Manutenção preventiva e preditiva: prós e contras
Manutenção preventiva e preditiva: uma se baseia em inspeções regulares, a outra no monitoramento das condições. Conheça a diferença
Uma empresa de sucesso não pode basear a gestão dos seus ativos apenas em intervenções de manutenção corretiva, mas deve visar estratégias para prevenir problemas e danos, com o auxílio justo de um software de gestão de manutenção.
As principais estratégias a serem utilizadas são certamente a manutenção preventiva e preditiva, que embora ambas sejam baseadas em uma abordagem proativa, possuem algumas diferenças peculiares. Vamos analisá-los juntos neste artigo!
Manutenção preventiva x manutenção preditiva
A manutenção preventiva e a manutenção preditiva são dois lados da mesma moeda e muitas vezes são confundidos por isso mesmo. Isso porque o objetivo de ambos é prevenir a ocorrência de danos antes do tempo e, assim, aumentar a confiabilidade dos recursos.
No entanto, eles têm uma diferença principal:
- a manutenção preventiva é aquela programada regularmente, com o objetivo de manter todos os equipamentos em condições operacionais; porém, isso ocorre independentemente do estado do maquinário e de sua real necessidade de manutenção.
- A manutenção preditiva é programada de acordo com as necessidades e de acordo com as condições do ativo. Com monitoramento contínuo vamos intervir nos problemas reais das máquinas durante seu funcionamento.
Manutenção preventiva e seus prós e contras
Manutenção preventiva definitivamente:
- é mais barato de implementar;
- aumenta a vida útil dos recursos;
- aumenta a produtividade das máquinas;
- reduz o tempo de inatividade não planejado.
Ao mesmo tempo, porém, não considerando a condição dos bens, poderia ser possível agir sobre danos não reais, causando perdas econômicas e temporais.
Manutenção preditiva e seus prós e contras
Com a manutenção preditiva você tem:
- a identificação imediata de problemas reais no maquinário;
- maior eficiência de estoque;
- a redução de custos de materiais;
- menos tempo de manutenção.
No entanto, comparada com a manutenção preventiva, acaba por ser uma estratégia mais complexa e por isso requer:
- novas tecnologias;
- aumento de pessoal;
- melhor treinamento;
- custos iniciais mais elevados.

Manutenção preditiva: monitoramento de dados dos ativos
Diferenças entre manutenção preventiva e preditiva
Aqui está um diagrama que irá ajudá-lo a entender completamente as diferenças e características principais.

Diferenças entre a manutenção preventiva e preditiva
Estratégias de manutenção: qual escolher e qual a melhor forma de implementá-las
A manutenção preventiva é baseada em um planejamento preciso o que permite que você não tenha instalações parados repentinamente. Esse tipo de estratégia é eficaz no caso de maquinários importantes dentro do processo produtivo.
A manutenção preditiva, através do desempenho do equipamento e monitoramento de condição, identifica possíveis anomalias e/ou defeitos antes que eles ocorram. Este tipo de estratégia é extremamente útil para as instalações que precisam durar muito tempo e para as quais é necessário fazer melhorias contínuas em seu desempenho.
Idealmente, porém, a gestão de ativos deve envolver as duas estratégias e o primeiro passo que você pode dar para se introduzir neste mundo é certamente usar um software de gestão de manutenção.
Dessa forma, em uma única solução, você poderá planejar e gerenciar atividades de manutenção programada com notificações contínuas e ao mesmo tempo monitorar constantemente seus ativos, analisando o desempenho real e específico com base no Key Performance Indicator (KPI) e Service Level Agreemento (SLA).