Home » BIM e Projeto de construção » BIM As Built: o que é?

BIM As Built: o que é?

BIM As Built é o processo de criação de um modelo digital 3D que representa com precisão o estado real de um edifício. Vamos conhecer mais

Para gerir uma obra após a sua realização é fundamental ter o correspondente modelo BIM “As Built” atualizado e detalhado com relação a quaisquer mudanças gerenciadas durante a fase do canteiro de obras.

Vamos ver exatamente para que serve um modelo BIM As Built, quem é o responsável por atualizá-lo, quais os softwares BIM usar e para quem é útil.

O que é um modelo BIM As built?

O modelo BIM As Built (“como construído”) é a reconstrução digital e altamente detalhada de um edifício existente.

Trata-se do recipiente de informações que combina o modelo 3D com os dados (geométricos e outros) relativos ao edifício construído (fichas técnicas, manuais, documentação fotográfica, etc.). É atualizado à medida que a obra avança para ser entregue ao contratante após a construção de uma obra.

Em geral, um modelo BIM As Built mostra a posição exata dos elementos estruturais, mecânicos, hidráulicos, elétricos e arquitetônicos para reconstruir uma imagem completa do estado do edifício no momento da vistoria.

O processo de criação de um modelo As Built começa a partir do levantamento geométrico do edifício construído e a coleta de informação que serão contidas no modelo, e termina com a entrega do modelo BIM ao cliente.

Na prática, é o inverso do que normalmente acontece em um processo BIM tradicional em que o modelo 3D é criado para descrever o projeto em detalhes e apoiar a realização das obras a serem feitas.

 

A imagem ilustra uma comparacao do edificio existente ao modelo BIM as built

Do edifício existente ao modelo BIM As Built

Para obter o modelo 3D As Built, você pode seguir 2 caminhos:

  • modificar o modelo BIM do projeto de acordo com as obras efetivamente realizadas no canteiro;
  • detectar a geometria do artefato existente com ferramentas especiais de levantamento (scanner a laser, fotogrametria, etc.) que geram nuvens de pontos das quais extrair informações geométricas.

As nuvens de pontos obtidas através destas técnicas formam a base para BIM As Built, permitindo uma reconstrução fiel e detalhada. Para elaborar o modelo BIM, além do levantamento, é indispensável a utilização de um software BIM de projeto de construção 3D.

Recomendamos o artigo “Da nuvem de pontos ao modelo BIM” para ter uma ideia completa de todos os passos a seguir.

A imagem ilustra uma secao-na-nuvem-de-pontos-feito-com-Edificius -as built

Seção na nuvem de pontos feito com o software Edificius

Quem é responsável por cria-lo?

No setor da construção há uma divisão distinta de papéis e responsabilidades para cada figura envolvida.

Geralmente os projetistas encarregados de elaborar os modelos de projeto também são responsáveis por criar o modelo ao final da obra.

No entanto, deve-se levar em consideração que os projetistas nem sempre estão atualizados sobre todas as alterações feitas no local e, consequentemente, é a empresa que tem o ônus de atualizar os desenhos finais.

Independentemente de quem esboça os modelos executados, a maneira mais eficaz de garantir que tudo esteja documentado é atualizar o modelo de projeto por meio de revisões regulares à medida que a construção avança. Este é certamente o método mais caro em termos de tempo e dinheiro, mas garante um alto grau de detalhamento do modelo final.

A remuneração profissional para modelos executados representa aproximadamente 1-2% do orçamento total da construção.

Manter o controle de todas as alterações e registrar todas as alterações garante um resultado final confiável. Pelo contrário, a impossibilidade de documentar as alterações durante o processo de construção pode levar a modelos finais imprecisos e inconsistentes com as obras realizadas.

Para quem é útil o modelo BIM As Built ?

O modelo BIM é certamente essencial na fase de gestão da obra. De fato, em caso de intervenções de manutenção ou reestruturação ao longo do tempo, ter o modelo atualizado do edifício disponível ajuda projetistas, gerentes de instalações e empresas a realizar o trabalho com eficiência, limitando erros, interferências e alterações durante a construção e economizando tempo.

A economia de tempo também se traduz em economia de dinheiro para o cliente.

Em resumo, portanto, poderíamos dizer que o modelo BIM As Built é útil para:

  • empresas;
  • proprietários;
  • profissionais;
  • Facility Manager;
  • compradores (no caso de compra e venda do ativo).

Relembro que para criar o modelo BIM As Built você pode usar um software BIM de projeto de construção.

Para gerenciar o modelo durante toda a vida útil do artefato, você pode usar um BIM Management System grátis e totalmente online.

 

edificius
edificius