Home » BIM e educação/formação » Instalações hidráulicas: FAQs sobre a modelagem MEP

A imagem mostra um exemplo de instalacoes hidraulicas no ambiente MEP do Edificius

Instalações hidráulicas: FAQs sobre a modelagem MEP

O que são as instalações hidráulicas? É possível obter as pranchas gráficas automaticamente do projeto e verificar possíveis interferências com o modelo arquitetônico? Confira as FAQs sobre a modelagem MEP

Tem dúvidas sobre a modelagem de instalações hidráulicas? Quer mais informações sobre como trabalhar com o Edificius MEP?

Neste artigo, abordaremos as perguntas e respostas mais frequentes sobre instalações hidráulicas e mecânicas, e também sobre o uso do Ambiente MEP do Edificius.

Em particular, vamos te proporcionar algumas importantes informações tanto sobre aspetos gerais do MEP quanto sobre a modelagem de instalações por meio dos recursos do Edificius.

A imagem mostra a modelagem de elementos para instalacoes MEP hidraulicas

O que são as instalações hidráulicas e elétricas (MEP)?

A sigla MEP (Mechanical, Electrical, Plumbing) se refere ao projeto BIM de instalações hidráulicas, mecânicas e elétricas.

Esse sistema permite obter um modelo global do projeto de arquitetura, estrutura e instalações, de forma a avaliar rapidamente a coerência espacial e dimensional do modelo edifício-instalações.

Isso possibilita gerenciar os sistemas MEP da construção, evitando erros e conflitos com outros elementos (arquitetônicos ou estruturais).

Para saber mais, leia também nossas perguntas frequentes sobre a modelagem de instalações elétricas.

Quais os benefícios da modelagem MEP?

São muitas as vantagens que você pode obter usando o MEP. Por exemplo, pode:

  • definir aspetos executivos já na fase de projeto;
  • detectar interferências;
  • elaborar o orçamento de forma automática;
  • conhecer já na fase de projeto todos os elementos a serem utilizados (junções, peças especiais, etc.) e, se necessário, modificá-los;
  • obter as pranchas gráficas automaticamente, diretamente do modelo;
  • identificar quaisquer conflitos e erros;
  • dispor de um banco de dados digital com todas as informações referentes ao modelo das instalações hidráulicas, mecânicas e elétricas.

Com o Edificius MEP, posso importar o bloco 3D de um radiador e convertê-lo em um objeto MEP?

Pode! No menu dos objetos, selecione aquele que pretende utilizar. Do painel das propriedades, sob o item “Modelo“, selecione a opção Criar um novo objeto MEP importando o modelo 3D de um arquivo. Neste ponto, você pode inserir o modelo 3D, selecionando-o da pasta do seu computador, e definir todos os conectores.

Além disso, também pode converter um bloco 3D arquitetônico presente no modelo: selecione, sob o item “Modelo“, a opção Criar um novo objeto MEP convertendo um bloco 3D arquitetônico. Daí, use a varinha mágica para selecionar o modelo 3D e repita as mesmas operações para converter o bloco 3D em objeto MEP.

Posso visualizar meu projeto de instalações hidráulicas em 3D?

Pode! Com o Edificius MEP, você consegue visualizar seu projeto em 3D de diferentes maneiras:

  • vista 3D, para visualizar rapidamente o desenvolvimento do projeto, fazendo as alterações necessárias ou finalizando a modelagem com as ferramentas adequadas.
  • Renderização em Tempo Real (RTBIM), para navegar no modelo renderizado e verificar possíveis incoerências de projeto.
  • Realidade Virtual Imersiva (VRi), para navegar no modelo em primeira mão e ver de perto qualquer elemento do projeto.

Gostaria de alterar a junção entre os tubos em pressão: como fazer?

Você pode substituir, de uma forma muito simples, qualquer junção presente em seu projeto de instalações hidráulicas. A partir do painel das propriedades, sob o item “Junção”, acesse as bibliotecas do Edificius e selecione a junção que melhor se adapta às suas necessidades.

Alternativamente, sob o mesmo item, também pode modificar a junção especificando espessura, diâmetro, ângulo e todas as outras dimensões, assim obtendo um elemento personalizado.

Para saber mais, assista ao vídeo tutorial em nosso site.

a imagem mostra a selecao de um novo elemento para instalacoes MEP

Modelagem instalações | Seleção novo elemento MEP

Posso verificar as interferências entre as instalações hidráulicas e os elementos referentes a arquitetura e estrutura?

Pode! Com o Edificius MEP, você pode verificar imediatamente qualquer interferência entre os elementos MEP e os elementos do modelo arquitetônico ou estrutural.

Isso graças às muitas visualizações presentes no software (planta, 3D, Renderização em Tempo Real, etc.), que destacam os vários elementos e, em seguida, identificam imediatamente qualquer interferência. Dessa forma, é possível ver o modelo como se já tivesse sido realizado, e gerir a visibilidade para melhorar tanto a percepção das instalações elétricas que está modelando quanto o posicionamento de cada elemento.

Não encontrei o tipo de caldeira que preciso: posso criar uma nova?

Pode sim! Selecione, do menu, o elemento que pretende utilizar. Em seguida, do painel das Propriedades, acesse o item “Modelo“, selecione a opção Criar um novo objeto MEP usando o configurador paramétrico e siga as instruções da criação guiada (wizard).

Dessa forma, pode rapidamente criar todos os elementos MEP que necessita, como radiadores, toalheiros aquecidos e ventiloconvectores.

A imagem mostra a criacao de um novo elemento para instalacoes MEP

Modelagem instalações | Criação novo elemento MEP

Os objetos MEP que criei podem ser editados?

Podem sim! Todos os objetos MEP presentes em seu modelo, seja os padrões seja os personalizados, podem ser editados. Você pode alterar todos os dados incluídos no modelo, desde as dimensões até diversas informações e propriedades.

Daí, você tem mais flexibilidade e consegue alterar suas opções de projeto ou até personalizar os elementos do modelo.

O que posso fazer com o Edificius MEP?

O Edificius MEP permite controlar o projeto das instalações hidráulicas, mecânicas e elétricas, pois é possível modelar sem limites e sem obstáculos.

Em particular, a grande vantagem do Edificius MEP é ver como cada componente do sistema se articula no espaço e como interage com todo o sistema desde a primeira fase do projeto, reduzindo a possibilidade de erros de projeto.

Além disso, o software possibilita ocultar algumas partes do modelo para ter uma visão geral das instalações e encontrar a melhor solução para integrá-las à estrutura e aos outros componentes do edifício.

Quais documentos posso obter do Edificius MEP?

Com o Edificius MEP, você consegue facilmente todos os documentos técnicos do projeto. De fato, pode criar:

  • pranchas gráficas completas com plantas, cortes, vistas axonométricas e em perspectiva;
  • tabelas e ábacos com a catalogação dos elementos do seu projeto;
  • renders e printscreens mostrando o resultado final do projeto;
  • orçamento estimativo das obras.

Aproveite o Edificius e os recursos MEP

Graças à versão de teste gratuita, você pode experimentar o Edificius e todas as funcionalidades da modelagem MEP.

Baixe a versão de teste gratuita do Edificius 

 

edificius
edificius