BIM-10D

Construção industrializada: conheça o BIM 10D

BIM 10D: confira o que é a construção industrializada e sua importância para aprimorar a produtividade da indústria da construção


Neste artigo, vamos abordar o tema da construção industrializada, também chamada de BIM 10D.

Trata-se da dimensão do BIM voltada à integração de todos os aspetos envolvidos na digitalização de uma obra, de forma a promover a produtividade e industrialização do setor AECO.

Como sabemos, o termo “dimensões do BIM” diz respeito a todos os aspetos que entram em jogo no processo de digitalização de uma obra: desde a sua representação gráfica (2D, 3D) até os processos de industrialização (10D). Se você ainda não costuma utilizar a tecnologia BIM, recomendamos que experimente um sistema de gestão em BIM com suas revolucionárias ferramentas para passar do 2D ao 3D e experimente como o BIM pode dar um verdadeiro impulso à sua maneira de trabalhar.

O que é a construção industrializada?

É possível afirmar que todas as dimensões do BIM possuam o comum objetivo de alcançar a dimensão 10D, em que haverá uma plena industrialização do setor da construção e uma sua maior produtividade graças às novas tecnologias e à digitalização dos processos.

A construção industrializada é a chave para solucionar a improdutividade no setor da construção e otimizar cada fase do ciclo de vida da obra: projeto, construção e gerenciamento de infraestrutura ou equipamentos.

Nesse sentido, o BIM 10D funciona como uma ferramenta que centraliza os dados para otimizar todas as atividades do projeto usando a tecnologia e ajudar o trabalho dos gerentes de projeto.

A construção industrializada, de fato, permite ter uma visão completa para o gerenciamento de um ativo (nas fases de projeto, construção e manutenção). Portanto, pode ser utilizado para alinhar os setores financeiro, comercial, ambiental, assim como os da segurança e da análise de risco, entre outros.

Nesse contexto, um software 10D BIM oferece inúmeras possibilidades para qualquer tipo de trabalho e pode ser utilizado em cada fase do projeto, graças ao apoio de tecnologias altamente inteligentes e recursos digitais que automatizam até as tarefas mais complexas.

Software para a construção industrializada

Você precisa de uma ferramenta para gerenciar as atividades de projeto, execução e manutenção de uma obra? Use gratuitamente o o BIM Management System para digitalizar construções e infraestruturas de forma fácil, segura e compartilhada.

Com o usBIM, você aproveita muitos aplicativos gratuitos para:

  • colaborar em tempo real com seus colegas;
  • compartilhar e gerenciar projetos de construção e infraestruturas, inclusive de grande porte;
  • trabalhar online de qualquer dispositivo (pc, tablet, smartphone) e lugar.

As dimensões do BIM

O termo “dimensões do BIM” se refere a todos os aspectos e informações que entram em jogo no processo de digitalização de uma construção.

Quando falamos de representação gráfica do edifício, geralmente utilizamos os termos 2D (representação bidimensional do modelo por meio de plantas, elevações e cortes) e 3D (representação do modelo no espaço). 2D e 3D são precisamente “dimensões” que caracterizam a geometria de um modelo.

Também existem mais dimensões do BIM (4D, 5D, 6D, etc.), que comunicam outras características do modelo.

O BIM é, na verdade, mais do que a simples modelagem tridimensional em 3D, pois envolve muitas outras dimensões que agregam informações úteis à obra a ser construída ou gerenciada.

Aqui estão as dimensões do BIM:

  • 3D — Modelo tridimensional do edifício
  • 4D — Análise dos tempos de realização da obra
  • 5D — Análise dos custos
  • 6D — Avaliação da sustentabilidade
  • 7D — Fase de gerenciamento das obras concluídas
A imagem ilustra as 10 dimensões do BIM, entre elas, o BIM 10D que trata da construção industrializada.

As 10 dimensões do BIM

BIM 8D, 9D e 10D

Além dessas sete dimensões oficiais, hoje se fala de mais três novas dimensões do BIM:

  • 8D — Segurança na fase de projeto e construção da obra
  • 9D — Construção ágil
  • 10D — Construção industrializada

O foco deste artigo foi no BIM 10D, a construção industrializada. Se quiser aprofundar as demais dimensões do BIM, leia nossas matérias sobre o tema:

usbim
usbim