Auditoria de manutenção: o que é, qual a sua importância
Uma auditoria de manutenção é uma revisão sistêmica dos processos e métodos de manutenção de uma empresa. Saiba porque é tão importante
Você já se perguntou como uma empresa pode entender se está realizando os processos de manutenção corretamente e se está atingindo os objetivos e requisitos da norma?
Você já ouviu falar da auditorias de manutenção?
Neste artigo vamos descobrir juntos o que são, por que são importantes e como é simples gerenciá-los com um software de gestão de manutenção.
O que é uma auditoria de manutenção?
Uma auditoria de manutenção é uma auditoria completa aos processos de gestão da manutenção de uma organização, com o objetivo de perceber se as atividades de manutenção corretas estão a ser realizadas, da forma correta e no momento certo, e avaliar a sua qualidade, cumprimento e eficácia.
Em detalhes, em uma organização, as auditorias permitem inspecionar e avaliar:
- organização geral;
- saúde;
- segurança e meio ambiente;
- políticas;
- programação;
- planejamento;
- gestão de inventário;
- gerenciamento de documento;
- gestão prática;
- gestão de contratos;
- gerenciamento pessoal;
- gestão de clientes;
- treinamento;
- relações públicas;
- comunicação;
- assuntos legais;
- etc.

Verificação de conformidade com as normas de uma auditoria de manutenção
Quais são os tipos de auditorias de manutenção?
Existem três tipos diferentes de auditorias de manutenção:
- obrigatórios: são os exigidos por lei. São realizadas em estruturas e recursos por órgãos governamentais especializados no setor para verificar o cumprimento da legislação vigente.
- Voluntários: são aqueles implementados pelas empresas para ter uma vantagem sobre a concorrência. De fato, as organizações realizam projetos e auditorias para obter certificações adicionais não obrigatórias para aumentar seu valor.
- Interiores: são aqueles desenvolvidos regularmente pela empresa para garantir a eficácia de seus processos internos e o cumprimento de padrões e objetivos, com o objetivo de trazer melhorias contínuas para a organização.

Tipos de auditorias de manutenção
Por que as auditorias de manutenção são importantes?
As auditorias de manutenção são importantes porque oferecem uma visão clara da empresa: permitem não só perceber se os sistemas de manutenção são eficazes, como também se a equipe de trabalho os está aplicando corretamente.
A importância também é ditada pelo fato de permitirem:
- identificar oportunidades para utilizar os melhores recursos da empresa;
- identificar maneiras de melhoraria a eficiência geral do sistema de gestão e dos processos de manutenção existentes;
- rever práticas e processos ativos de gestão e manutenção.
O papel de um CMMS para passar em uma auditoria de manutenção
Passar por uma auditoria de manutenção pode parecer muito complicado e também pode ser demorado para toda a equipe de trabalho.
O uso de um software CMMS (Computerized Maintenance Management System) torna tudo mais fácil: ajuda você a acompanhar todos os dados relativos a inspeções e atividades de manutenção industrial e você sempre os tem a apenas um clique de distância em caso de necessidade.
Se você atua como gerente de facilities e pretende agilizar e simplificar os procedimentos de auditoria, pode contar apenas com um software de gestão de manutenção, para otimizar o fluxo de controle e validação.