Home » BIM e facility management » O que é um CMMS? Saiba os 10 principais benefícios

O que é um CMMS? Saiba os 10 principais benefícios

Um CMMS é um sistema de gestão de manutenção informatizado que orienta e apoia os processos comerciais. Conheça os 10 principais benefícios

A tecnologia dá saltos gigantescos todos os dias e se antigamente, para gerir uma organização, simplesmente se utilizavam apontamentos e folhas de cálculo, hoje é cada vez maior o número de gerentes de Facilities que confiam os processos de manutenção e gestão das suas empresas a softwares capazes de organizar, monitorizar e diagnosticar recursos.

Mas você sabe o que é um CMMS? Você já experimentou como é simples de usar e como ele pode melhorar seu sistema de gestão de manutenção? Em primeiro lugar, te aconselhamos a introduzir imediatamente um software de gestão de manutenção e, se ainda tem dúvidas, com este artigo pode começar a dar os primeiros passos e descobrir as principais vantagens que esta ferramenta pode trazer ao seu trabalho!

O que é um CMMS?

Um CMMS, sigla para “Computerized Maintenance Management System”, é um sistema informatizado de gerenciamento de manutenção, que simplifica os processos de manutenção, melhora a produtividade, o desempenho e a segurança dos recursos e permite economias significativas de tempo e custos.

Graças a um software CMMS, é possível verificar os ativos em tempo real e detectar facilmente qualquer anomalia: é por isso que é uma ferramenta indispensável para todas as organizações que desejam aumentar a eficiência no planejamento das operações de manutenção.

Muitas vezes, os softwares CMMS são confundidos com os os Sistemas Integrados de Manutenção (SIM). Na verdade, há uma clara diferença entre os dois:

  • o SIM representa o conjunto de regras e procedimentos que resultam do trabalho quotidiano dos vários técnicos, podendo ser suportados de diversas formas, nomeadamente por aplicações e software;
  • o CMMS são aplicações de software (muitas vezes integradas com software ERP) de suporte ao sistema de informação de manutenção, que incorporam e automatizam os vários procedimentos de manutenção numa única plataforma, facilitando o seu desenvolvimento.

Como funciona um CMMS?

Um CMMS centraliza as informações relacionadas à manutenção e garante a automatização de diversos processos como:

A imagem ilustra uma imagem com os 10 principais benefícios de um CMMS

10 principais benefícios de um CMMS

Quais são os 10 principais benefícios desse software?

Os 10 principais benefícios que o software CMMS oferece são:

  1. planejamento de intervenções de manutenção: com um CMMS é possível criar um plano de manutenção e fazê-lo individualmente para cada equipamento, permitindo assim desenvolver diferentes tipos de intervenções ad hoc para cada ativo ou grupos de ativos com necessidades semelhantes.
  2. Processamento imediato de ordens de trabalho: com um sistema centralizado você pode criar, priorizar, enviar e gerenciar ordens de serviço de forma eficiente e muitas vezes até automática, reduzindo documentação em papel e custos de programação.
  3. Diminuição nos custos de manutenção: um CMMS pode ajudá-lo a controlar as despesas de manutenção, permitindo monitorar investimentos, criar relatórios para compartilhar e economizar dinheiro onde for necessário.
  4. Informações de ativos em tempo real: a recolha constante de dados em nuvens centralizadas, disponíveis para todos, permite ter toda a informação de um ativo à distância de um clique, simplificando a identificação de problemas e os métodos de intervenção.
  5. Monitoramento e controle de recursos: para ultrapassar problemas relacionados com faltas ou gastos excessivos relacionados com materiais, um CMMS permite monitorizar e gerir o inventário de recursos, acompanhando os artigos em estoque, encomendas especiais ou movimentos diversos.
  6. Agilizar inspeções e reparos: por meio do monitoramento constante dos recursos, é possível agilizar reparos e inspeções, reduzindo paradas não planejadas; de facto, com um CMMS permite visualizar o histórico de problemas e reparações, de forma a realizar a intervenção o mais rapidamente possível.
  7. Extensão da vida útil do ativo: um recurso constantemente monitorado e mantido em estado de eficiência por meio de inspeções e intervenções planejadas ad hoc aumenta naturalmente sua vida útil.
  8. Maior segurança: uma máquina danificada é perigosa tanto para o ambiente de trabalho quanto para os operadores. Um CMMS verifica se o equipamento opera em determinadas faixas de segurança, sinalizando intervenções apropriadas, se necessário, reduzindo assim os riscos de segurança.
  9. Melhorar a conformidade dos sistemas: a gestão dos procedimentos de segurança e o controlo do cumprimento da legislação são rápidos e simples; desenvolve-se assim uma auditoria de manutenção em menos tempo, com dados em mãos e economia de tempo e custos.
  10. Aumento da eficiência da equipe de trabalho: é possível explorar o potencial de uma plataforma centralizada para unificar as atividades das equipes internas e coordená-las com as parcerias externas, obtendo um melhor fluxo de trabalho, maior comunicação entre as partes e uma redução substancial de erros.

Como você pode ver, as vantagens que um CMMS pode oferecer à sua empresa e ao seu negócio de manutenção são inúmeras e todas muito relevantes! O que você está esperando para experimentar um software de gestão de manutenção? Prove agora e descubra como esta ferramenta simplifica qualquer procedimento de Facility Management!

 

usbim-maint
usbim-maint