Manutenção programada: quais são as vantagens?

A manutenção programada engloba todas as atividades pré-definidas para um determinado ativo. Descubra os principais tipos e benefícios.

A fase de gestão e manutenção de um ativo representa a fase viva da obra, aquela em que o ativo é utilizado. Existem várias abordagens para esta fase delicada do ciclo de vida do ativo; entre elas encontramos a manutenção programada que se baseia em um planejamento preciso e pontual das operações de manutenção.

A realização de tal tarefa pode ser difícil e demorada, e é por isso que usar um software de Facility Management pode ajudá-lo a planejar todas as operações de manutenção corretamente e ajudar a evitar o surgimento de problemas. Mas antes vamos descobrir juntos os diversos tipos de manutenção programada e quais as vantagens que ela oferece!

O que é manutenção programada?

A manutenção programada representa um tipo de manutenção proativa.

Realizar manutenções programadas em seu ativo significa planejar intervenções de manutenção para prevenir a ocorrência de problemas e avarias e, portanto, significa minimizar o tempo e os custos associados à reparação de danos causados por eventuais avarias.

A manutenção programada é baseada no princípio de priorização de trabalho e inspeções regulares e planejadas. Isso leva em consideração o tipo de ativo, as técnicas construtivas, os materiais utilizados e os sistemas instalados. Assim é possível manter a funcionalidade do ativo durante todo o seu ciclo de vida evitando, dentro dos limites do que se pode planejar, falhas e avarias para as quais seria necessária uma reparação urgente e ainda mais cara.

Qual a diferença entre manutenção programada e manutenção preventiva?

Embora os dois termos “programada” e “preventiva” pareçam ter o mesmo significado e indicarem o mesmo tipo de manutenção, na realidade existe uma sutil diferença:

  • a manutenção programada indica uma estratégia na qual as atividades de manutenção são planejadas e executadas antes que a falha ocorra;
  • a manutenção preventiva é uma forma mais específica de manutenção programada e refere-se a tarefas de manutenção que podem ser programadas e executadas enquanto uma tarefa ainda está em execução para evitar a ocorrência de uma falha inesperada como resultado de um problema potencial identificado.

Quais são os 4 tipos de manutenção programada?

Os 4 tipos de manutenção programada são:

  1. Manutenção corretiva: consiste em intervir para corrigir problemas detectados durante a manutenção programada.
  2. Manutenção preventiva que, por sua vez, pode seguir três abordagens:
    • com base no tempo, usa inspeções em intervalos regulares para identificar necessidades de manutenção;
    • com base no uso, realizada de acordo com os padrões de uso do equipamento, tais como horas de operação ou número de ciclos de produção;
    • com base nas condições, envolve a colaboração das partes interessadas para monitorar os ativos e determinar as necessidades de manutenção.
  3. Manutenção baseada em risco: este tipo de manutenção envolve a identificação e análise do risco associado à ocorrência de eventuais falhas para determinar prioridades de manutenção.
  4. Manutenção preditiva: o advento da tecnologia IoT (Internet das Coisas) adicionou uma nova dimensão ao planejamento de manutenção. Os dados coletados pelos dispositivos IoT permitem que os gerentes de instalações e o pessoal de manutenção identifiquem problemas mais cedo e os resolvam com mais eficiência.
A imagem ilustra uma lista com os 4 tipos de manutenção programadas

4 tipos de manutenção programadas

As 5 vantagens da manutenção programada

As vantagens da manutenção programada se devem justamente à possibilidade de realizar manutenções no bem e em suas partes, evitando a ocorrência de quebras e, consequentemente, danos decorrentes da própria quebra.

Imaginemos a realização de inspeções periódicas programadas no sistema de climatização de um edifício de escritórios: isso nos permite manter o sistema sempre funcionando e garantir o conforto ambiental adequado para os usuários. Pelo contrário, sem manutenção programada, o sistema fica sujeito a avarias imprevistas e cuja reparação implicaria a interrupção do serviço aos utentes com consequentes prejuízos ao nível do conforto ambiental e dos custos.

Fica assim evidente que para uma gestão eficiente dos ativos é necessário programar as intervenções de manutenção. Na verdade, podemos identificar 5 principais vantagens da manutenção programada:

  1. Maior segurança no trabalho: prevenir avarias nas várias partes do edifício, nos equipamentos e sistemas que o compõem, garante uma maior segurança para quem vive ou trabalha no interior do edifício e para os próprios trabalhadores da manutenção.
  2. Atividades de manutenção mais rápidas: o facto de já ter planejado as várias atividades e consequentemente já ter o detalhamento das operações a realizar bem como todos os materiais e equipamentos já encomendados e prontos a utilizar, implica um maior investimento inicial, precisamente na fase de planejamento, mas as atividades de manutenção são muito mais rápidas e precisas.
  3. Extensão da vida útil do bem: uma instalação que é constantemente monitorada e mantida em seus mais altos padrões certamente será mais eficiente e terá uma vida útil mais longa do que um sistema que foi danificado e depois reparado.
  4. Reduzir os custos de manutenção: manter uma instalação, um equipamento ou a estrutura de um prédio em funcionamento envolve um certo investimento econômico, enquanto ter que lidar com um reparo, uma vez que o dano já ocorreu, envolve custos muito maiores.
  5. Gerenciamento de tempo aprimorado: planejar e respeitar o cronograma de manutenção significa trabalhar de forma ordenada e sem perda de tempo. A falta de planejamento levaria a atrasos causados por múltiplos fatores, como material ainda a ser encomendado ou planejamento de reparos que claramente exigem tempo para serem executados.
A imagem ilustra um quadro com as vantagens da manutenção programada

Vantagens da manutenção programada

Como implementar essa manutenção

Nenhum ativo jamais será perfeitamente igual ao outro e consequentemente também no que diz respeito à manutenção nunca haverá uma única forma de implementá-lo. No entanto, existem algumas etapas que as equipes de manutenção podem seguir para obter uma manutenção programada eficiente e eficaz. Vamos ver juntos quais são:

  • Organizar bem o seu patrimônio: analisar a criticidade dos ativos a serem gerenciados ajuda a identificar qual abordagem de manutenção planejada é necessária e a organizar o próprio trabalho de planejamento de manutenção.
  • Estratégia e formação de equipes: a manutenção programada exige que toda a equipe participe e esteja ciente de suas responsabilidades. É crucial garantir que todos sejam treinados em novas tecnologias, processos e procedimentos. Quando todos os membros da equipe conhecem seu papel dentro da estratégia de manutenção programada e os recursos à sua disposição, a implementação é muito mais tranquila e eficaz.
  • Lista de verificação de manutenção programada: uma vez introduzida a manutenção programada, é útil monitorar se a estratégia aplicada está dando frutos. Para fazer isso, você pode usar listas de verificação de manutenção programada que ajudam a monitorar os KPIs para Facility Management, ou seja, aqueles indicadores que fornecem dados e informações sobre o estado das estruturas que gerenciam.
  • Uso de software de manutenção: como muitas vezes acontece, a tecnologia é um grande recurso para tornar o trabalho mais rápido, mas acima de tudo mais eficiente e eficaz. Também neste caso a utilização de software específico é fundamental para uma boa execução das manutenções programadas.

A manutenção das instalações é uma fase muito delicada que deve ser tratada com esmero e pontualidade para garantir que o ativo dure todo o seu ciclo de vida com a mesma funcionalidade com que foi projetado.

Para melhor lidar com esta tarefa, recomendamos usar um software de facility management profissional que permite não só implementar manutenções programadas em sua obra, mas também acompanhar atividades e gerenciar pendências, tudo em uma única plataforma.

 

usbim-maint
usbim-maint