Home » CDE e plataformas colaborativas » Gêmeo digital e inteligência artificial: papéis e vantagens no setor AECO

Digital twin e AI

Gêmeo digital e inteligência artificial: papéis e vantagens no setor AECO

Gêmeo digital e inteligência artificial se unem para criar réplicas virtuais e fornecer informações valiosas. Descubra o que é e qual é o papel dessa inovadora combinação

A inteligência artificial está ganhando espaço em um número crescente de setores, incluindo o setor de construção, integrando-se ao gêmeo digital e oferecendo importantes vantagens e benefícios aos profissionais do setor AECO. Vamos explorar juntos qual é o papel da inteligência artificial no gêmeo digital e como eles estão transformando o mundo da construção.

Para começar, sugiro que você inicie reproduzindo digitalmente seus ativos usando BIM management system adequados, nos quais você poderá implementar tecnologias de IA.

O que é um Gêmeo Digital de IA?

Para interpretar corretamente essa especificidade do gêmeo digital, vamos começar entendendo o significado da sigla IA no termo internacional “Gêmeo Digital de IA”.
Embora já conheçamos o significado de gêmeo digital, a sigla IA é relativamente nova, pelo menos quando associada ao gêmeo digital.

IA significa “Inteligência Artificial”, ou seja, a disciplina que estuda como criar sistemas de computador inteligentes capazes de simular a capacidade e o comportamento do pensamento humano. Em outras palavras, a inteligência artificial se refere à capacidade de uma máquina demonstrar habilidades humanas como raciocínio, aprendizado, planejamento e criatividade.

Quando associamos a inteligência artificial à reprodução fiel de um objeto, sistema ou processo – ou seja, ao gêmeo digital – geramos uma “máquina inteligente” capaz de responder de maneira semelhante à inteligência humana.

A inteligência artificial em gêmeos digitais é um sistema teórico e técnico que permite uma ampla gama de aplicações, como design de produto, fabricação de equipamentos e simulações aeroespaciais, entre outras.

Atualmente, o setor da construção é possivelmente um dos setores que mais têm relutado na aplicação conjunta de inteligência artificial e gêmeo digital. Isso, apesar das pesquisas demonstrarem que a implementação da tecnologia de gêmeo digital associada à IA pode aumentar os níveis de produtividade na construção e ajudar as empresas, especialmente as maiores, a enfrentar alguns dos principais desafios, como a redução de custos, atrasos e gestão dos riscos de segurança.

O que é um gêmeo digital de IA

O que é um gêmeo digital de IA

Qual é o papel da inteligência artificial no gêmeo digital?

Sabemos que a tecnologia do gêmeo digital recebe dados e informações de diferentes tipos de sensores. Então, o que muda quando, em vez dos sensores mais comuns, fazemos o nosso gêmeo digital interagir com a inteligência artificial?
A inteligência artificial pode melhorar a eficiência dos gêmeos digitais fornecendo informações que vão além do que os sensores do mundo real fornecem. A inteligência artificial pode, de fato, de forma totalmente automática:

  • fazer previsões para o futuro;
  • decidir independentemente quais testes executar com base nos dados recebidos;
  • prever quais ações levariam aos resultados desejados;
  • detectar rapidamente qualquer informação anômala dos sensores.

Essencialmente, a sofisticação tecnológica de um gêmeo digital pode atingir três níveis:

  • gêmeo digital que, com base nos dados coletados, permite o monitoramento do ativo;
  • gêmeo digital no qual as tecnologias implementadas permitem a realização de simulações;
  • gêmeo digital que interage com a inteligência artificial e pode fazer previsões e tomar decisões, simulando o comportamento humano.

Um passo adicional pode ser dado ao incluir nos gêmeos digitais a realidade virtual, a realidade mista ou a Internet das Coisas (IoT).

Como o Gêmeo Digital e a IA estão transformando o setor da construção?

No setor da construção, o gêmeo digital já representa uma ferramenta poderosa que, ao reproduzir digitalmente um ativo, uma atividade ou um processo, possibilita o monitoramento durante todo o ciclo de vida.

No entanto, introduzir a inteligência artificial fornece ao gêmeo digital um impulso extra, permitindo:

  • prescrever ações no mundo físico;
  • identificar processos alternativos para mitigar problemas;
  • introduzir soluções para redução de tempos de inatividade e economia de custos;
  • controlar os riscos de segurança;
  • melhorar a eficiência de todas as fases, desde o planejamento até a reutilização;
  • aumentar a rentabilidade das empresas.
Gêmeo Digital de IA no setor AECO

Gêmeo Digital de IA no setor AECO

Integrar a IA no gêmeo digital significa que os gerentes de projeto podem monitorar um equipamento, um ativo ou um processo sem a presença física de qualquer trabalhador, resultando em um monitoramento contínuo que permite manutenção preditiva e economia.

Além disso, é importante destacar que o uso da inteligência artificial substitui o humano em algumas das atividades potencialmente perigosas no setor da construção, aumentando assim a segurança dos trabalhadores e melhorando simultaneamente a operação da planta por meio de uma melhor previsão de futuras falhas e a capacidade de manter o desempenho dos recursos de maneira eficiente.

Falando em eficiência, não podemos deixar de mencionar os benefícios em termos de eficiência energética e, portanto, de sustentabilidade ambiental. O Gêmeo Digital de IA é uma fonte maior de transparência em termos de relatórios e medições, permitindo maior clareza sobre quais instalações ou partes delas otimizar para maior sustentabilidade do ativo como um todo. No que diz respeito à gestão de energia, os gêmeos digitais implementados com inteligência artificial destacam processos e equipamentos que consomem energia de forma anômala, contribuindo para combater desperdícios desnecessários de energia, permitindo intervenções de reparo ou substituição.

Portanto, fica claro como a combinação de inteligência artificial e gêmeo digital também é vantajosa para o setor AECO. Agora você só precisa começar a reproduzir digitalmente seus ativos usando um software de gêmeo digital, que permitirá projetar, gerenciar e monitorar em tempo real os gêmeos digitais de construção e infraestrutura.

 

usbim
usbim