Home » CDE e plataformas colaborativas » Processo de gestão de mudanças: uma abordagem colaborativa

Processo de gestão de mudanças

Processo de gestão de mudanças: uma abordagem colaborativa

O processo de gestão de mudanças planeja a transição de maneira fluida e eficiente. Descubra as fases e uma abordagem colaborativa do processo


A mudança pode ser intimidante, mas também é o terreno fértil para o crescimento e a conquista de novos e importantes objetivos. Pequenas mudanças são relativamente fáceis de enfrentar e implementar. No entanto, ao lidar com mudanças mais substanciais e significativas, seu processo de gestão precisa ser cuidadosamente planejado e estudado para maximizar os benefícios com o mínimo de desconforto possível!

O processo de gestão de mudanças, conhecido como Change Management, é abordado com passos precisos e habilidades específicas. No setor da construção, onde os projetos podem durar meses ou até mesmo anos, a mudança é inevitável. Pode ser causada por novas tecnologias, regulamentações governamentais ou simplesmente pela necessidade de melhorar a eficiência. Sem uma gestão adequada da mudança, os projetos podem enfrentar atrasos, custos adicionais e insatisfação dos clientes.

Vamos explorar o que é o processo de gestão de mudanças e como enfrentá-lo com uma abordagem colaborativa para superar a resistência à mudança e adotar mais facilmente as novas práticas.

O que é e como gerenciar um processo de gestão de mudanças?

“Change Management” significa literalmente “gestão da mudança” e é uma estratégia empresarial implementada nos momentos em que a empresa e a equipe precisam lidar com uma mudança evidente e substancial. As mudanças podem envolver vários aspectos, como variações na:

  • organização interna;
  • tecnologias e software;
  • processos operacionais;
  • essência e missão da empresa.

A estratégia de gestão de mudanças tem a responsabilidade de planejar a mudança antecipadamente e guiar a equipe através do processo de mudança.

Como toda estratégia, o gerenciamento de mudanças tem um objetivo específico, que é garantir que a mudança seja enfrentada e implementada da maneira mais eficaz e eficiente possível, evitando períodos passivos de ajuste, minimizando o desconforto para a equipe de trabalho e potencializando os efeitos positivos da mudança.

Se você é um profissional do setor AECO, compreende a importância do planejamento inicial de um processo e a definição precisa dos passos que o compõem.

No caso do gerenciamento de mudanças, o raciocínio não é muito diferente; na verdade, a gestão de mudanças é uma estratégia empresarial que deve ser planejada em suas fases para ter uma visão global abrangente e gerenciar cada etapa de forma coordenada e eficaz.

Mais especificamente, as fases do processo de gestão de mudanças são as seguintes:

  • análise e avaliação da mudança: nesta fase, são identificadas as razões e as necessidades subjacentes à mudança. Este passo é crucial para compreender completamente a extensão da mudança e planejar adequadamente os recursos necessários.
  • Planejamento da transição: nesta fase, é desenvolvido um plano detalhado para a mudança. Este plano deve incluir objetivos específicos, prazos, recursos necessários e um plano de comunicação para envolver todas as partes interessadas.
  • Implementação da mudança: aqui, o plano de gestão de mudanças é colocado em prática e comunicado de maneira eficaz a toda a equipe de trabalho e a quaisquer partes interessadas;
  • Monitoramento e relatório de progresso: após a implementação, é fundamental monitorar e avaliar os resultados da mudança. Isso ajuda a identificar quaisquer problemas e fazer correções oportunas.
Fases do processo de gestão de mudanças

Fases do processo de gestão de mudanças

Como enfrentar o gerenciamento de mudanças de forma colaborativa

A abordagem ao gerenciamento de mudanças pode ser mais ou menos colaborativa, ou seja, com um alto ou baixo grau de envolvimento das pessoas afetadas.

A experiência no setor da construção ensina que quanto maior o nível de colaboração e cooperação, maior será a qualidade do resultado final.

Portanto, também em relação a esta estratégia, é aconselhável uma abordagem colaborativa, talvez favorecida por uma plataforma de colaboração em nuvem simples e gratuita. Uma abordagem colaborativa à mudança significa envolver as pessoas afetadas, criando a mudança com elas, em vez de fazer a mudança por elas. Ao colaborar na mudança, a equipe de trabalho se sente parte dela e é incentivada a enfrentá-la da melhor forma para obter resultados positivos imediatos.

Abordagem colaborativa ao processo de gestão de mudanças

Abordagem colaborativa ao processo de gestão de mudanças

Para potencializar a colaboração no processo de gestão de mudanças, o papel e as habilidades de liderança dos líderes de diferentes setores e do eventual “Change Manager”, aquele que lidera a mudança pessoalmente, são essenciais.

A este aspecto comportamental e psicológico, se assim podemos definir, acrescenta-se o apoio indispensável das ferramentas que facilitam a colaboração e o compartilhamento.

No setor da construção, são inúmeras as questões que podem surgir (novos requisitos normativos, alterações de projeto ou solicitações inesperadas do cliente) e que devem ser abordadas de forma colaborativa com todos os profissionais envolvidos para evitar erros e atrasos no projeto!

Você pode enfrentar esses e muitos outros problemas usando um software de gestão de mudanças com o qual pode:

  • comunicar problemas ou mudanças de maneira simples e clara através da criação de quadros de planejamento;
  • planejar objetivos, prazos e recursos necessários;
  • compartilhar com todas as pessoas envolvidas as informações necessárias.
Quadros de planejamento visual para gestão de mudanças - usBIM.resolver

Quadros de planejamento visual para gestão de mudanças – usBIM.resolver

Dessa forma, você pode implementar um planejamento preciso, uma comunicação eficaz e um envolvimento ativo das partes interessadas, para gerenciar a mudança e atingir os objetivos do projeto de construção de maneira eficiente. Tudo o que resta é ativar seu mês de teste gratuito!

 

usbim-resolver
usbim-resolver