Home » BIM e Arquitetura » Veja o que é possível fazer com um software para paisagismo

A imagem mostra uma renderizacao do terreno realizada com um software para projeto de paisagismo e espacos ao ar livre

Veja o que é possível fazer com um software para paisagismo

Precisa realizar um projeto de paisagismo? Veja como realizar seu projeto profissionalmente, com resultados surpreendentes para seus clientes

Se você costuma trabalhar com projetos de paisagismo, certamente precisa de uma ferramenta que auxilie suas atividades e habilidades profissionais.

Hoje em dia, é indispensável que as ideias de projetos sejam respaldadas por imagens fotorrealistas, vídeos e visitas virtuais ao modelo 3D.

Se você está procurando um software fácil, intuitivo e poderoso para projeto de paisagismo e que lhe permita alcançar resultados profissionais em pouco tempo, esse artigo pode lhe ser útil.

Modelagem de terreno com software para paisagismo

A primeira etapa em qualquer projeto de paisagismo é a modelagem do terreno.

Com Edificius, é muito facil modelar tanto a situação atual do sítio como a situação futura resultantes das reformas e intervenções que desejamos executar.

Para obter uma fiel representação da situação atual, podemos atuar de duas maneiras:

  • usar levantamentos topográficos em formato DXF ou DWG, imagens raster ou fotos de satélite e construir o modelo digital do terreno definindo o perímetro e as cotas, com as Curvas de nível, o Ponto cotado ou o Plano cotado.
  • Importar o terreno do Google Maps para identificar a área a levantar e reconstruir automaticamente seu perfil altimétrico.
A imagem mostra como projetar o terreno a partir do Edificius, software BIM para paisagismo

Projeto de paisagismo com o software Edificius

Após termos definido a situação atual, podemos começar a trabalhar em nosso projeto.

É possível usufruir de funcionalidades específicas que o ajudam na modelam do terreno, por exemplo, realizando a modelagem altimétrica mediante curvas de nível ou planos cotados, ou até simular a modelagem antrópica com valas e movimentações de terra.

O modelo de terreno se adapta automaticamente ao perfil dos objetos inseridos, criando taludes de qualquer forma e declive. Para representar relvas diferentes, é possível utilizar o objeto Área terreno e aplicar diferentes texturas para distinguir visualmente o terreno modelado (terreno, grama, rochas, etc.).

É possível detalhar ainda mais seu modelo inserindo ruas, praças, escadas, rampas, paredes, piscinas, telheiros, vegetação, espelhos d’água, e assim por diante.

Os objetos inseridos serão exibidos imediatamente tanto nos níveis bidimensionais como na vista 3D, podendo editá-los a qualquer momento.

Objetos 3D da biblioteca

Nenhum projeto de paisagismo é completo sem a inserção de objetos de mobiliário.

É possível inserir objetos 3D:

  • escolhendo-os da ampla biblioteca online incluída gratuitamente no Edificius;
  • importando-os a partir dos formatos .skp, .3ds, .obj, IFC, etc.

A biblioteca do Edificius contém dezenas de milhares de objetos gratuitos (texturas, blocos CAD, modelos 3D) para ajudá-lo a projetar melhor e mais rapidamente.
Clique aqui e descubra a biblioteca on-line do Edificius.

A imagem mostra uma árvore entre as incluídas na biblioteca de objetos BIM do Edificius, o software para paisagismo e projeto arquitetônico

É possível até customizar os objetos ou criar novo, usufruindo da integração do Edificius com vários softwares de modelagem, como SketchUp, Blender e Rhino/Grasshopper.

Pranchas gráficas

Uma vez concluída a modelagem do modelo 3D, é possível gerar automaticamente todos os entregáveis, como plantas, plantas baixas, cortes, vistas em corte isométrico, etc.

Obter os entregáveis é bem fácil, apenas arrastando uma planta ou um corte para colocá-los na prancha gráfica. As pranchas podem conter até fotografias, mapas ou renders.

É possível imprimir a documentação ou exportá-la nos formatos PDF, DXF/DWG.

A imagem mostra a documentação de projeto que pode ser montada no Edificius

Orçamento

Se você também precisa estimar os custos, pode obter o orçamento de forma automática e dinâmica a partir do modelo: cada alteração do projeto corresponde a uma atualização do orçamento e dos valores.

O orçamento automático detalha tanto os volumes de terra movimentados nas operações de escavação e enchimento (com comparação entre as várias soluções e os diferentes níveis do projeto), quanto os elementos presentes no projeto (estradas, praças, rampas, telheiros, árvores, mobiliário, etc.).

Veja que acabou de obter todos os documentos necessários para apresentar o seu projeto ao cliente, obter uma alvará de construção ou outras permissões.

Apresentação do projeto

Edificius oferece várias funcionalidades para se comunicar melhor com o cliente e proporcionar uma melhor apresentação de projeto. Entre elas,

  • renders estáticos ou fotorrealistas extremamente rápidos;
  • funcionalidades de fotoretoque;
  • renders em tempo real, ou seja, a possibilidade de navegar em tempo real nos renders do seu modelos BIM;
  • funcionalidade de criação de vídeos;
  • Realidade Virtual imersiva (VRi), para “tocar com a mão” o projeto antes de sua realização real.
A imagem mostra o render de um projeto de paisagismo realizado com o software Edificius

Projeto de paisagismo — Render realizado com o Edificius

Projetar com a Realidade Virtual

Com o Edificius, usando óculos e controlador, você pode viver uma experiência única: entrar no seu projeto, visualizá-lo e interagir com os objetos como se tudo fosse real.

A Edificius, de fato, torna possível explorar a integração dinâmica entre o modelo BIM e a Realidade Virtual para criar experiências imersivas a serem propostas ao cliente, mas também para modificar o projeto diretamente no ambiente virtual.

A Realidade Virtual torna-se uma ferramenta de suporte ao projetista para:

  • apresentar o projeto ao cliente de forma mais clara e envolvente, oferecendo aos clientes experiências imersivas, dinâmicas e interativas extraordinárias. Você pode modificar o modelo em tempo real, conforme os pedidos do cliente.
  • verificar as escolhas na fase de projeto, podendo explorar seu projeto como se já estivesse construído e alterá-lo ao vivo e em tempo real, com uma percepção mais realista de espaços, luzes e materiais.
A imagem mostra um homem com óculos de realidade virtual e comandos de mão olhando para um projeto de paisagismo em 3D na frente dele.

Projeto de paisagismo com a Realidade Virtual

Modelação de terreno com uma aplicação baseada em nuvens

Se quiser criar um modelo de terreno digital aproveitando o poder do BIM e do Google Maps, pode usar usBIM.land, o aplicativo em nuvem integrado com o sistema usBIM com a qual pode obter automaticamente dados de elevação e texturas de terreno a partir de uma simples seleção no Google Maps e criar rapidamente os seus próprios modelos de terreno BIM.

Modelagem de terreno BIM a partir do Google Maps

Modelagem de terreno BIM a partir do Google Maps

Com usBIM.land, é possível:

  • obter automaticamente dados de elevação e texturas do Google Maps® e criar rapidamente o modelo de terreno digital;
  • obter automaticamente dados de elevação e textura do terreno a partir de uma seleção simples no Google Maps e criar um modelo digital do terreno rico em detalhes como vegetação e modelos de árvores 3D muito mais rapidamente;
  • aproveitar todo o poder da nuvem no processo de modelação de terreno em 3D;
  • gerir a modelação de terreno em 3D num ambiente totalmente digital;
  • aborda novas formas de trabalho colaborativo para o desenvolvimento dos seus projetos e utiliza todas as funções necessárias para a concepção (desenho técnico, simulação, visualização, etc.);
  • cria desenhos extremamente realistas e avalia a integração do modelo no seu contexto real;
  • simular cenários de vegetação com modelos 3D/BIM em diferentes estações do ano e colocar o modelo do terreno no seu contexto real para apresentações impactantes e realistas;
  • visualizar e federar o modelo digital do terreno com muitos formatos de ficheiro utilizados na indústria da construção (nuvens de pontos, modelos IFC de edifícios ou infra-estruturas, modelos Revit ou Edificius, modelos Sketchup, etc.).

Exemplos de projetos de paisagismo

Projeto de um jardim

Projeto de paisagismo

Projeto de um parque urbano

Projeto de mobiliário urbano

 

edificius
edificius