Home » BIM e MEP » Conheça as diferenças entre BIM e MEP

Conheça as diferenças entre BIM e MEP

BIM e MEP: o que são e como diferem. O que você precisa saber para melhorar suas competências na indústria AECO

Você já ouviu muitas vezes os termos BIM e MEP, mas não entendeu muito? Quer saber a que se referem? Quer saber qual é a diferença?

Adiantamos que o BIM é uma metodologia de trabalho colaborativa aplicada ao mundo da construção, enquanto o MEP se refere à modelagem tridimensional de instalações prediais, fazendo então parte do modelo BIM.

Antes de abordar esta questão em detalhes, recomendamos que dê uma olhada em um software BIM para instalações MEP para conhecer imediatamente o potencial deste sistema para melhorar sua forma de projetar.

Diferença entre BIM e MEP

Antes de mais nada, precisamos explicar o que essas duas siglas representam.

O que é o BIM

O termo BIM indica o Building Information Modeling, ou seja, o processo que permite a criação de modelos 3D integrados a um conjunto de informações.

Esta metodologia permite que os profissionais da indústria AECO (arquitetos, engenheiros, etc.) tenham um contentor de dados fundamentais para a gestão da obra.

Esta informação abrange todas as disciplinas do edifício (estrutural, arquitetônico, instalações prediais, energia, etc.) e permite gerir o edifício desde as primeiras fases de concepção até à última demolição e eliminação.

Assim, ao contrário do que muitas vezes se pensa, o BIM não é um simples software (ou softwares) que permite criar modelos 3D de forma mais rápida. Pelo contrário, trata-de se um processo que permite otimizar recursos (tempo e verba) em todo o ciclo de vida do edifício, melhorando também o controle e os métodos de colaboração entre os vários profissionais.

Para saber mais, recomendamos que confira nosso artigo “Para o que serve o BIM“.

Immagine che schematizza tutti gli aspetti del BIM

O que é o MEP

A modelagem MEP lida com as três áreas das instalações prediais, ou seja,

  • Mechanical — Instalações mecânicas
  • Electrical — Instalações elétricas
  • Plumbing — Instalações hidráulicas

Este modelo, em combinação com todos os outros (arquitetónicos, estruturais, etc.), permite obter uma visão completa do edifício. Isso permite, de imediato:

  • otimizar o projeto de instalações prediaisi, avaliando as dimensões e espaços da planta diretamente no modelo 3D;
  • reduzir e resolver as interferências;
  • melhorar a colaboração e o compartilhamento de dados entre as várias figuras profissionais;
  • acelerar a entrega de projetos.
O que é MEP

O que é MEP

A diferença entre BIM e MEP

Neste ponto, a diferença entre é clara. Enquanto o BIM é um processo que incorpora aspectos das diferentes áreas do mundo da construção, o MEP lida exclusivamente com o projeto de instalações prediais.

Portanto, também pode-se dizer que o MEP é um subconjunto do BIM. Isso significa que o MEP é uma peça que, juntamente com as demais (arquitetônica, estrutural, etc.), compõe todo o processo BIM.

Diferença entre o modelo BIM e o modelo MEP

Diferença entre o modelo BIM e o modelo MEP

edificius
edificius