BIM 4D: a dimensão temporal do BIM
Como planejar um projeto arquitetônico graças ao BIM 4D para o gerenciamento e a otimização da variável Tempo nos processos construtivos
O mundo do desenho BIM tem recebido cada vez mais elogios e apoio por parte de técnicos e profissionais graças à capacidade desta metodologia de simplificar e melhorar todo o processo de trabalho na indústria da construção.
A ampla difusão da metodologia BIM permitiu, na verdade, o desenvolvimento de níveis de multidisciplinaridade progressivamente maiores.
Com o BIM 4D os objetos, além das três dimensões espaciais (3D BIM), adquirem também a dimensão temporal.
A dimensão temporal no BIM refere-se a todas as atividades relacionadas ao planejamento das atividades ou ao cronograma do canteiro de obras. Graças à quarta dimensão do BIM, todas as partes interessadas podem extrair e visualizar o estado de avanço das atividades.
Em relação ao controle dos tempos de execução, o BIM permite fornecer dados utilizáveis pelos aplicativos usados para gerenciar o contrato. Dessa forma, é possível otimizar planejamento e gerenciamento dos projetos e da execução da obra.
Vantagens do BIM 4D
O modelo BIM, equipado com o diagrama de Gantt, fornece dados relativos a partes de projeto ou famílias de objetos, permitindo assim:
- verificar quais atividades serão envolvidas e os respetivos tempos;
- desenvolver cenários de análise para atividades específicas e os respetivos tempos;
- obter uma visão geral, constantemente atualizada, dos estados de avanço dos trabalhos, bem como do relacionado cronograma.
O diagrama de Gantt, ligado de forma inteligente ao modelo tridimensional, permite ao técnico criar cronogramas, analisar visualmente os projetos, mover-se para frente e para trás ao longo do cronograma e fazer alterações de forma rápida.
Modelagem 4D com um software BIM para arquitetura

Exemplo do BIM 4D integrado no software para arquitetura Edificius
A modelagem 4D refere-se aos tempos de realização. Pode ser usada para projetos de nova construção e é útil sobretudo para planejar intervenções de reformas.
O modelo BIM 4D permite ao técnico identificar, com apenas um clique, as atividades executadas em relação a um objeto especifico ao longo do tempo, bem como identificar imediatamente todos os objetos para os quais foi prevista uma determinada atividade.
A nova funcionalidade TimeLine permite visualizar a evolução temporal do modelo BIM em relação às atividades previstas no programa de construção.
Este extraordinário recurso, que torna o desenho arquitetônico BIM ainda mais completo, já foi integrado no novo software BIM Edificius X.
Finalmente será possível associar de forma fácil a propriedade “tempo” a cada objeto do modelo BIM e visualizar a TimeLine do projeto na Renderização em Tempo Real também.
Descobre como usar a modelagem 4D com um software BIM para arquitetura. Testa grátis agora Edificius