GeoJSON: como abrir e visualizar o arquivo
A maneira mais simples para abrir, visualizar e gerenciar um arquivo GeoJSON sem instalar nenhum software, diretamente on-line, grátis e com qualquer dispositivo
Você precisa abrir ou editar um arquivo GeoJSON, mas não tem o software certo?
Neste artigo, vamos te mostrar como abrir e editar on-line um arquivo GeoJSON com o usBIM.gis, o serviço GIS na nuvem integrado ao sistema usBIM para a criação de mapas temáticos GIS associados a modelos BIM.

Como abrir um arquivo GeoJSON com usBIM.gis
usBIM.gis é um dos 10+1 aplicativos gratuitos do usBIM, uma ‘galáxia’ de mais de 25 aplicativos e recursos integrados, em constante evolução, concebida para gerenciar a digitalização do setor AECO de forma fácil, segura, compartilhada, totalmente on-line e com qualquer dispositivo (PC, tablet, etc.).
Para conhecer todos os aplicativos do sistema integrado usBIM, clique aqui.
Arquivo GeoJSON: o que é?
O arquivo GEOJSON é usado para armazenar e trocar dados geoespaciais e informações geográficas entre aplicativos de mapeamento e outros programas de dados espaciais.
O formato GeoJSON suporta pontos, linhas, polígonos e outros primitivos parecidos, usados para definir objetos como estradas, corpos d’água, edifícios, pontos de interesse, etc.
Geralmente, ele é um formato de arquivo utilizado para criar mapas GIS, ou seja, representações gráficas de informações geográficas úteis para fornecer respostas a qualquer pergunta ou conduzir análises em escala urbana e territorial.
Por exemplo, você pode criar um mapa respondendo à pergunta “Quantas pessoas vivem perto de uma determinada escola?”. Esse mapa será estruturado com camadas e marcadores, indicando as casas localizadas a uma certa distância da escola em questão.
Em geral, os mapas GIS possuem uma base topográfica e um conjunto de camadas que podem incluir conteúdo interativo com informações e dados úteis para a análise a ser realizada.
Arquivo GeoJSON: como abrir?
Existem muitos softwares, gratuitos e pagos, para abrir e visualizar arquivos GeoJSON. A maioria dessas soluções, no entanto, prevê a instalação de softwares ou aplicativos em seu PC ou outros dispositivos.
Neste ponto, você deve estar se perguntando se existe uma maneira mais fácil e rápida de abrir um arquivo GeoJSON, talvez sem instalar o software em seu pc. A resposta é sim! E é justamente isso que te vamos apresentar.
Com o usBIM.gis, você dispõe de uma ferramenta grátis e totalmente on-line para abrir, visualizar, editar e adicionar informações a um arquivo GeoJSON, sem baixar nenhum software em seu dispositivo. Você só deve acessar a página do usBIM e digitar as credenciais da sua conta ACCA.

Como acessar o usBIM
Se ainda não possui uma conta ACCA:
- vá para a página MyACCA;
- cadastre-se introduzindo todos os seus dados;
- digite seus e-mail e senha.
Agora você está pronto para acessar usBIM.gis e todos os aplicativos gratuitos do sistema integrado usBIM.
Daí, basta carregar o arquivo GeoJSON na nuvem do usBIM e abri-lo para visualizá-lo ou editá-lo em seu PC ou smartphone.
Confira os passos a seguir:
- faça login no usBIM (clique aqui para acessar o usBIM);
- crie uma nova pasta clicando no ícone específico no canto inferior direito;
- carregue o arquivo GeoJSON na pasta com um simples arrastar e soltar;
- clique no ícone de computador, próximo do arquivo recém-carregado;
- escolha a opção “Abrir”.
O que pode fazer com usBIM.gis
Além de importar e visualizar arquivos GeoJSON gerados por outros aplicativos, com usBIM.gis você também pode criar mapas GIS do zero.
Confira a lista completa das principais atividades que pode realizar com usBIM.gis:
- importar mapas no formato .GeoJSON;
- criar mapas vinculados a modelos BIM a partir de OpenStreetMap™, Esri.WorldImagery™, GMaps-Streets™, GMaps-Satellite™, GMaps-Terrain™;
- inserir elementos e notas gráficas, como linhas, retângulos, polígonos e marcadores;
- criar uma ou mais camadas personalizadas;
- adicionar propriedades personalizadas aos mapas;
- vincular links de documentos da plataforma na nuvem para criar verdadeiros mapas temáticos do modelo BIM;
- colaborar e trabalhar em tempo real no mesmo documento;
- exportar documentos no formato GeoJSON.

Visualizar e modificar arquivos file GeoJSON com usBIM