A imagem mostra um arquivo GeoJSON com interface do usBIM.gis

GeoJSON: como abrir e visualizar o arquivo

A maneira mais simples para abrir, visualizar e gerenciar um arquivo GeoJSON sem instalar nenhum software, diretamente on-line, grátis e com qualquer dispositivo

Você precisa abrir ou editar um arquivo GeoJSON, mas não tem o software certo?

Neste artigo, vamos te mostrar como abrir e editar on-line um arquivo GeoJSON com o usBIM.gis, o serviço GIS na nuvem integrado ao sistema usBIM para a criação de mapas temáticos GIS associados a modelos BIM.

A imagem mostra a abertura de um arquivo GeoJSON no usBIM.gis

Como abrir um arquivo GeoJSON com usBIM.gis

usBIM.gis é um dos 10+1 aplicativos gratuitos do usBIM, uma ‘galáxia’ de mais de 25 aplicativos e recursos integrados, em constante evolução, concebida para gerenciar a digitalização do setor AECO de forma fácil, segura, compartilhada, totalmente on-line e com qualquer dispositivo (PC, tablet, etc.).

Para conhecer todos os aplicativos do sistema integrado usBIM, clique aqui.

Arquivo GeoJSON: o que é?

O arquivo GEOJSON é usado para armazenar e trocar dados geoespaciais e informações geográficas entre aplicativos de mapeamento e outros programas de dados espaciais.

O formato GeoJSON suporta pontos, linhas, polígonos e outros primitivos parecidos, usados para definir objetos como estradas, corpos d’água, edifícios, pontos de interesse, etc.

Geralmente, ele é um formato de arquivo utilizado para criar mapas GIS, ou seja, representações gráficas de informações geográficas úteis para fornecer respostas a qualquer pergunta ou conduzir análises em escala urbana e territorial.

Por exemplo, você pode criar um mapa respondendo à pergunta “Quantas pessoas vivem perto de uma determinada escola?”. Esse mapa será estruturado com camadas e marcadores, indicando as casas localizadas a uma certa distância da escola em questão.

Em geral, os mapas GIS possuem uma base topográfica e um conjunto de camadas que podem incluir conteúdo interativo com informações e dados úteis para a análise a ser realizada.

Arquivo GeoJSON: como abrir?

Existem muitos softwares, gratuitos e pagos, para abrir e visualizar arquivos GeoJSON. A maioria dessas soluções, no entanto, prevê a instalação de softwares ou aplicativos em seu PC ou outros dispositivos.

Neste ponto, você deve estar se perguntando se existe uma maneira mais fácil e rápida de abrir um arquivo GeoJSON, talvez sem instalar o software em seu pc. A resposta é sim! E é justamente isso que te vamos apresentar.

Com o usBIM.gis, você dispõe de uma ferramenta grátis e totalmente on-line para abrir, visualizar, editar e adicionar informações a um arquivo GeoJSON, sem baixar nenhum software em seu dispositivo. Você só deve acessar a página do usBIM e digitar as credenciais da sua conta ACCA.

A imagem mostra a tela de acesso ao usBIM

Como acessar o usBIM

Se ainda não possui uma conta ACCA:

  • vá para a página MyACCA;
  • cadastre-se introduzindo todos os seus dados;
  • digite seus e-mail e senha.

Agora você está pronto para acessar usBIM.gis e todos os aplicativos gratuitos do sistema integrado usBIM.

Daí, basta carregar o arquivo GeoJSON na nuvem do usBIM e abri-lo para visualizá-lo ou editá-lo em seu PC ou smartphone.

Confira os passos a seguir:

  • faça login no usBIM (clique aqui para acessar o usBIM);
  • crie uma nova pasta clicando no ícone específico no canto inferior direito;
  • carregue o arquivo GeoJSON na pasta com um simples arrastar e soltar;
  • clique no ícone de computador, próximo do arquivo recém-carregado;
  • escolha a opção “Abrir”.

O que pode fazer com usBIM.gis

Além de importar e visualizar arquivos GeoJSON gerados por outros aplicativos, com usBIM.gis você também pode criar mapas GIS do zero.

Confira a lista completa das principais atividades que pode realizar com usBIM.gis:

  • importar mapas no formato .GeoJSON;
  • criar mapas vinculados a modelos BIM a partir de OpenStreetMap™, Esri.WorldImagery™, GMaps-Streets™, GMaps-Satellite™, GMaps-Terrain™;
  • inserir elementos e notas gráficas, como linhas, retângulos, polígonos e marcadores;
  • criar uma ou mais camadas personalizadas;
  • adicionar propriedades personalizadas aos mapas;
  • vincular links de documentos da plataforma na nuvem para criar verdadeiros mapas temáticos do modelo BIM;
  • colaborar e trabalhar em tempo real no mesmo documento;
  • exportar documentos no formato GeoJSON.
A imagem mostra como visualizar e modificar arquivos file GeoJSON com usBIM

Visualizar e modificar arquivos file GeoJSON com usBIM

edificius
edificius