Bank Facility Management: como torná-los eficientes

O Bank Facility Management refere-se à fase de manutenção dos ativos bancários. Descubra como um sofware de FM poderá ajudá-lo


Se você é um profissional do setor AECO, certamente saberá que a fase de gestão e manutenção de um ativo está entre as mais longas e exigentes de todo o ciclo de vida do ativo.

Seu planejamento deve ser estudado de forma precisa e pontual e muitas escolhas dependem também do tipo de ativo que está sendo tratado; entre estes, os bancos são certamente um tipo de ativo muito peculiar e com necessidades muito específicas. Então, vamos descobrir juntos em que consiste o Bank Facility Management e como ele pode ser facilitado pelo uso correto de um software de Facility Management .

O que é Bank Facility Management?

O Bank Facility Management representa a aplicação da fase de operação e manutenção ao setor bancário. Significa, portanto, a manutenção de todos os aspectos ligados à gestão de uma estrutura bancária e que eles garantem eficiência, funcionalidade e segurança.

A gestão e a manutenção de um ativo desse tipo são tão delicadas quanto a própria atividade que ocorre na estrutura. Por isso a fase de operação e manutenção é mais eficiente e seguro se coordenado por meio de um software e profissionais específicos.

Tal como acontece com todos os ativos, também é essencial para as estruturas bancárias que a estrutura e os serviços disponibilizados ao cliente funcionem sem interrupções inesperadas. Este nível de qualidade do serviço oferecido só pode ser alcançado graças a uma cuidadosa fase de manutenção. Além disso, é evidente que uma abordagem de manutenção preditiva de ativos, baseada no histórico de falhas, é mais aconselhável que uma abordagem reativa que, por outro lado, só intervém quando a falha já ocorreu e foi detectada.

Como o Facility Manager lida com os serviços bancários?

O papel do gerente de facilities certamente é muito delicado, ainda mais se o ativo a ser administrado e mantido for uma agência bancária.

Um estudo demonstrou que a gestão de facilities representa 80% do dinheiro gasto no ciclo de vida de um edifício, este valor reforça ainda mais a importância da gestão e manutenção das estruturas do setor bancário.

Neste setor, portanto, o Facility Manager terá que lidar com uma gama integrada de serviços que vão desde a manutenção de componentes de edifícios e instalações, a gestão administrativa de ativos, até serviços mais avançados como construção e entrega de novas agências ou reforma de agências bancárias.

A tarefa do Facility Manager será atuar proativamente junto ao cliente, tendo que partir de uma análise dos aspectos de manutenção e gestão da agência, para chegar à identificação dos pontos de intervenção necessários em relação ao caso concreto.

Globalmente terá de identificar e propor, de forma precisa e não normalizável, uma solução de operação e manutenção que oferece flexibilidade, transparência e conformidade.

Como tornar a gestão bancária mais eficiente?

A manutenção de uma estrutura bancária planejada e administrada por meio de um software de Facility Management garante uma estrutura funcional e segura. Além disso, o software de Bank Facility Management baseado em nuvem ajuda os bancos a:

  • garantir uma maior eficiência operacional sem aumentar os custos de manutenção;
  • simplificar as várias operações diárias, melhorando a eficiência e a produtividade geral dos empregados.

Quais são as principais vantagens de usar um software de Bank Facility Management?

As áreas em que o software de gestão de ativos é mais útil para melhorar a manutenção de uma estrutura bancária são:

  1. Gestão da propriedade
    A utilização de software de gestão específico permite aos bancos abordar estrategicamente a fase de operação e manutenção das suas estruturas, garantindo a minimização das interrupções de negócio. Os benefícios na gestão de propriedades incluem:

    • sistema automatizado de notificação por e-mail que informa os usuários sobre vencimentos de contratos para que possam renová-los a tempo;
    • armazenamento de todos os documentos.
  2. Otimização de espaço
    A integração do software de gestão permite aos bancos:

    • usar eficientemente o espaço não utilizado;
    • aumentar a produtividade;
    • simplificar a alocação e deslocação de espaço;
    • reduzir significativamente os custos operacionais.
  3. Gerenciamento de ativos físicos
    Graças à utilização de software de gestão, os bancos conseguem gerir de forma eficiente todo o ciclo de vida dos ativos físicos.
  4. Gestão das solicitações de atendimento
    O uso de um software de Facility Management permite aos bancos monitorizar problemas, reclamações e pedidos de serviços dos clientes dentro dos seus escritórios. Com processos automatizados, funcionários do banco podem se concentrar em adicionar novos clientes, manter suas contas e vender produtos financeiros. Um banco bem administrado oferece suporte aos funcionários e a todos os outros aspectos do negócio para fortalecer o relacionamento com os clientes.
A imagem ilustra uma lista com 4 vantagens do Software de Facility Management -Gestão de instalações bancárias

Vantagens de um software de Facility Management

A gestão e manutenção de uma estrutura bancária certamente não é uma tarefa fácil, mas pode sê-lo se apoiada pelas ferramentas certas. Para isso, recomendamos que você experimente um software de Facility Management profissional que permite planejar e gerenciar melhor a manutenção até dos ativos mais complexos.

 

usbim-maint
usbim-maint