Como interagem os objetos em movimento num modelo BIM?
Desenho BIM: eis um exemplo prático de como um objeto atua e interage num modelo BIM adaptando os movimentos à geometria do desenho
Uma possibilidade inovadora oferecida pela tecnologia BIM é a oportunidade de trabalhar com objetos inteligentes. Esses objetos, equipados com propriedades intrínsecas, interagem dentro de um modelo BIM.
Outra grande vantagem resultante do uso de software BIM á a possibilidade de realizar projetos cada vez mais fiéis à realidade.
Graças a ferramentas como a Renderização em Tempo Real, funcionalidade integrada no software BIM para o desenho arquitetônico Edificius, o desenhador pode, na verdade, verificar em tempo real a validade das escolhas de projeto e, ao mesmo tempo, discutir as próprias ideias com o cliente, que tem uma visão precisa dos volumes e dos espaços.
Cada objeto representado num modelo BIM é capaz de estabelecer relações com os outros componentes do projeto.
Portanto, não nos referimos a objetos estáticos, mas a objetos que interagem com o inteiro ambiente circundante.
Vejamos, graças a um exemplo prático, como um objeto é capaz de interagir dentro de um modelo BIM, adaptando os movimentos à geometria do desenho (subidas, descidas, etc.).
Inserção de uma personagem animada num modelo BIM
Com Edificius podemos inserir uma personagem animada em planta e em 3D: vejamos como!
No desenho, a partir do menu dos objetos, selecionemos Personagem Animada.
A partir a Barra de Ferramentas das Propriedades vamos selecionar uma personagem da Biblioteca Geral ou baixando-a da Biblioteca Objetos BIM.
Com um simples clique do mouse vamos fixar a personagem e posicioná-la na cena.
A partir da Barra de ferramentas das Propriedades podemos definir a velocidade e as características da personagem animada (parada, em movimento, ao telefone, etc.).
Usando o mouse vamos definir a trajetória da personagem.
O percurso sempre pode ser alterado e adaptado de acordo com as próprias necessidades.
Enfim, diretamente da Renderização em Tempo Real podemos visualizar a personagem em movimento ao longo do percurso precedentemente definido.
Os movimentos da personagem adaptam-se à geometria do desenho (subidas, descidas, etc.) de acordo com o percurso indicado.
Eis um pequeno vídeo sobre como mexer uma personagem animada dentro de um modelo BIM.