Home » CDE e plataformas colaborativas » Princípios da Lean Construction: 6 princípios chave e vantagens na AECO

princípios da Lean Construction

Princípios da Lean Construction: 6 princípios chave e vantagens na AECO

Redução de desperdícios e otimização do fluxo de trabalho. Descubra quais são os 6 princípios da Lean Construction e como implementar esta metodologia na construção.

No setor AECO, aspectos como orçamento, cronograma e satisfação do cliente são fundamentais para o sucesso a curto e longo prazo. A abordagem lean, aplicada à construção por meio do uso de construction management software dedicado, tem como objetivo maximizar o chamado valor para o cliente e minimizar o desperdício de tempo e recursos. Portanto, vamos fazer um balanço e entender exatamente o que é a Lean Construction, quais são seus princípios-chave e que benefícios traz para o mundo AECO.

O que é a Lean Construction?

A Lean Construction, que significa literalmente “Construção Enxuta”, é uma abordagem para o fluxo de trabalho da construção orientada para colaboração e relacionamentos. O objetivo da Lean Construction é focar não apenas no produto final, mas também nos aspectos colaborativos das fases de planejamento, design e gerenciamento do processo de construção.
A construção enxuta pode ser definida como um conjunto de procedimentos que permitem otimizar a eficiência do fluxo de trabalho por meio de uma abordagem de tomada de decisão descentralizada e um compartilhamento mais amplo de informações. Os principais objetivos da Lean Construction são:

  • maximizar o valor para as partes interessadas;
  • minimizar o desperdício;
  • enfatizar e promover a colaboração entre as equipes.

Quais são os 6 princípios da Lean Construction?

O principal objetivo da construção enxuta é alcançar uma maior compartilhamento de informações no processo de construção e, assim, reduzir desperdícios e ineficiências no uso de recursos humanos e materiais.
Para atingir esses objetivos, a Lean Construction baseia sua abordagem nos seguintes seis princípios-chave:

  1. identificação do valor da construção para o cliente: em uma abordagem tradicional ao processo de construção, o objetivo comum de designers, empreiteiros e construtores é produzir o bem conforme projetado. Claro, a Lean Construction compartilha esse objetivo, mas o enriquece dando a ele um valor adicional, ou seja, interpretar o valor que a construção tem para os clientes, entender por que o cliente deseja realizar aquele projeto específico. Isso significa estabelecer confiança e colaborar com as partes interessadas do projeto desde o início para determinar o que se qualifica como valor para o cliente.
  2. Definição do fluxo de valor: definir o fluxo de valor é um dos passos mais importantes na metodologia lean. Uma vez que se tenha uma compreensão clara do valor do ponto de vista do cliente, será fácil e, ao mesmo tempo, fundamental, delinear todos os processos necessários para fornecer esse valor. Esse processo é chamado de fluxo de valor e envolve a determinação do tempo necessário, informações úteis, equipamentos e materiais para cada atividade. Quaisquer etapas ou recursos que não sejam considerados úteis são removidos, com o objetivo de reduzir desperdícios e ineficiências.
  3. Eliminação de desperdícios: conforme mencionado anteriormente, o principal objetivo da Lean Construction é eliminar ou minimizar desperdícios em cada atividade do processo de construção. A construção enxuta aplica esse princípio a todos os principais tipos de desperdícios e ineficiências, incluindo defeitos, superprodução, espera, subutilização de talentos, transporte, inventário, movimento e processamento excessivo.
  4. Fluxo de processo: um dos princípios-chave de um projeto de construção enxuta é um fluxo de trabalho contínuo e ininterrupto, confiável e colaborativo. Na Lean Construction, comunicação, colaboração e troca de informações entre as partes são essenciais para atingir os objetivos e evitar desperdícios de materiais e recursos.
  5. Planejamento e programação: para atingir os objetivos estabelecidos, é essencial realizar as fases iniciais de planejamento e programação da maneira mais eficiente e precisa possível. Nestas primeiras fases do fluxo de trabalho da construção, é necessário envolver empreiteiros e subempreiteiros, ou seja, as partes que estão diretamente envolvidas na construção física da obra.
  6. Melhoria contínua: a crença de que é possível melhorar continuamente os processos e eliminar desperdícios é o objetivo geral da filosofia lean. Durante cada processo de construção, oportunidades de melhoria são identificadas e aplicadas durante o próprio projeto, sempre que possível, e em projetos futuros.
Os 6 princípios-chave da Lean Construction

Os 6 princípios-chave da Lean Construction

Quais são as vantagens da Lean Construction?

Como vimos em um artigo anterior sobre a Lean BIM Construction, o conceito de produção enxuta ou Lean Manufacturing foi originalmente aplicado na indústria automobilística. Então, por que é útil implementar essa abordagem metodológica também na construção? Quais são as vantagens disso? Vamos responder a essas perguntas, analisando os principais benefícios de uma abordagem enxuta no mundo da construção:

  • melhora a colaboração dentro da equipe: a Lean Construction exige que diferentes departamentos e equipes de projeto colaborem durante o processo de planejamento, design e execução do projeto. Isso ajuda a evitar erros caros e oferece uma disponibilidade just-in-time de materiais e trabalhadores.
  • Otimiza a eficiência no uso de recursos: esse aspecto permite limitar os custos e reduzir o desperdício de materiais e tempo, usando os recursos disponíveis de maneira eficiente e implementando melhorias contínuas quando necessário.
  • Facilita o controle de custos: na Lean Construction, os custos de mão de obra, materiais e despesas gerais são aplicados apenas ao que está incluído no fluxo de valor. Isso permite ao gerente de projeto reduzir os custos removendo o que não é considerado necessário do value stream específico.
  • Melhora a satisfação do cliente: ser capaz de entregar um projeto de construção ao cliente de forma rápida e após a interpretação do chamado valor para o cliente se refletirá na satisfação do cliente, aumentando a fidelização.

Quais são as etapas para sua implementação?

A implementação da abordagem lean na construção sofre variações e adaptações de acordo com o projeto específico.
No entanto, existem algumas etapas válidas e adaptáveis a todos os fluxos de trabalho de construção para a implementação adequada da metodologia lean, que são:

  • encontre o chamado change agent: uma das características da Lean Construction é a descentralização do processo decisório, tornando-o mais colaborativo e comunicativo desde as primeiras fases do processo. Essa mudança pode ser de difícil implementação em um processo de construção tradicional. Portanto, a figura do change agent, alguém imune à influência e fiel aos princípios da Lean Construction, é fundamental para alcançar uma implementação adequada.
  • Realize treinamento: como acontece com qualquer nova tecnologia ou metodologia, a implementação adequada da Lean Construction requer treinamento adequado de todas as equipes. É necessário treinar a equipe para começar a ver os projetos de uma perspectiva mais ampla, mais lean. Isso significa olhar para o projeto como um todo, em vez de atividades específicas, e adotar uma perspectiva de colaboração e cooperação para evitar erros e desperdícios nas etapas subsequentes do processo.
  • Identifique problemas e melhorias potenciais: a Lean Construction está constantemente atenta a melhorias que podem ser feitas durante o próprio processo de construção ou que podem ser úteis para projetos futuros.
  • Mapeie o fluxo de valor: como vimos, identificar o valor para o cliente é um dos princípios fundamentais da Lean Construction. Depois de identificá-lo, é útil mapear o fluxo de valor para ter uma visualização gráfica clara das etapas necessárias para atingir os objetivos e, assim, satisfazer o cliente.

Portanto, a Lean Construction garante que todos os profissionais estejam envolvidos de maneira colaborativa e proativa e concentra-se em limitar ao máximo a ocorrência de interrupções no processo de construção e a consequente perda de tempo e dinheiro. Claramente, para alcançar esses objetivos, a Lean Construction faz uso de software de gerenciamento de construção específicos que permitem gerenciar problemas, cumprir prazos e, assim, garantir a satisfação do cliente. Agora, você só precisa implementá-los em seu fluxo de trabalho de construção, começando com um teste gratuito de um mês!

Está procurando um software de lista de pendências de construção? Comece gratuitamente!

usbim-resolver
usbim-resolver