Home » CDE e plataformas colaborativas » Nuvem de pontos on-line: como visualizá-las

A imagem mostra uma nuvem de pontos visualizada e gerenciada no usBIM.pointcloud

Nuvem de pontos on-line: como visualizá-las

Precisa visualizar uma nuvem de pontos e não tem o software nativo? Descubra um aplicativo online a partir do navegador

Para visualizar uma nuvem de pontos, até complexa e detalhada, nem sempre é necessário instalar softwares caros!

Se você não tiver o software específico com o qual a nuvem de pontos foi gerada, poderá abrir e gerenciar o arquivo com um simples point cloud viewer.

Neste artigo, mostraremos como fazer isso.

Não será necessário instalar nenhum software em seu PC e você poderá gerenciar livremente nuvens de pontos de qualquer tamanho, nos formatos .PTS, .XYZ, .PLY, .E57, .LAS, .LAZ, .XYZCIRN e .ASC.

Vamos começar agora!

A imagem mostra uma nuvem de pontos visualizada e gerenciada no usBIM.pointcloud

Visualizar uma nuvem de pontos on-line com usBIM.pointcloud

Uso das nuvens de pontos

A nuvem de pontos é um conjunto mais ou menos denso de pontos — milhares ou até milhões, dependendo do grau de precisão — com coordenadas conhecidas, e representa o modelo digital de um objeto real.

Ela é obtida através do levantamento com um scanner a laser 3D, ou com outras tecnologias, e contém todas as informações úteis para representar tridimensionalmente um objeto existente (edifícios, monumentos, praças, etc.). Geralmente, sua extensão é do tipo .LAS, .LAZ, .E57, .PLY, .PTS, .XYZ.

O levantamento com scanner a laser e a nuvem de pontos são uma das melhores formas de coleta de dados existentes até agora, pois os dados coletados contêm todas as informações geométricas do objeto detectado.

As vantagens são consideráveis: os tempos de coleta são reduzidos e o resultado final é realista e funcional para múltiplos propósitos.

Uma nuvem de pontos pode ser usada para muitas finalidades, incluindo:

  • navegar no objeto digitalizado;
  • realizar uma análise precisa do modelo;
  • fazer medições no modelo atingindo pontos dificilmente acessíveis na realidade;
  • ter informações sobre o estado real de uma obra (infraestruturas, edifícios, etc.);
  • comparar vários modelos;
  • usá-la como linha guia para desenho e modelagem;
  • gerar um modelo de malha (modelo de superfícies compostas por polígonos cujos lados são os segmentos que conectam os pontos da nuvem e os vértices os próprios pontos da nuvem);
  • desenvolver um modelo BIM “inteligente”, completo com todas as informações sobre as características do objeto detectado;
  • converter em 3D o modelo resultante do levantamento.

Visualizador de nuvem de pontos online

É possível visualizar uma nuvem de pontos sem necessitar do software com a qual ela foi gerada. Inclusive, existem no mercado do visualizador online nuvens de pontos que permitem abrir um modelo 3D diretamente de um navegador.

As vantagens são muitas:

  • não precisa instalar nenhum software;
  • não precisa gastar dinheiro comprando licenças ou atualizações de programas;
  • economiza memória no seu disco rígido;
  • pode visualizar modelos 3D a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet (PC, tablet, celular).

Além de ser um visualizador on-line gratuito, usBIM.pointcloud também está integrado a uma plataforma de BIM Collaboration (usBIM) que lhe dá a possibilidade de trocar modelos, arquivos e informações com clientes e colegas graças a um simples link (trocado com usBIM.chat)

Desta forma, a troca de informações é bastante simplificada. Inclusive, a troca de levantamentos tridimensionais nem sempre é uma operação trivial, pois eles contêm uma enorme quantidade de informações e pesam bastante.

Por isso, compartilhar dados diretamente na nuvem e abrir arquivos 3D de um navegador, sem ter que baixá-los no PC, pode representar um grande diferencial.

Vamos ver juntos como usar usBIM.pointcloud e como aproveitar ao máximo todos seus recursos.

Se você estiver interessado nesse tópico, também recomendo a leitura:

Funções para gerenciar a nuvem de pontos

Para melhor seguir nossas dicas e descobrir como gerenciar a nuvem de pontos com usBIM.pointcloud, sugiro que acesse gratuitamente o serviço usBIM e use um dos arquivos de exemplo disponíveis na pasta “Compartilhados comigo” para experimentar em primeira mão os recursos que vamos te mostrando.

Basta acessar oBIM e inserir as credenciais da sua conta ACCA.

Se você ainda não tem uma conta ACCA:

  1. vá para a área de usuário MyACCA;
  2. cadastre-se inserindo seus dados;
  3. insira seu e-mail e senha.

Agora, já pode acessar usBIM.pointcloud, descobrir todos seus recursos e também os demais aplicativos gratuitos do sistema integrado usBIM.

Resumindo, usBIM.pointcloud te permite:

  • navegar por nuvens de pontos de qualquer tamanho e formato (.LAS, .LAZ, .E57, .PLY, .PTS, .XYZ, etc.) diretamente on-line;
  • mostrar seu trabalho ao cliente, gratuitamente e com qualquer dispositivo ligado à Internet;
  • navegar por modelos de malha texturizada, até complexos;
  • executar medições no modelo 3D, mesmo que você não possua o software autoral que fez a modelagem;
  • criar cortes do modelo onde quiser;
  • juntar vários modelos 3D, mesmo de diferentes formatos, graças às funções de federação de modelos BIM (proprietários e não proprietários);
  • complementar o projeto com informações adicionais e links externos;
  • compartilhar nuvem de pontos e malhas texturizadas também via chat, sem trocar e duplicar arquivos, graças a uma simples mensagem;
  • gerenciar seu levantamento 3D em uma plataforma BIM.

Vamos dar uma olhada detalhada em todas as funções do usBIM.pointcloud.

Visualizar uma nuvem de pontos online

Visualizar e navegar pelo modelo, descobrindo todos os detalhes detectados em detalhes, é certamente a funcionalidade mais importante que se espera de um visualizador on-line.

No usBIM.pointcloud, com o comando Câmera, é possível visualizar a nuvem de pontos em dois modos distintos: Órbita e Primeira pessoa.

Ao selecionar Órbita , você pode girar o modelo 3D em todas as direções em torno de um ponto escolhido. Se estiver navegando no PC, basta clicar com o botão direito do mouse em um ponto da tela (que será o ponto em torno do qual a rotação ocorrerá) e mover o mouse na direção que preferir.

Também é possível aplicar zoom na visualização movendo a roda do mouse para frente e para trás e mover o modelo em todas as direções pressionando o botão central e movendo o mouse simultaneamente na direção escolhida.

No modo de Primeira pessoa, por outro lado, você pode navegar no modelo 3D como se estivesse realmente andando dentro dele e mover a cabeça, ir para frente, para trás e em qualquer direção desejada, exatamente como faria em um videogame.

Você pode caminhar pelo modelo e analisar cada detalhe de forma extremamente realista.

É possível usar o mouse ou as setas do teclado.

Com o mouse, basta pressionar o botão direito e mover-se simultaneamente para frente e para trás. Com as teclas de seta, você pode andar para frente, para trás, para a esquerda e para a direita e acelerar seus movimentos mantendo pressionada a tecla SHIFT.

Nuvem de pontos | Visualização online

Também é possível olhar ao redor clicando com o botão direito do mouse e movendo o mouse horizontal ou verticalmente pressionando o botão do meio do mouse (a roda de rolagem).

Para navegar corretamente no modelo também a partir de um smartphone, você pode seguir as instruções detalhadas que aparecem ao pressionar o botão “?” na parte inferior direita da tela do usBIM.pointcloud.

Configur a câmera

A funçãoProjeção câmera permite visualizar o modelo 3D no modo Ortográficoou Em perspectiva.

A visualização ortográfica é uma projeção paralela (porque preserva o paralelismo das linhas do objeto pesquisado) na qual as distâncias e os ângulos de 90° (de linhas paralelas ao plano de projeção) são diretamente mensuráveis e não sofrem deformações de perspectiva. É uma visão mais abstrata, mas ajuda a avaliar de forma mais imediata as formas e geometrias do objeto pesquisado.

A visualização em perspectiva, por outro lado, é uma visão realista na qual os objetos distantes parecem menores do que os objetos em primeiro plano. A perspectiva representa como os modelos são percebidos pelo observador, dependendo de suas elevações e da posição do observador em relação aos modelos.

Depois de definir o tipo de projeção conforme necessário, você pode usar os modos de navegação já descritos para mover-se pela nuvem de pontos.

Nuvem de pontos | Projeção de câmera

Cortar a nuvem de pontos

A função Corte permite criar um número infinito de cortes da nuvem de pontos nos planos X, Y e Z, mas também em planos oblíquos, girando o plano de seção escolhido anteriormente usando a alça. Depois que o modelo tiver sido seccionado, você sempre poderá usar os comandos Órbitae Primeira pessoa para navegar na nuvem de pontos.

Isso permite que você analise todos os detalhes e tenha um conhecimento mais completo do modelo tomado de todos os ângulos possíveis.

Nuvem de pontos | Cortes

Adicionar anotações ao modelo

O gerenciamento da nuvem de pontos com uma plataforma de gerenciamento BIM também permite que várias vantagens da metodologia BIM sejam transferidas para o modelo pesquisado.

Com o usBIM.pointcloud, é possível associar anotações (links e vídeos) ao modelo para adicionar informações e dados úteis durante o projeto, a manutenção e o gerenciamento do trabalho.

Por exemplo, pode ser útil associar fotos tiradas durante a campanha de levantamento, documentos encontrados durante a pesquisa (planos cadastrais, planos, desenhos, etc.), arquivos de trabalho, DWGs, IFCs, etc.

Há várias maneiras de associar um novo link ao documento.

Você pode arrastar e soltar documentos já carregados na plataforma ou pode inserir manualmente links para documentos na plataforma ou links para páginas da Web específicas clicando no botão “+” e escolhendo a opção “Add from platform” ou “Add from web link”.

Nuvem de pontos | Anotações

As anotações inseridas podem er consultadas e implementadas ao longo do tempo e também podem ser lidas ao compartilhar o modelo de nuvem de pontos com seus colaboradores.

Medições on-line de nuvens de pontos

Com o comando Medições, você pode realizar diretamente no modelo:

  • medições lineares;
  • medições angulares;
  • medições de superfície.

É uma ferramenta muito útil porque permite coletar informações métricas até mesmo sobre objetos, áreas e ângulos que não podem ser medidos diretamente no modelo real. Por exemplo, você pode medir com extrema precisão elementos que não podem ser alcançados ou visitados com segurança. Além disso, você pode usá-lo como uma ferramenta de verificação para medições feitas no local.

Nuvem de pontos | Medições

Depois de fazer medições na nuvem de pontos, você também pode ler o resultado, expresso em metros, na caixa de medições analíticas que aparece à direita da tela usBIM.pointcloud.

Federar modelos

Com o usBIM, você tem a possibilidade de federar centenas de modelos para exibi-los simultaneamente em uma única visualização. Esse recurso é muito útil porque permite unir modelos, mesmo que tenham sido gerados com extensões de arquivo diferentes, e recriar um único modelo unindo partes diferentes.

Por exemplo, você pode combinar nuvens de pontos criadas em diferentes campanhas de levantamento, mas também modelos gerados por sua criação de BIM com aqueles criados por seus colegas. Dessa forma, você pode enriquecer a nuvem de pontos com o modelo da planta (existente ou do projeto), com o modelo estrutural etc.

Para federar seus modelos, proceda da seguinte forma

  • Em “Meus documentos”, crie uma nova pasta clicando no ícone apropriado no canto inferior direito.
  • Clique em Novo documentoe escolha Federação de modelos BIM.
  • Arraste os modelos a serem federados para a caixa  apropriada ou escolha-os em sua pasta na nuvem usBIM.
  • Clique em OK para confirmar.
  • Clique em Atualizar federação para alterar a posição de cada modelo individual.

Você também pode adicionar links, anotações, documentos, etc. ao modelo federado e compartilhá-lo com seus colaboradores.

Compartilhar a nuvem de pontos

Com usBIM, você compartilha o modelo de nuvem de pontos, dados, documentos e modelos BIM que você tem em seu espaço na nuvem de forma muito ágil.

Os dados e documentos são trocados sem transferência de arquivos, mas apenas compartilhando um link simples que lhe dá acesso direto aos documentos armazenados na nuvem usBIM. Você pode compartilhar o link com seus colaboradores diretamente no chat usBIM (usBIM.chat).

Vamos dar um exemplo.

Suponha que você precise compartilhar com seu colega um arquivo de trabalho, uma nuvem de pontos de vários giga do edifício que é o objeto do projeto de renovação. Agora basta arrastar o arquivo já carregado no usBIM para o chat e escrever qualquer mensagem no chat para se comunicar com seu colega.

O colega recebe imediatamente a mensagem no chat e automaticamente tem todas as funções do usBIM à sua disposição para visualizar as 3D point cloud. Ele só precisa clicar na mensagem para visualizar o modelo, mesmo sem ter um software específico em seu dispositivo e a partir de qualquer dispositivo à sua disposição, incluindo tablets ou smartphones.

 

usbim-pointcloud
usbim-pointcloud