Digitalização do imobiliário e ferramentas BIM à vanguarda

Integrar plataformas CDE proprietárias com soluções para a digitalização do imobiliário: o exemplo da Agenzia del Demanio e da ACCA software

Promover a digitalização do imobiliário gerenciado – e, no caso do Appointing Party, também a desmaterialização da contratação pública! – representa uma etapa fundamental no processo de valorização de ativos imobiliários visando tornar mais eficientes as operações de manutenção, eficiência e requalificação.

Quem administra bens imóveis de grande vulto (administrações centrais e territoriais, órgãos públicos, grandes empresas, companhias de seguros, bancos, instituições de segurança social, empresas imobiliárias) bem conhece a complexidade das atividades de valorização de ativos imobiliários.

Para eles, torna-se imprescindível se equipar com inovações tecnológicas que possam melhorar, padronizar e modernizar seu trabalho. Portanto, tecnologias como o Building Information Modeling representam uma ferramenta fundamental para estabelecer uma gestão que garanta transparência e reduza tempos e custos de implantação.

Digitalização do imobiliário e sua valorização

Adotar um processo de digitalização como parte das atividades de gestão dos ativos requer um conhecimento técnico do patrimônio com base não apenas nos dados administrativos, como também nas características geométricas e funcionais de imóveis, de desempenho tecnológico, dos elementos de construção e, enfim, das técnicas de materiais de construção. Tudo isso é necessário para disponibilizar as informações necessárias a todos os atores envolvidos.

Alguns gestores já iniciaram esse caminho, utilizando plataformas de gerenciamento BIM para coleta e análise de dados e para o planejamento e a organização das atividades, ou implementando plataformas de gerenciamento interno integradas a soluções verticais especializadas.

A imagem mostra a digitalizacao de ativos e sua valorizao por meio do usBIM.browser

Em particular, mencionamos a Agenzia del Demanio, órgão público italiano que trata da gestão e valorização do patrimônio imobiliário do Estado, administrando aproximadamente 42 mil ativos por um valor de 61 bilhões de euros.

A escolha da Agenzia del Demanio

Há anos que a Agência dê início a um processo de digitalização para otimizar o conhecimento dos imóveis gerenciados, com o objetivo de disponibilizar a todos os atores envolvidos as informações necessárias para o gerenciamento, a manutenção e a valorização de um patrimônio tão vasto e heterogêneo.

Para cada propriedade gerenciada, pretende-se criar um dossiê digital, ou seja, um conjunto estruturado de dados e modelos tridimensionais, totalmente desmaterializados, que permitem digitalizar todas as informações relativas aos imóveis através da geolocalização.

Desta forma, será constituído o Patrimônio Digital do Órgão.

A partir de 2016, a Agenzia del Demanio optou por adotar a metodologia BIM com o objetivo de otimizar dois processos em paralelo:

  • conhecimento das propriedades administradas, o que permitirá tomar decisões informadas;
  • a conclusão e verificação dos serviços, o que irá reduzir o desperdício de tempo e custos.

No final de 2018, a Agenzia del Demanio escolheu ACCA software, e sua plataforma usBIM.platform, como suporte tecnológico para a organização de seus dados e processos.

usBIM.platform da ACCA é o CDE (Common Data Environment) compatível com o padrão ISO 19650 e certificado IFC pela buildingSMART International; uma plataforma de dados que representa a ferramenta central no processo colaborativo típico do BIM e que permite disponibilizar informações, dados e modelos entre operadores e clientes.

Entre 2018 e 2020, a Agenzia del Demanio, com o uso da plataforma da ACCA, administrou 110 licitações por um valor de mais de 200 milhões de euros e 1800 edifícios processados na digitalização, resultando no maior contratante BIM italiano atual.

Em 2021, a Agência decidiu dar continuidade e acelerar o processo de digitalização dos dados do patrimônio imobiliário do estado com a adoção de um CDE desenvolvido internamente.

A nova plataforma upDATe do Demanio e usBIM.browser da ACCA

upDATe, a nova plataforma digital para a gestão de documentação eletrônica, permitirá a Agenzia del Demanio (enquanto Appointing Party) dar continuidade à gestão de licitações com a aplicação da metodologia BIM para uma desmaterialização completa do processo de entrega dos documentos.

A imagem mostra o logotipo da plataforma proprietaria upDATe, concebida pela Agenzia del Demanio italiana

No entanto, vista a centralidade do dado, é essencial garantir a sua máxima usabilidade. Por isso, qualquer estratégia tecnológica voltada para a gestão interna de dados não pode negligenciar de garantir a plena acessibilidade e usabilidade deles.

Daí a necessidade de recorrer a serviços e tecnologias de mercado inovadores, capazes de evoluir rapidamente e acompanhar as principais tendências tecnológicas. A computação na nuvem, nesse sentido, certamente representa uma solução rápida e versátil, orientada para o cliente, capaz de permitir o acesso às informações rapidamente e em qualquer lugar.

Por isso, a Agenzia decidiu se dotar de serviços prestados na modalidade Software as a Service para visualizar todos os tipos de arquivos relacionados ao BIM, integrando-os em sua própria plataforma de compartilhamento de dados upDATe. Também neste caso, a escolha recaiu sobre os aplicativos usBIM da ACCA, com a qual foi celebrado um acordo.

A gestão de documentos, portanto, ocorrerá completamente no upDATe, podendo contar com o usBIM.browser da ACCA software para as funcionalidades de visualização, adição de metadados, federação de modelos em formato IFC e / ou outros formatos suportados e outros recursos avançados. Tudo isso acontecerá por meio da integração tecnológica entre diferentes sistemas baseados na tecnologia API REST.

A imagem mostra o logotipo do usBIM.browser da ACCA software

A ACCA software está confirmada como líder de mercado para soluções de gerenciamento BIM, apoiando com ferramentas à vanguarda o processo de digitalização de imóveis na Itália.

 

 

 

usbim
usbim