Home » CDE e plataformas colaborativas » Project management engineering

Project management engineering

Project management engineering

O project management engineering envolve atividades de gestão e planejamento essenciais para o sucesso de um contrato. Descubra por que é fundamental

O sucesso de um contrato está absolutamente ligado à sua gestão adequada, ou seja, como o project management engineering é estruturado e organizado. Naturalmente, o uso de ferramentas adequadas também é fundamental para cumprir prazos, organizar as atividades de toda a equipe e resolver problemas e imprevistos. A ferramenta essencial para gerenciar todas as atividades de project management engineering é, sem dúvida, o construction management software. Leia este artigo e saiba mais!

usBIM.resolver - Gerenciamento de equipe

usBIM.resolver – Gerenciamento de equipe

O que é o project management em engenharia

O project management em engenharia é a atividade que lidera e gerencia o projeto de construção desde o início até a entrega, com o objetivo de mantê-lo dentro dos prazos, do orçamento, dos recursos e de todas as especificações estipuladas no contrato. Para fazer isso, é necessária uma cuidadosa planejamento realizado por profissionais especializados em gerenciamento de projeto e a comunicação desse plano para toda a equipe de trabalho.
Um plano de gerenciamento de projeto é composto por marcos e deve prever o desenvolvimento de cenários imprevistos e seus planos de contingência. Caso contrário, não haverá um gerenciamento adequado de problemas e imprevistos, com consequências desastrosas para o contrato como um todo. Nesse sentido, é essencial que o gerente de projeto demonstre habilidades notáveis de adaptação e flexibilidade e seja capaz de acompanhar a evolução contínua da tecnologia no setor da construção.

Para saber mais, leia também:

Qual é a relação entre project management e engenharia civil?

O project management e a engenharia civil são áreas extremamente relacionadas. Pode-se dizer que, para o sucesso de qualquer projeto de engenharia civil, é necessário um plano de gerenciamento de projeto (project management). O desenvolvimento desse plano e sua garantia em todas as fases do trabalho são de responsabilidade do gerente de projeto de engenharia civil.
O que faz um gerente de projeto de engenharia civil? Vamos descobrir as responsabilidades e habilidades necessárias para ter sucesso nesse papel tão essencial.

O que faz um project management engineering?

Um engenheiro de project management é um profissional que lida com todos os aspectos de gestão, coordenação, planejamento e monitoramento de um contrato.
Ele lidera projetos em termos organizacionais e comunicativos, em relação a aspectos técnicos, econômicos e de gestão. Suas atividades incluem a estimativa de custos e prazos de execução das obras, o planejamento da logística relacionada aos projetos, entre outras.

Seu trabalho é especialmente necessário nos processos de construção de grandes obras, incluindo instalações comerciais, estradas, pontes, etc. Ele entra em cena já na fase de estudo de viabilidade, para a definição do orçamento, alocação de recursos, negociação do contrato, coordenação de funcionários, etc.

Na fase de execução, o papel do engenheiro de project management muda para a supervisão de subempreiteiros e equipes de canteiro, participando de reuniões semanais e monitoramentos para garantir o cumprimento dos padrões de saúde e segurança. Além disso, suas atividades incluem a elaboração de relatórios sobre o progresso do trabalho, programas de construção, relatórios de conformidade, entre outros.

O trabalho de um engenheiro de project management pode ser realizado de forma independente ou empregado por empresas de construção, empresas de engenharia, etc. A atualização tecnológica e a crescente complexidade dos projetos estão aumentando a demanda por gerentes de projeto na engenharia civil.

Em resumo, podemos dizer que essa figura está se tornando uma das peças-chave da engenharia civil.

Quais softwares um engenheiro de project management utiliza?

Para tornar a gestão de projetos mais eficiente, os engenheiros de projeto utilizam construction management software, ou seja, ferramentas projetadas especificamente para a gestão de projetos de construção. É importante escolher o tipo de solução mais adequada ao seu caso e necessidades. Em alguns casos, é preferível optar por ferramentas de gerenciamento especializadas, embora a maioria das equipes dê prioridade às funcionalidades corretas e à facilidade de uso.

É importante, no entanto, que as ferramentas permitam visualizar todo o processo em todos os detalhes, planejar as fases do projeto, acompanhar as atividades, facilitar a colaboração entre equipes e profissionais, entre outras coisas. Ter todas essas funcionalidades à disposição ajuda a planejar melhor as atividades e a obter estimativas precisas de tempos e recursos alocados para cada tarefa e objetivo do projeto a ser alcançado.

Rastreamento de problemas BIM | Representação esquemática do chat do usBIM.resolver

Rastreamento de problemas BIM Representação esquemática do chat do usBIM.resolver

O project management é benéfico para engenheiros?

A gestão de projetos é um aspecto extremamente útil para profissionais, empresas, fornecedores e, em geral, para o sucesso de qualquer projeto. Vejamos especificamente quais são as vantagens da aplicação de project management a projetos de engenharia:

  • habilidade para lidar com problemas e imprevistos – um planejamento adequado das fases do projeto deve incluir também a gestão de imprevistos, e o gerente de projeto deve ter a capacidade de tomar as decisões corretas que levam a um melhor resultado do projeto.
  • Redução de erros – o planejamento de atividades de rotina e a capacidade de gerenciar o imprevisto ajudam a limitar erros, especialmente na fase de construção da obra. A falta de planejamento levaria a aprender apenas por tentativa e erro e a ter que reconfigurar o projeto a cada erro. O project management ajuda a economizar tempo, uma vez que adota processos já testados e padronizados.
  • Aplicação de um método vencedor para todos os tipos de projeto – a análise do que influenciou o sucesso de um projeto pode ser útil para limitar desperdícios e replicar processos que funcionaram. Dessa forma, gerenciar um projeto com sucesso não é apenas sorte, mas o resultado de um estudo cuidadoso e de um processo bem calculado. A padronização das atividades também pode ajudar a economizar tempo valioso a ser investido em outras atividades de melhoria em todo o processo.
  • Comunicação e colaboração – um projeto envolve não apenas aspectos técnicos, muitas vezes o seu sucesso depende de uma comunicação eficaz e de avaliações estratégicas bem-sucedidas. Um planejamento cuidadoso inclui esses aspectos, que são cruciais para o sucesso do projeto e para a eficácia do project management.

Está procurando um software de lista de pendências de construção? Comece gratuitamente!

 

usbim-resolver
usbim-resolver