AIA BIM Protocol: o que são e qual sua importância?
Os AIA BIM Protocol coletam os procedimentos necessários para que os profissionais AECO utilizem o BIM em seus projetos. Entenda isso melhor
O projeto tradicional consiste em desenvolver suas disciplinas (arquitetura, estrutura e instalações) de forma isolada. Já a metodologia BIM permite superar este “calcanhar de Aquiles”.
De fato, seguindo um fluxo de trabalho, o BIM suporta os chamados projeto de tipo integrado, uma abordagem sistêmica em que todos estão envolvidos desde as primeiras etapas, tendo controle sobre o resultado final.
Entre as primeiras organizações a promover a difusão do BIM está o AIA, que imediatamente compreendeu seu grande potencial.
Vamos ver juntos o que é e quais são as ferramentas que utiliza para promover a metodologia BIM.
O que é o AIA no BIM?
O American Institute of Architects, ou AIA, é uma organização composta por mais de 83.000 membros, que promove o crescimento científico e prático dentro da comunidade arquitetônica e que desde 2007 luta de foma contínua pela introdução e utilização do BIM no setor AECO.
De acordo com o AIA, o BIM é a metodologia de projeto que:
- é independente do tipo de projeto e/ou a metodologia de entrega;
- permite a criação de um modelo virtual navegável e pesquisável antes da construção da obra;
- permite constituir um catalisador de informações, não apenas de planejamento, mas também executivo, textual e documental;
- abre as portas para cooperação entre as partes.
É graças à colaboração contínua das partes envolvidas que é possível conhecer de imediato, por exemplo, as técnicas de construção que os empreiteiros irão utilizar e analisar de imediato os potenciais conflitos que possam surgir.
Isto se traduz em analisá-las e resolvê-las na fase de pré-execução, evitando variações de projeto que geram aumentos no tempo e no custo da obra.

AIA no BIM
Vamos ver juntos com quais ferramentas o Instituto Americano de Arquitetos (AIA) espalha seus princípios.
O que é a Exposição de Protocolos BIM do AIA?
O AIA introduziu pela primeira vez a definição de “Level of Development” e fez isso exibindo uma série de protocolos, na forma de documentos contratuais em formulário padrão.
Eles foram publicados em 2008 e atualizados em 2013 e até o momento são:
- AIA Document E202™ – 2008, Building Information Modeling Protocol Exhibit.
- AIA Document E203™ – 2013, Building Information Modeling and Digital Data Exhibit.
- AIA Document G201™ – 2013, Project Digital Data Protocol Form.
- AIA Document G202™ – 2013, Project Building Information Modeling Protocol Form.
Estes documentos, que são os mais utilizados no setor da construção, podem ser consultados e acompanhados de uma série de exemplos, instruções e guias para tornar a metodologia aberta a todos.
Os Documentos AIA são:
- abrangentes – integram os interesses de engenheiros, arquitetos, empreiteiros, proprietários, seguradoras, etc.;
- práticos – concentram-se em orientações práticas e não teóricas;
- simples – fáceis de interpretar e usar;
- conforme as leis – sempre atualizados em relação aos vigentes;
- flexíveis – modificáveis de acordo com os requisitos da ordem de serviço;
- constantemente atualizados – no que diz respeito à evolução tecnológica do setor.

AIA BIM PROTOCOL
O que é o AIA E202?
E202™ –2008, Building Information Modeling Protocol Exhibit é um documento introduzido pelo AIA em 2008 e consiste em uma estrutura contratual para a gestão de projetos BIM.
Não é um documento independente, mas deve ser anexado a qualquer outro contrato de serviços de projeto ou construção, e não é rígido, pelo contrário, pode ser personalizado para cada caso de projeto.
E202™-2008 divide o modelo computacional em vários componentesutilizando o sistema Uniformat™ e, com base na fase de projeto, identifica cinco níveis progressivos de desenvolvimento “Level of Development”, chamados de LODs:
- LOD 100: Conceito
- LOD 200: Geometria aproximada
- LOD 300: Geometria precisa
- LOD 400: Adequado à realização
- LOD 500: “As Built“
Para cada LOD são identificados os formatos e padrões de arquivo, definindo:
- responsabilidades de gestão do modelo;
- resolução de conflitos;
- visualização;
- arquivamento.
Para saber mais sobre os LODs e as atualizações feitas a eles pelo AIA em 2013, sugerimos que leia também este artigo.
O que é AIA E203 2013?
O E203 – 2013 Building Information Modeling and Digital Data Exhibit é um documento elaborado pelo AIA em 2013 que visa definir os objetivos das partes envolvidas em relação ao uso de dados digitais e Building Information Modeling no projeto.
É composto por cinco artigos:
- artigo 1: contém as disposições gerais relativas ao fluxo de dados.
- Artigo 2: contém a estrutura para transmissão de dados digitais e tratamento de dados confidenciais.
- Artigo 3: estabelece o procedimento de uso e transmissão de dados entre as diversas partes, identificando também os usuários responsáveis pela gestão dos documentos digitais.
- Artigo 4: contém os protocolos relativos à utilização da metodologia BIM no projeto, identificando quem é o responsável pela gestão dos modelos de informação.
- Artigo 5: descreve quaisquer outras disposições e condições.
Este documento também é enriquecido pelo AIA Document G201™ – 2013 Project Digital Data Protocol Form e AIA Document G202™ – 2013 Project Building Information Modeling Protocol Form.
Eles detalham o desenvolvimento de protocolos e procedimentos para regulamentar o desenvolvimento, uso, transmissão e troca de dados digitais.
Os protocolos serão revisados de tempos em tempos conforme as circunstâncias do projeto mudarem e designados com data e número de revisão.
AIA G201 – 2013 – Project Digital Data Protocol Form
O Documento AIA G201 – 2013 – Project Digital Data Protocol Form permite que os profissionais envolvidos no projeto documentem os protocolos relativos aos dados digitais, protocolos que serão abordados com mais detalhes no AIA G202 – 2013.
Os protocolos estão contidos nesses módulos e não no documento principal, pois estão sujeitos a alterações durante as fases de projeto e, dessa forma, evita-se modificar o contrato principal quando os protocolos mudam.
AIA G202 – 2013 – Project Building Information Modeling Protocol Form
O AIA Document G202 – 2013 – Project Building Information Modeling Protocol Form, de forma coordenada na E203 – 2013 e com uma tabela de compilação, detalha:
- os requisitos de conteúdo do modelo em relação aos cinco Levels ;
- os usos do modelo baseado nos cinco LODs;
- a atribuição dos vários elementos do modelo;
- as propriedades do modelo;
- padrões de modelagem;
- os formatos de arquivo.
Por gerenciar facilmente documentos e protocolos contratuais e compartilhá-los com os diversos profissionais de um comissionamento BIM, sugerimos que utilize uma plataforma de BIM Management System, totalmente gratuita e online, com o qual pode consultar e atualizar em tempo real todas as alterações efetuadas.