Home » BIM e educação/formação » Trabalho colaborativo: as ferramentas usBIM.chat e usBIM.meet

A imagem mostra os aplicativos para trabalho colaborativo usBIM.chat e usBIM.meet

Trabalho colaborativo: as ferramentas usBIM.chat e usBIM.meet

usBIM.chat e usBIM.meet são aplicativos gratuitos do sistema integrado usBIM para o trabalho colaborativo, que te permitem interagir com seus colegas mesmo em remoto

Você tem que trabalhar remotamente com sua equipe? Está procurando uma ferramenta que facilite o collaborative working (trabalho colaborativo)?

Neste artigo de aprofundamento vamos te apresentar uma nova forma de trabalhar que tornará mais fácil o trabalho colaborativo com sua equipe.

Já adiantamos que utilizaremos dois aplicativos gratuitos do sistema integrado usBIM:

Além disso, vamos te mostrar como obter esses aplicativos gratuitamente e como usá-los aproveitando o apoio de pequenos vídeos tutoriais.

a imagem mostra como funciona o trabalho colaborativo com usBIM.chat e usBIM.meet

Como conseguir gratuitamente usBIM.chat e usBIM.meet

Para acompanhar mais facilmente nossa apresentação, sugerimos que comece já a usar usBIM.chat e usBIM.meet.

Para consegui-los gratuitamente, faça o seguinte:

Agora, você está pronto para começar!

Trabalho colaborativo: uma nova forma de entender o trabalho

Ouvimos cada vez mais falar de collaborative working. Antes de ilustrar as ferramentas que podem agilizar o trabalho colaborativo, vamos te explicar brevemente o que ele é e como vai tornar mais eficiente seu desempenho de trabalho.

O trabalho colaborativo é uma nova maneira de entender as atividades de trabalho, que se baseia na conexão de profissionais com diferentes habilidades e competências e visa atingir um objetivo comum, em tempos mais curtos e com melhores resultados comparados aos obtidos pelo trabalho individual.

Trata-se de um verdadeiro jogo de equipe entre profissionais e/ou empresas, onde colaboração, criatividade e empatia são competências apreciadas e compartilhadas por todos e representam uma mais-valia e ganho na realização de negócios.

As vantagens do trabalho colaborativo são inúmeras:

  • aumento da eficiência;
  • união de diferentes habilidades fornecidas por cada membro da equipe;
  • gestão de prazos em tempos mais curtos;
  • flexibilidade de recursos humanos;
  • melhor capacidade de buscar soluções para problemas;
  • incentivo à criatividade e inovação;
  • distribuição justa do trabalho;
  • menor pressão psicológica sobre cada membro da equipe.

Todas essas vantagens, além do desenvolvimento de tecnologias que permitem a colaboração remota (nuvem, plataformas, web, etc.), têm tornado cada vez menos necessária a presença física no local de trabalho e, consequentemente, têm favorecido o desenvolvimento crescente do trabalho colaborativo, mesmo em remoto.

Mas como você trabalha remotamente com uma equipe de pessoas? O que é preciso?

Vamos ver como fazer e quais ferramentas usar.

Ferramentas de trabalho colaborativo

Para colaborar remotamente, é necessário utilizar ferramentas tecnológicas adequadas que, mesmo variando conforme tipo de atividade a realizar, basicamente visam agilizar:

  • a comunicação entre os membros da equipe;
  • a troca virtual de dados, informações e arquivos;
  • a colaboração em tempo real no mesmo projeto.

Para começar, é essencial dispor de:

  • conexão à Internet;
  • pc, tablet ou até smartphone;
  • ferramentas para arquivar documentos;
  • ferramentas de escrita colaborativa;
  • aplicativos para comunicação e reunião virtual;
  • espaços para troca de dados e referências comuns;
  • formatos de arquivos gerenciáveis por todos.

Neste artigo de aprofundamento, te explicamos como atender a todas essas necessidades com uma única ferramenta: o usBIM.

A comunicação em remoto para profissionais do setor da construção: usBIM.chat e usBIM.meet

Todos sabemos que, para colaborar remotamente de forma eficaz, é essencial usar ferramentas de comunicação que possibilitam  um alto nível de interação, tanto dentro quanto fora da empresa. Dentre as tecnologias existentes, as de videoconferência são certamente as mais úteis porque recriam as condições da comunicação interpessoal direta, onde as pessoas conseguem se ver e ouvir.

A imagem mostra uma previa de videochamada com usBIM.meet

Atualmente, existem muitas ferramentas para comunicação remota, mas, como antecipado no início, gostaríamos de focar em dois aplicativos em particular: usBIM.chat e usBIM.meet.

usBIM.chat e usBIM.meet são aplicativos gratuitos, especificamente concebidos para apoiar o trabalho remoto de profissionais da construção (arquitetos, engenheiros, agrimensores, especialistas, etc.).

Esses aplicativos, de fato, permitem adicionar aos tradicionais recursos de mensagens e reunião on-line funcionalidades mais avançadas para colaboração, ou seja, o compartilhamento de arquivos, modelos de grande porte, documentos e dados do sistema integrado usBIM, sem transferir cópias de arquivos e com uma simples mensagem no chat.

A diferença entre usBIM.chat / usBIM.meet e os demais chats e aplicativos para organização de reuniões virtuais não está nos recursos de comunicação − que quase todas as ferramentas atualmente disponíveis possuem, mas sim nos recursos relativos ao compartilhamento de arquivos de trabalho.

usBIM.chat, na verdade, é revolucionário porque está totalmente integrado ao sistema usBIM e disponibiliza automaticamente todas as informações sobre o seu sistema: seu disco rígido acaba sendo compartilhado com todas as pessoas com quem você abriu uma comunicação via chat. Daí, você pode falar com quem quiser a qualquer momento, mostrando até arquivos muito pesados (modelos BIM 3D, nuvens de pontos, etc.). Isso em qualquer lugar e com qualquer dispositivo, sem trocar materialmente nenhum documento, pois a troca de dados ocorre por meio de um simples link compartilhado no chat.

A imagem mostra a interface do sistema integrado usBIM

Trabalho colaborativo com usBIM.chat

Da mesma forma, durante as reuniões virtuais organizadas com o usBIM.meet, você pode visualizar documentos de projeto, discutir eventuais problemas a serem resolvidos e intervir em tempo real nos documentos a serem modificados, até mesmo no canteiro de obras e sem acesso ao seu PC. Independentemente de onde estiver, de fato, você pode iniciar uma videochamada pelo usBIM.meet, entrar em contato direto com os trabalhadores no canteiro de obras, visualizar e trocar arquivos de qualquer tipo, bem como resolver quaisquer problemas em tempo real.

Trabalho colaborativo: um exemplo prático

Agora, vamos te apresentar um exemplo prático de trabalho colaborativo remoto gerenciado por meio de usBIM.chat e usBIM.meet.

Vamos imaginar um cenário bastante comum: um engenheiro estrutural de Nápoles está colaborando com um arquiteto de Milão, um engenheiro de instalações de Paris e um agrimensor de Londres na elaboração do projeto preliminar para a construção de casas geminadas nos arredores de Roma.

A distância geográfica entre os vários profissionais envolvidos no projeto faz com que seja necessário recorrer ao trabalho colaborativo em remoto.

Vamos ver como eles podem gerenciar todas as atividades do projeto usando os aplicativos gratuitos do usBIM, nomeadamente usBIM.chat e usBIM.meet:

  • primeiro, eles organizam um encontro on-line aproveitando as funções de videoconferência e reunião on-line do usBIM.meet. A reunião acontece como qualquer encontro presencial onde as pessoas conversam e discutem para estabelecer os métodos de trabalho, as tarefas de cada ator, o fluxo de trabalho a seguir, e assim por diante. Para participar da reunião, você só precisa de acesso a um dispositivo (PC, smartphone ou tablet) conectado à Internet e equipado com webcam e microfone.
  • Conforme estabelecido pela reunião inicial, o agrimensor realiza o levantamento da área do projeto e coleta todas as informações necessárias para o enquadramento do lote (fotografias, aerofotogrametria, mapas cadastrais, cartografias, mapas de zoneamento e contenção, etc.). O arquiteto, por sua vez, precisa visualizar todo o material produzido pelo agrimensor para iniciar um estudo planivolumétrico das casas. Daí, o agrimensor cria uma pasta no usBIM, carrega o material produzido e compartilha essa pasta com o arquiteto. O arquiteto pode visualizar todo o material de onde estiver, até mesmo com seu smartphone, sem ter que baixar arquivos e aplicativos e até sem usar o mesmo software BIM do colega.
  • Neste ponto, o arquiteto elabora o projeto arquitetônico preliminar e o compartilha com o engenheiro de instalações e o engenheiro estrutural. Ele também abre um chat em grupo com os demais técnicos envolvidos e compartilha seu arquivo de trabalho enviando um link por esse chat do usBIM.
  • Em seguida, eles vão organizar outras reuniões para verificar o trabalho utilizando o usBIM.meet e, em tempo real, trocam os arquivos atualizados após observações mútuas e alterações combinadas em reunião.
  • Também gerenciam conflitos entre o modelo de arquitetura, estruturas e instalações, federando os 3 modelos e usando o usBIM.clash.
  • Uma vez finalizado o modelo 3D, elaboram juntos o orçamento da obra, usando o PriMus on-line: trabalham em tempo real no mesmo documento compartilhado no usBIM, exibindo as alterações feitas por cada um deles. Finalmente, conseguem receber notificações imediatas de cada intervenção e respectiva atualização de itens, medidas e valores. Além disso, com um simples clique na notificação, vão para o ponto do documento em que o colega está trabalhando e, se necessário, abrem um chat para discutir e colaborar de forma mais direta.

Desse exemplo prático fica evidente como, graças a essas simples ferramentas, é possível colaborar no mesmo projeto com colegas localizados em qualquer lugar do mundo e alcançar resultados satisfatórios em tempos muito rápidos.

usbim
usbim