A imagem mostra uma renderizacao do terreno realizada com um software para projeto de paisagismo e espacos ao ar livre

Veja o que é possível fazer com um software para paisagismo

Você é arquiteto paisagista ou foi contratado para projeto de exteriores? Descubra como realizar seu projeto com um software para paisagismo

Precisa realizar o projeto de paisagismo, jardins ou áreas ao ar livre? Você é um projetista que deseja fornecer um design completo até mesmo na parte referente à casa? Descubra como realizar seu projeto de forma simples e profissional, com resultados extraordinários que vão surpreender seus clientes.

Neste artigo, você descobrirá como tornar seu trabalho mais competitivo graças a um software profissional e de fácil manuseio para projetar jardins e espaços verdes.

Vamos te mostrar, de fato, todos os passos a seguir para projetar rapidamente espaços ao ar livre, tornar suas ideias em uma representação quanto mais próxima da realidade e que seja imediatamente acessível ao cliente. Baixe gratuitamente Edificius, o software para projeto arquitetônico, espaços verdes e paisagismo, e continue acompanhando nossas dicas.

Modelagem de terreno com software para paisagismo

Se você precisa projetar espaços ao ar livre, a primeira etapa é modelar o terreno.

Veja como é simples modelar o terreno da Situação Atual e de Projeto com o Edificius.

Você pode operar de duas maneiras:

  • usar levantamentos topográficos em formato DXF ou DWG, mapas (imagens raster) ou fotos de satélite e construir o modelo digital do terreno definindo o perímetro com o objeto TERRENO [perímetro] e as cotas, com as Curvas de nível, o Ponto cotado ou o Plano cotado.
  • Importar o terreno do Google Maps com o comando específico que te permite identificar a área a levantar e reconstruir automaticamente o perfil altimétrico.
A imagem mostra como projetar o terreno a partir do Edificius, software BIM para paisagismo

Como projetar espaços ao ar livre com o Edificius

Uma vez que o terreno da Situação Atual for definido, você pode começar a trabalhar na Situação de Projeto.

Pode modelar o terreno com objetos específicos que permitem a modelagem altimétrica por meio das curvas de nível ou do plano cotado. Além disso, é possível simular a modelagem antrópica do terreno com valas e escavações de qualquer forma e tipo com o objeto Movimentação de terra e Vala linear.

O modelo de terreno se adapta automaticamente ao perfil dos objetos inseridos, criando taludes de qualquer forma e declive. Para representar relvas diferentes, pode usar o objeto Área terreno e aplicar diferentes texturas para distinguir visualmente o terreno modelado (terreno, grama, rochas, etc.).

Você pode enriquecer o projeto inserindo, tanto da vista 2D quanto da 3D, com:

  • ruas;
  • praças;
  • escadas;
  • rampas;
  • grades;
  • paredes;
  • canteiros de flores;
  • piscinas;
  • telheiros;
  • vegetação;
  • espelhos d’água.

Visualize instantaneamente os objetos inseridos e os edite em todas as visualizações (2D e 3D), conforme for necessário.

Objetos 3D da biblioteca

Para completar o projeto de exteriores, os móveis não podem faltar.

Para inserir objetos 3D, você pode:

  • pegá-los diretamente da rica biblioteca on-line do Edificius;
  • importá-los no formato .skp, .3ds, .obj, ifc, etc.

A biblioteca do Edificius contém dezenas de milhares de recursos gratuitos (texturas, blocos CAD, modelos 3D) para ajudá-lo a projetar melhor e mais rapidamente. Você pode baixar todos os recursos de que precisa e também publicar modelos personalizados. Clique aqui e descubra a biblioteca on-line do Edificius.

Um clique é suficiente para baixar os objetos escolhidos e colocá-los diretamente no seu modelo.

A imagem mostra uma árvore entre as incluídas na biblioteca de objetos BIM do Edificius, o software para paisagismo e projeto arquitetônico

Você também pode personalizar os objetos conforme necessidades ou modelar novos, aproveitando a integração do Edificius com:

  • SketchUp®
  • Blender
  • Revit
  • Rhino/Grasshopper

Pranchas Gráficas

Assim que o modelo BIM for concluído, você pode obter todos os desenhos do projeto automaticamente: plantas, plantas baixas, seções, axonometrias, etc.

Obter os gráficos é muito fácil: apenas um simples Arrastar e Soltar para colocar os documentos na prancha executiva. Você pode enriquecer suas tabelas com fotos da Situação Atual, mapas e renderizações.

Finalmente você pode imprimir a documentação ou exportá-la em formato PDF, DXF/DWG.

A imagem mostra a documentação de projeto que pode ser montada no Edificius

Orçamento

Se você também precisa estimar os custos, pode obter o orçamento de forma automática e dinâmica a partir do modelo: cada alteração do projeto corresponde a uma atualização do orçamento e dos valores.

O orçamento automático detalha tanto os volumes de terra movimentados nas operações de escavação e enchimento (com comparação entre as várias soluções e os diferentes níveis do projeto), quanto os elementos presentes no projeto (estradas, praças, rampas, telheiros, árvores, mobiliário, etc.).

Assim, já obteve todos os documentos necessários para apresentar o seu projeto ao cliente, obter uma licença de construção, uma licença de paisagismo, etc.

Apresentação do projeto

Se você tem que apresentar o projeto, o Edificius oferece todas as ferramentas para comunicar melhor suas escolhas de projeto:

  • rápidas renderizações estáticas e foto realistas.
  • Ferramentas de inserção e retoque de fotos.
  • Renderização em Tempo Real, recurso que permite navegar em tempo real no modelo renderizado e criar vídeos e fotos do projeto.
  • BIM Video Studio, a ferramenta de edição de vídeo para criar vídeos de apresentação do projeto.
  • BIM Voyager, para compartilhar modelos 3D on-line com quem quiser, através de um simples link para visualizar e navegar o modelo de qualquer dispositivo e sem baixar software ou aplicativos.
  • Realidade Virtual imersiva (VRi), para “tocar com a mão” o projeto antes de sua realização real.
A imagem é um render de um jardim realizado com o Edificius

Projeto de áreas ao ar livre | Render realizado com o Edificius

Projetar com a Realidade Virtual

Com o Edificius, usando óculos e controlador, você pode viver uma experiência única: entrar no seu projeto, visualizá-lo e interagir com os objetos como se tudo fosse real.

A Realidade Virtual torna-se uma ferramenta de suporte ao projetista para:

  • apresentar o projeto ao cliente de forma mais clara e envolvente, oferecendo aos clientes experiências imersivas, dinâmicas e interativas extraordinárias. Você pode modificar o modelo em tempo real, conforme os pedidos do cliente.
  • verificar as escolhas na fase de projeto – pode explorar seu projeto como se já estivesse construído e alterá-lo ao vivo e em tempo real, com uma percepção mais realista de espaços, luzes e materiais.

A imagem mostra uma menina andando dentro de um render de um jardim. A menina está usando óculos de realidade virtual e está alterando os objetos presentes no render com um controlador

Exemplos de projetos de paisagismo e espaços ao ar livre

Projeto do jardim

Projeto de áreas ao ar livre

Projeto de um parque urbano

Projeto de mobiliário urbano

Como utilizar um software para paisagismo: o vídeo

Este vídeo mostra todas as etapas para projetar espaços ao ar livre com Edificius.

 

Clique aqui e descubra como projetar espaços ao ar livre com o Edificius

 

edificius-land
edificius-land