Home » Visualização arquitetônica » Óculos VR: como navegar e editar o projeto arquitetônico

A imagem mostra a navegacao no projeto com visor de realidade virtual

Óculos VR: como navegar e editar o projeto arquitetônico

Como navegar e editar o projeto arquitetônico sem utilizar um software BIM nativo, apenas com um navegador Internet e óculos de VR

Você já se perguntou se pode visualizar, navegar e modificar o modelo 3D do seu projeto, diretamente online e sem usar um software BIM nativo? Para realizar essas operações, como regra, você precisaria de vários softwares e aplicativos a instalar no seu PC.

Hoje, em vez disso, vamos te mostrar uma maneira mais simples: um único aplicativo de metaverso na construção civil que funciona diretamente online. Na prática, você pode visualizar, navegar em realidade virtual imersiva e editar seu projeto diretamente do seu navegador e com o uso de óculos de VR. A experiência é realmente incrível e realista, e permite que você tenha controle total de suas escolhas de projeto e evite erros. Vamos ver como fazer isso!

A imagem ilustra a navegação no projeto arquitetônico com óculos de VR.

Navegar e editar o projeto arquitetônico pelo browser

Como navegar e editar o projeto arquitetônico a partir do navegador

Precisa visualizar um modelo 3D gerado com um software BIM nativo e fazer pequenas alterações, como excluir uma divisória, deslocar um móvel, modificar uma janela, etc.? Pode fazê-lo diretamente do seu navegador com uma ferramenta de metaverso BIM e óculos de VR. Confira o procedimento:

  • entre no usBIM.
  • Carregue seu arquivo (modelo 3D no formato IFC, DWG, Revit, DXF, etc.) na nuvem do usBIM.
  • Escolha usBIM.reality nos aplicativos disponíveis.
  • Inicie a navegação do modelo 3D: escolhendo entre navegação em primeira pessoa e orbital, você pode se mover pelo modelo com o mouse e o teclado, alterar as condições climáticas e tirar capturas de tela da cena em tempo real.
  • Use os óculos de VR para entrar no modelo em realidade virtual imersiva e ter uma experiência cativante para você e seu cliente. Também pode colaborar de forma “imersiva” com outros membros da equipe, pois todos podem visualizar o mesmo modelo ao mesmo tempo de qualquer lugar do mundo.
  • Edite o modelo diretamente em realidade virtual com os comandos dos controladores.

Visualizar o modelo em renderização em tempo real é uma experiência extremamente realista. Você pode observar as escolhas arquitetônicas que imaginou e os detalhes construtivos da obra, antes que o projeto seja realizado. Ao navegar pelo modelo 3D em primeira pessoa, você detecta imediatamente possíveis problemas ou escolhas pouco convincentes, que não teria identificado em um simples render estático. Ainda por cima, pode alterar o modelo durante a navegação e avaliar as diferentes soluções de projeto: por exemplo, pode mover peças de mobiliário para escolher o melhor arranjo, mover janelas e portas de acordo com a luz do sol (que você sempre pode verificar na renderização em tempo real), excluir divisórias para aprimorar a funcionalidade dos interiores.

Todas as alterações feitas em tempo real também são salvas automaticamente no modelo 3D.

Existem muitas operações que você pode fazer enquanto navega com o visor RV:

  • caminhar virtualmente no modelo 3D e ter uma interação realista com o projeto;
  • fazer medições do modelo;
  • mover e excluir objetos;
  • gerenciar as condições climáticas (sol, nebulosidade, chuva, etc.);
  • simular a iluminação natural durante diferentes horas do dia;
  • salvar vistas do modelo;
  • compartilhar seu ponto de vista com outros usuários conectados ao modelo e organizar visitas virtuais com eles;
  • avaliar qualquer interferência entre os modelos através de verificações visuais ou lançando um cálculo de compatibilização;
  • utilizar todos os recursos do usBIM.browser (compatibilização, auditoria das propriedades modelo, edição, etc.);
  • avaliar visualmente as escolhas de projeto.

Óculos de VR: por que usar a Realidade Virtual na arquitetura

O uso da realidade virtual pode ser uma mais-valia para as várias fases da sua atividade profissional:

  1. revisão do projeto;
  2. apresentação do projeto ao cliente.

Resumindo, utilizar visor RV, renderização em tempo real e aplicativos para metaverso na construção civil torna seu trabalho mais competitivo, melhora o resultado final do projeto e evita mal-entendidos com clientes, empresas, fornecedores e colaboradores.

 

usbim-reality
usbim-reality