quais definir suas estratégias de manutenção.

E não se esqueça que poderá tornar o gerenciamento de seus recursos ainda mais eficiente usando um software de gestão de manutenção: a plataforma centralizada e baseada em nuvem que permite maximizar o potencial dos modelos BIM para geolocalizar instalações e equipamentos, planejar intervenções precisas, rastrear atividades de manutenção e facilitar todos os aspectos relacionados ao FM do seu edifício.

 

usbim-maint
usbim-maint