Home » BIM e Arquitetura » As built significado

as-built

As built significado

Desenhos as-built são gráficos elaborados que descrevem o estado real da construção após a realização dos trabalhos. Leia o artigo para saber mais.


É comum encontrar diferenças entre o projeto, por exemplo, de um edifício, e sua realização; na verdade, podemos dizer que não há construções que não apresentem esse tipo de desafio. Para superá-los, por meio de documentos sempre atualizados e úteis para a fase de gestão da obra, podemos nos referir aos desenhos as-built. Vamos ver o que são, para que servem e como utilizá-los. Para fazer isso, sugerimos que você utilize um BIM management system que permita gerenciar todas as fases do ciclo de vida da obra da melhor forma.

Modelo BIM com documentação as-built

Modelo BIM com documentação as-built

O que são desenhos as-built?

Desenhos as-built são documentos gráficos que indicam o estado real das obras que foram realizadas, incluindo todas as alterações feitas ao projeto original durante a execução. De fato, é muito comum que os desenhos do projeto sejam modificados durante a execução e o processo de construção, de modo que as obras realizadas não correspondam 100% ao que foi planejado no projeto.
Em resumo, os desenhos as-built refletem a realidade muito melhor do que outros desenhos (até mesmo executivos) e são muito mais confiáveis para aqueles que, ao longo do tempo, são responsáveis pela gestão e manutenção da obra.

Sobre esse aspecto, também sugerimos a leitura de outro artigo: “BIM As Built: o que é?“.

Por que os as-built são importantes?

A resposta a essa pergunta está na gestão e manutenção da obra em que você trabalhou.
Como mencionamos anteriormente, os desenhos as-built representam da melhor forma a situação real da obra após a conclusão dos trabalhos. Portanto, quem precisa realizar atividades subsequentes de manutenção ou, mais geralmente, de gestão da obra, pode contar com documentos gráficos confiáveis que reduzem significativamente os erros.

Hoje em dia, é muito mais comum intervir em edifícios existentes do que construir novas obras: isto aumenta a importância e a necessidade de realizar as built survey (levantamentos) para obter documentos que descrevam com precisão o estado atual do imóvel.

Em geral, podemos dizer que os desenhos as-built são importantes por três motivos:

  • melhoria da fase inicial de atualização: quando novas pessoas ou novos profissionais entram em um projeto, os desenhos as-built permitem acessar as informações necessárias de maneira mais fácil e rápida, antecipando o início dos trabalhos.
  • Suporte contínuo às equipes diversas: os desenhos as-built atualizam de maneira detalhada e contínua o progresso dos trabalhos, permitindo resolver problemas de maneira mais rápida, economizando tempo e dinheiro.
  • Melhor comunicação técnica/cliente: o cliente tem a oportunidade de obter todas as informações atualizadas sobre os trabalhos realizados, incluindo todos os custos incorridos até um determinado momento, permitindo gerenciar melhor os recursos disponíveis.
Diferença entre desenhos redline e desenhos as-built gerenciamento de mudanças na fase de execução

Diferença entre desenhos redline e desenhos as-built

Para maiores informações sugiro também a leitura de outro artigo: “Documentação as-built: o que é e para que serve“.

O que são plantas as-built?

Plantas as-built podem ser consideradas como documentos gráficos 2D que são usados para definir quais modificações foram feitas no projeto.
Como todos os documentos gráficos, elas têm o propósito de identificar também quais são as novas dimensões, a nova localização, o novo tipo de elementos que substituíram os anteriores.

Para esclarecer, aqui estão alguns exemplos do que uma planta as-built define:

  • a posição final de paredes, portas, janelas e outros elementos arquitetônicos;
  • a posição final dos elementos do sistema;
  • a posição final de eventuais painéis de controle;
  • e assim por diante.

Afinal, como criar esses desenhos?

Em geral, os desenhos as-built não têm regras rígidas a seguir para sua elaboração. Portanto, desde que não haja imposições por parte das autoridades competentes, os documentos podem ser elaborados da maneira que você preferir. O que eu recomendo sempre lembrar são alguns aspectos gerais muito importantes, como:

  • codificar as cores – tenha uma legenda das cores usadas nos desenhos para deixar claro quais elementos foram adicionados, quais elementos foram removidos, quais informações são importantes, etc.
  • Desenhos em escala – todas as modificações indicadas nos desenhos as-built devem manter a escala do desenho principal.
  • Indicação das datas – inclua a data da modificação e qualquer outra informação relevante.
  • Desafios enfrentados – especifique quais foram os desafios enfrentados durante todo o processo de modificação, de qualquer natureza (regulatória, técnica, devido às características do solo, etc.).
  • Sistemas – certifique-se de indicar a localização exata de todos os sistemas instalados durante os trabalhos.

 

usbim
usbim