A imagem mostra uma nuvem de pontos visualizada e gerenciada no usBIM.pointcloud

Nuvem de pontos on-line: como visualizá-las

Como abrir e visualizar uma nuvem de pontos on-line e aproveitar as vantagens das funções avançadas de gerenciamento, usando apenas um navegador

Para visualizar uma nuvem de pontos, até complexa e detalhada, nem sempre é necessário instalar softwares caros! Saiba que pode visualizar e gerenciar a nuvem de pontos com um simples navegador, graças ao visualizadores on-line como usBIM.pointcloud, o aplicativo gratuito do usBIM para gerenciar nuvens de pontos.

Neste artigo, mostraremos como visualizar uma nuvem de pontos on-line sem ter que instalar software nenhum.

Além disso, vamos explicar as funções do usBIM.pointcloud para gerenciar as nuvens de pontos e compartilhar o modelo 3D com visualizações, notas e informações, aproveitando também todas as vantagens de plataforma colaborativa usBIM.

Para saber mais sobre o sistema integrado usBIM, clique aqui.

A imagem mostra uma nuvem de pontos visualizada e gerenciada no usBIM.pointcloud

Visualizar uma nuvem de pontos on-line com usBIM.pointcloud

Para que servem as nuvens de pontos

A nuvem de pontos é um conjunto mais ou menos denso de pontos (milhares ou até milhões, dependendo do grau de precisão) com coordenadas conhecidas, e representa o modelo digital de um objeto real.

Ela é obtida através do levantamento com um scanner a laser 3D, ou com outras tecnologias, e contém todas as informações úteis para representar tridimensionalmente um objeto existente (edifícios, monumentos, praças, etc.), inclusive a cor das superfícies. Geralmente, sua extensão é do tipo .LAS, .LAZ, .E57, .PLY, .PTS, .XYZ.

O levantamento com scanner a laser e a nuvem de pontos são uma das melhores formas de coleta de dados existentes até agora, pois os dados coletados contêm todas as informações geométricas do objeto detectado.

As vantagens são consideráveis: os tempos de coleta são reduzidos e o resultado final é realista e funcional para múltiplos propósitos.

Para que serve?

A nuvem de pontos de qualquer objeto pode ser usada para muitas finalidades, incluindo:

  • navegar no objeto digitalizado;
  • realizar uma análise precisa do modelo;
  • fazer medições no modelo atingindo até pontos não acessíveis na realidade;
  • ter informações sobre o estado real de uma obra (infraestruturas, edifícios, etc.);
  • comparar vários modelos;
  • usar pontos como diretrizes para desenho e restituição topográfica;
  • interpretar dados de cor ou refletância para vários tipos de análise;
  • gerar um modelo de malha (modelo de superfícies compostas por polígonos cujos lados são os segmentos que conectam os pontos da nuvem e os vértices os próprios pontos da nuvem);
  • desenvolver um modelo BIM “inteligente”, completo com todas as informações sobre as características do objeto detectado;
  • imprimir em 3D o modelo resultante do levantamento.

Visualizador de nuvem de pontos on-line

Como foi adiantado, é possível visualizar uma nuvem de pontos mesmo que você não tenha um software específico. Aliás, existem visualizadores online (Viewer Online) que permitem abrir um modelo 3D diretamente de um navegador.

As vantagens são muitas:

  • não precisa instalar nenhum software;
  • não precisa gastar dinheiro comprando licenças ou atualizações de programas;
  • economiza memória no seu disco rígido;
  • pode visualizar modelos 3D a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet (PC, tablet, celular).

Além de ser um visualizador on-line gratuito, usBIM.pointcloud também está integrado a uma plataforma de BIM Collaboration (usBIM) que lhe dá a possibilidade de trocar modelos, arquivos e informações com clientes e colegas graças a um simples link (trocado com usBIM.chat)

Desta forma, a troca de informações é bastante simplificada. Inclusive, a troca de levantamentos tridimensionais nem sempre é uma operação trivial, pois eles contêm uma enorme quantidade de informações e pesam bastante.

Por isso, compartilhar dados diretamente na nuvem e abrir arquivos 3D de um navegador, sem ter que baixá-los no PC, pode representar um grande diferencial.

Vamos ver juntos como usar usBIM.pointcloud e como aproveitar ao máximo todos seus recursos.

Funções para gerenciar a nuvem de pontos

Para melhor seguir nossas dicas e descobrir como gerenciar a nuvem de pontos com usBIM.pointcloud, sugiro que acesse gratuitamente o serviço usBIM e use um dos arquivos de exemplo disponíveis na pasta “Compartilhados comigo” para experimentar em primeira mão os recursos que vamos te mostrando.

Basta acessar oBIM e inserir as credenciais da sua conta ACCA.

Se você ainda não tem uma conta ACCA:

  1. vá para a área de usuário MyACCA;
  2. cadastre-se inserindo seus dados;
  3. insira seu e-mail e senha.

Agora, já pode acessar usBIM.pointcloud, descobrir todos seus recursos e também os demais aplicativos gratuitos do sistema integrado usBIM.

Resumindo, usBIM.pointcloud te permite:

  • navegar por nuvens de pontos de qualquer tamanho e formato (.LAS, .LAZ, .E57, .PLY, .PTS, .XYZ, etc.) diretamente on-line;
  • mostrar seu trabalho ao cliente, gratuitamente e com qualquer dispositivo ligado à Internet;
  • navegar por modelos de malha texturizada, até complexos;
  • executar medições no modelo 3D, mesmo que você não possua o software autoral que fez a modelagem;
  • criar cortes do modelo onde quiser;
  • juntar vários modelos 3D, mesmo de diferentes formatos, graças às funções de federação de modelos BIM (proprietários e não proprietários);
  • complementar o projeto com informações adicionais e links externos;
  • compartilhar nuvem de pontos e malhas texturizadas também via chat, sem trocar e duplicar arquivos, graças a uma simples mensagem;
  • gerenciar seu levantamento 3D em uma plataforma BIM.

 

usbim
usbim