Home » CDE e plataformas colaborativas » Construção ágil: 4 dicas para aproveitar a metodologia

A imagem refere-se a metodologia Agil

Construção ágil: 4 dicas para aproveitar a metodologia

A construção ágil é uma abordagem cíclica, iterativa e colaborativa para gerenciar projetos de construção. Confira o que é e como usar esta metodologia

Como já acontecido em muitos setores, há alguns anos a gestão de projetos com a metodologia ágil se tornou muito popular na construção civil também por ser muito eficaz.

Para aplicar este método, é útil dispor de um construction management software, que você pode experimentar imediatamente de forma gratuita. Com a ajuda dessas ferramentas, poderá dividir o projeto de construção em fases menores, otimizando sua organização geral. Descubra como neste artigo!

O que é a construção ágil?

A construção ágil é uma abordagem de gestão de projetos que se origina do desenvolvimento de softwares, mas também se adapta bem às necessidades de mudança do setor da construção, pois se baseia na colaboração contínua entre as partes envolvidas para melhorar e iterar um projeto em todas suas etapas.

A abordagem ágil consiste em dividir estrategicamente qualquer projeto de grande porte em atividades menores e gerenciáveis. Em particular, essas atividades são divididas de acordo com as prioridades, proporcionando resultados de maior qualidade e otimizando o fluxo de trabalho.

A imagem ilustra as caracteristicas da metodologia Agil

Características da metodologia ágil

Metodologia ágil: como aplicar a construção

A abordagem ágil é aplicável em qualquer projeto de construção, porque não prescreve regras rígidas sobre a forma como o trabalho deve ser realizado, mas coleta dicas práticas para mudar o ambiente de trabalho e melhorar a mentalidade e os objetivos da equipe.

Na verdade, ela contrasta com o método tradicional de gerenciamento de projetos em cascata, que é caracterizado por um curto processo de planejamento e verificação antes do início da execução, dificilmente editável quando as obras começam.

O uso da gestão ágil promove maior transparência na relação equipe de trabalho/cliente, favorece o trabalho colaborativo e permite desenvolver o projeto mais rapidamente. Essa abordagem tem forte impacto justamente nas fases iniciais de planejamento, projeto e pré-construção mais em geral, pois é nessas fases que com esboços, desenhos e modelos é possível coletar feedbacks do cliente. Ao fazer isso, é possível minimizar as mudanças nas fases executivas e obter rapidamente resultados claros.

A imagem ilustra o fluxo da metodologia Agil na construcao

Fluxo da metodologia ágil na construção

Exemplos de abordagem ágil

Exemplos de construção ágil incluem:

  1. roadmap de construção: a equipe de trabalho cria atividades de trabalho, com características e requisitos bem definidos. A definição da sequência de execução das atividades ocorre de acordo com as necessidades dos clientes, que ficam por dentro do processos, e permite criar uma verdadeira roadmap.
  2. Planos de sequenciamento do projeto: o projeto é dividido em diversas áreas de trabalho, peças mensuráveis, utilizáveis e segmentáveis. Eles são adiados de acordo com as fases: cada fase terá planos de sequenciamento separados, com escopos distintos, mas qualquer alteração em um dos planos resultará em uma atualização em todos os outros.
  3. Planejamento do sprint: é um processo que envolve todas as equipes, pois representa o momento de discutir, dividir e colocar em sequência todas as atividades de trabalho, a fim de otimizar o processo de construção e trazer maiores benefícios para o cliente.

As vantagens da metodologia ágil

Os benefícios que a construção ágil traz para o fluxo de trabalho são múltiplos:

  • melhora a comunicação;
  • reduz os atrasos de projeto devido ao retrabalho;
  • oferece valor ao projeto real;
  • melhora o desempenho da equipe de trabalho;
  • melhora a gestão e organização de imprevistos;
  • permite o monitoramento constante dos processos;
  • permite a implementação de novas tecnologias de software.

Como usar a metodologia ágil na indústria da construção

Para usar a metodologia ágil na construção, basta seguir poucas dicas:

  1. colaborar constantemente com a equipe de trabalho e os clientes;
  2. comunicar imediatamente quaisquer dúvidas ou problemas;
  3. desenvolver flexibilidade no contexto de mudanças de projeto;
  4. experimentar agora mesmo gratuitamente um construction management software para eliminar processos manuais, otimizar o desempenho e melhorar a qualidade do seu trabalho.

 

usbim-resolver
usbim-resolver