A imagem ilustra o conceito de architectural visualization

Architectural Visualization: o que é e por que é importante

Como valorizar seu trabalho graças à Architectural Visualization: confira procedimentos e benefícios para a apresentação do seu projeto


A imagem é certamente a melhor forma de comunicar um projeto: não necessita de explicações, pois é imediata e de fácil compreensão para todos.

Neste artigo, vamos te explicar como melhor apresentar seus projetos graças às novas técnicas de Architectural Visualization (Visualização Arquitetônica), também chamada de Archviz.

Deseja criar renders, vídeos de apresentação, passeios virtuais de seu modelo de projeto e ainda obter ótimos resultados em tempos rápidos e sem muito esforço? Então baixe a versão de teste gratuita do Edificius (o software BIM para projeto arquitetônico) e siga nossas dicas.

A imagem ilustra o conceito de Architectual Visualization - projeto arquitetônico BIM - Edificius

Render realizado com o Edificius

Architectural Visualization: o que é

O termo Architectural Visualization se refere à representação realista de uma construção antes de sua realização.

O objetivo é facilitar a compreensão do trabalho, já na fase preliminar, e favorecer a comunicação entre o técnico e seu cliente. Desta forma, mesmo quem não é técnico pode apreciar facilmente todas as escolhas de projeto por meio de imagens e vídeos criados com softwares e ferramentas específicos.

As técnicas e os métodos de apresentação são muitos e estão em constante evolução.

A visualização 3D, desenvolvimento mais recente da visualização arquitetônica, trata da criação de modelos tridimensionais que permitem ao cliente explorar e visualizar as opções de projeto de qualquer perspectiva. O modelo digital pode ser enriquecido com informações relativas a materiais, mobiliário e, entre outros, iluminação, contribuindo para a elaboração de imagens realistas e precisas.

Quando falamos de Architectural Visualization, pensamos imediatamente no render: uma representação realista do projeto, equivalente a uma verdadeira fotografia.

A imagem mostra um render do projeto de estudio realizado com Edificius

Render de interiores realizado com Edificius

Atualmente, os softwares BIM possuem recursos, nomeadamente a Renderização em Tempo Real (RTBIM) e a Realidade Virtual (VRi), que permitem apresentar o projeto de forma ainda mais eficaz, pois dão vida ao projeto e o tornam navegável como se já tivesse sido construído. A realidade virtual também permite interagir com os objetos e modificá-los em tempo real, de acordo com as necessidades do projeto.

usBIM.reality - a imagem mostra como navegar online os modelos BIM com a realidade virtual

 

Architectural Visualization: sua importância na arquitetura

A Architectural Visualization é, hoje, parte integrante de qualquer projeto arquitetônico, pois oferece muitas vantagens essenciais para seu sucesso.

Confira os benefícios que ela traz ao seu trabalho:

  • os projetos podem ser visualizados antes de começar as obras, ajudando técnicos e investidores a terem uma ideia clara de como o projeto será na realidade.
  • É mais fácil detectar problemas e fazer as necessárias alterações, garantindo que o projeto final seja a melhor versão possível.
  • A apresentação do projeto torna-se mais fácil e cativante graças a tecnologias, como a realidade virtual, que proporcionam uma visão única e em tempo real de como a obra ficará. Essas técnicas são particularmente úteis quando é necessário mostrar soluções arquitetônicas bastante difíceis de explicar e imaginar.
  • É uma maneira conveniente para fornecer aos investidores soluções de projeto que atendam às suas necessidades específicas. Os projetos podem ser modificados, mantendo a documentação (incluindo renders e modelos 3D) atualizada em tempo real. Os projetistas podem experimentar e propor soluções diferentes em tempos realmente rápidos, até chegar à solução mais convincente.
  • Uma apresentação cativante é uma verdadeira operação de marketing que te ajuda a “vender” suas ideias de projeto de forma competitiva e surpreendente.
  • É mais simples conceber novas soluções de projeto porque esse tipo de visualização estimula a criatividade e ajuda a visualizar novas ideias e recursos.
  • Colocar o projeto no contexto real pela inserção de fotos e talvez visualizá-lo com a realidade virtual permite avaliar o projeto de forma realista, mesmo em escala urbana.
  • A apresentação do projeto vira um momento estimulante para o cliente, pois ele consegue imaginar o resultado final e concretizar suas expectativas e ideias, manifestadas apenas verbalmente até esse momento.
  • Você consegue evitar erros de avaliação.
  • Melhora a qualidade do projeto e tem mais liberdade para experimentar até mesmo as escolhas arquitetônicas mais ousadas.
  • Monitora todos os detalhes do projeto.
  • Ilustra mais facilmente conceitos de design e soluções alternativas difíceis de apresentar com os tradicionais gráficos 2D.
  • Enriquece o projeto com informações (luzes, materiais, cores, ambientes, etc.) não reproduzíveis por pranchas gráficas tradicionais (plantas, cortes, elevações).
  • Torna seu trabalho mais competitivo e completo.
  • Atende às necessidades de seus clientes.

Architectural Visualization: para quem?

A visualização arquitetônica é útil tanto para os projetistas (arquitetos, engenheiros, agrimensores, etc.) como para os clientes (públicos e privados) de uma obra, pois os ajuda a conceberem e apresentarem o projeto através de técnicas de comunicação claras, simples e eficientes.

Em particular, a clareza de comunicação faz com que os clientes possam contribuir de forma mais consciente para as escolhas de projeto.

Software para Architectural Visualization

Está procurando um software para modelar, gerenciar e visualizar seu projeto? A resposta é Edificius, o software de projeto de construções 3D BIM.

Com Edificius, de fato, você tem todos os recursos para criar o modelo BIM do projeto e mostrá-lo ao cliente com as técnicas mais avançadas existentes no mercado:

  • Renderização estática
  • Renderização em Tempo Real
  • Vídeos de apresentação
  • Realidade virtual

O Edificius, na verdade, é uma ferramenta muito poderosa que consegue facilitar seu trabalho na fase de apresentação com métodos inovadores e de forma imediata e abrangente.

Renderização em Tempo Real e Renderização estática

O termo Rendering (Renderização) indica o processo que permite obter, a partir de um modelo 3D elaborado pelo computador, uma imagem estática muito realista baseada nos dados de projeto. A renderização foto realista é fundamental para o projeto arquitetônico e a visualização arquitetônica, pois ilustra uma ideia, um projeto, ou seja, um modelo que ainda não existe.

Visualizacao arquitetonica: a imagem mostra o render do projeto de cozinha realizado com o Edificius

Render realizado com o Edificius

Hoje, até é possível renderizar todo o modelo 3D em tempo real para que possa ser explorado e navegado como se já existisse!

Isso graças à Renderização em Tempo real: imagens e animações renderizadas tão rapidamente que o usuário nem se dá conta do tempo que o computador leva para calculá-las.

É um recurso realmente extraordinário, pois não se trata de uma simples imagem estática e bidimensional do projeto, mas sim de um modelo 3D completo, dinâmico e renderizado em tempo real.

Desta forma, você pode se mover livremente pelos espaços que criou, verificar detalhadamente a validade de cada escolha de projeto e fazer, se necessário, alterações em tempo real no modelo.

Além disso, com um simples clique no modelo 3D renderizado, você obtém os documentos a usar para apresentar o projeto:

  • Renders instantâneos profissionais
  • Vídeos de apresentação
  • Imagens em 360°

Para aprofundar o conceito de Architectural Visualization e saber como gerar renders estáticos e em tempo real com o Edificius, confira os artigos a seguir:

Vídeos de apresentação do projeto

Imagine ter que apresentar seu projeto a um público amplo e heterogêneo, talvez em uma reunião de condomínio. Seria muito útil ilustrar o projeto por um vídeo que inclua toda a documentação técnica referente a sua evolução, do conceito aos itens de detalhe: desenhos técnicos, imagens e filmes.

Em particular, você poderia usar vistas bidimensionais do modelo BIM (plantas, cortes, elevações, detalhes de construção) e vistas tridimensionais (perspectivas, vistas em corte, renders, vídeos realistas). Esse tipo de apresentação, de fato, te permite mostrar qualquer informação relativa ao projeto e até facilitar sua compreensão.

Pretende criar um vídeo de apresentação do seu projeto? Baixe gratuitamente Edificius e aproveite o ambiente BIM Video Studio.

Realidade virtual

A Realidade Virtual Imersiva (VRi) é uma ferramenta útil para o técnico tanto na apresentação do projeto quanto durante todas as fases do próprio projeto:

  • na fase preliminar, ajuda a conceber novos espaços e novas formas.
  • Na fase de verificação das escolhas de projeto, atua como uma ferramenta de avaliação e controle.
  • Na fase de projeto final e executivo, ajuda a definir detalhes, materiais e cores.
  • Ao apresentar o trabalho ao cliente, a VRi torna o projeto “vivo” mesmo antes de sua realização.

Leia nosso artigo para saber como trabalhar com a VRi no Edificius.

edificius
edificius