Home » BIM e Arquitetura » Como o BIM melhora a produtividade?

Como o BIM melhora a produtividade?

Colaboração, planejamento de processos, controle automatizado de informações: como o BIM melhora a produtividade

Quer aumentar a produtividade do seu trabalho? Quer gastar menos tempo e ter melhores resultados?

Neste artigo veremos por que e como o BIM melhora a produtividade de um projeto de construção.

Entretanto, se você lida com BIM ou tem interesse nesta nova metodologia, recomendamos um sistema de gestão BIM para gerenciar seus projetos e planejar seu trabalho de forma colaborativa e compartilhada.

Como a tecnologia BIM pode melhorar a produtividade de um projeto de construção?

No setor da construção, o BIM representa a metodologia de gestão de modelos e informações relativas ao projeto, construção e manutenção de uma obra.

O resultado do processo é um modelo digital 3D que se configura como um contentor de informação que fornece detalhes sobre todos os aspectos do projeto, apoiando o processo de tomada de decisão durante o projeto, mas também após a conclusão das obras.

Isso significa que qualquer objeto do modelo BIM (janelas, pisos, paredes, coberturas, etc.), além das características geométricas e dimensionais, também contém outras informações, tais como: instruções de instalação e manutenção, fichas técnicas, características químicas e tudo o que é necessário para a gestão da obra.

O modelo BIM contém todas as informações necessárias para toda a vida útil da edificação e fornece um banco de dados a ser utilizado como fonte de informações sobre a edificação e as obras a serem realizadas.

O BIM, portanto, não é apenas modelagem 3D, mas também inclui outras dimensões, como:

O sistema de gestão de dados, processos de trabalho, dimensões e recursos, verificações, a criação do gêmeo digital, são aspectos que fazem do BIM uma tecnologia altamente produtiva.

O BIM pode diminuir erros e eventos inesperados no local graças ao planejamento de todas as fases, às ferramentas que identificam eventuais conflitos (softwares de detecção de interferências) já em fase inicial e à comunicação, colaboração e divisão dentro da equipa de trabalho.
O tempo de coordenação é minimizado, assim como o controle manual, permitindo que a equipe de projeto resolva problemas do mundo real no projeto. Além disso, a automatização de todas as atividades (da modelagem à verificação de interferências) acelera a produtividade geral.

O BIM também permite fazer alterações no modelo original, por exemplo, levando em consideração as condições do local e atualizar automaticamente todos os documentos associados ao modelo 3D (cálculos, gráficos, cronogramas, etc.). Todos esses recursos agilizam o processo de construção e as atividades da equipe de projeto.

Dessa forma, são necessários ainda menos profissionais para realizar o trabalho, resultando em uma otimização da comunicação e uma redução de custos do projeto.

Em suma, o BIM permite que a indústria da construção eleve a qualidade do trabalho a um nível mais competitivo.

 

A imagem mostra os Os beneficios do BIM otimização dos custos tempo e recursos

Os benefícios do BIM | Otimização dos custos, tempo e recursos

Benefícios do BIM

Em resumo, o BIM melhora a produtividade em um projeto de construção porque gera:

  • redução de custos — A metodologia BIM permite visualizar todo o projeto de forma realista, antes mesmo do início da construção. As visualizações 3D e as simulações de uso do espaço permitem que os profissionais AECO e seus clientes explorem diferentes alternativas e concordem com as escolhas desde o início. Isso minimiza a probabilidade de modificações caras, mesmo demoradas, uma vez que a construção está em andamento. O BIM também pode ser utilizado para estimativa de custos, utilizando ferramentas que automatizam o processo e o tornam mais seguro e preciso.
  • Melhoria da colaboração e comunicação na equipe de trabalho — As ferramentas BIM baseadas em nuvem permitem que os membros da equipe compartilhem modelos de projetos, coordenem o planejamento, troquem informações e colaborem em tempo real. Além disso, os dispositivos móveis habilitados para nuvem permitem que você leve seu projeto do escritório para o canteiro de obras e trabalhe em qualquer lugar.
  • Detecção de colisão — É possível detectar interferência entre os elementos, já em fase de projeto. A detecção automática de interferências reduz muito a necessidade de mudanças futuras e inesperadas.
  • Melhoria do planejamento — Com o BIM, todas as fases do projeto são planejadas e gerenciadas com ferramentas especiais que agilizam e simplificam os processos. Isso economiza tempo e aumenta a flexibilidade.
  • Mais segurança no local — Uma das maiores vantagens do BIM é a melhoria da segurança no canteiro de obras. O software realiza avaliações de segurança automatizadas, análises de risco e facilita o treinamento do operador com metodologias inovadoras (VRi). Essas técnicas permitem identificar perigos potenciais antes que eles se transformem em problemas reais. Isso ajuda a minimizar os riscos de saúde e segurança e melhora o planejamento e a logística do local.
  • Maior qualidade dos edifícios — Ferramentas BIM e tecnologia em nuvem permitem que profissionais e empresas colaborem em todas as fases do projeto. Isso permite um controle rígido sobre a execução do projeto e a tomada de decisões durante a fase de projeto e construção. A modelagem 3D também possibilita relatar e resolver quaisquer deficiências de projeto antes do início da construção e propor métodos de construção e soluções alternativas. Tudo isto consiste numa maior qualidade do edifício.
  • Melhor gestão da manutenção da obra — É possível gerenciar grandes quantidades de dados mesmo após a construção da obra, atualizando o modelo BIM e enriquecendo-o com mais dados úteis para sua manutenção. Essa massa de dados pode ser usada para diversas finalidades, como reforma e gerenciamento de instalações ao longo da vida útil do edifício.

Para que o BIM melhore a produtividade do seu trabalho, também recomendamos que você use um sistema de gestão BIM para gerenciar atividades de projeto, modelos e informações, durante todo o ciclo de vida da obra.

 

usbim
usbim