Home » BIM e Arquitetura » VDC BIM Coordinator: saiba mais!

VDC BIM Coordinator: saiba mais!

 O VDC BIM Coordinator é uma figura chave na gestão do processo VDC. Vamos descobrir em detalhes os papéis e responsabilidades de seu trabalho

Uma das principais figuras do processo BIM/VDC é sem dúvida o VDC Coordinator. Vamos descobrir quem ele é, o que ele faz e quais ferramentas ele usa para seu trabalho.

O que é um VDC Coordinator?

O VDC Coordinator é a figura responsável pela coordenação do grupo de projeto BIM e VDC (que também inclui BIM Manager e BIM Specialist) na organização das atividades de todos os profissionais envolvidos em todo o processo de planejamento da informação, para supervisão do trabalho de todos os especialistas BIM.

Antes de prosseguir, vamos dar um pequeno passo para trás e se aprofundar na diferença entre BIM e VDC.

As metodologias BIM e VDC têm muitos pontos em comum e, portanto, costumam ser confundidas: embora ambas sejam baseadas em colaboração e comunicação inteligente, o VDC é um conceito mais amplo que inclui e adota o BIM como forma de trabalho. Sua diferença está no propósito, pois, enquanto o BIM cria o modelo 3D virtual de um edifício com as informações necessárias ao seu ciclo de vida, o VDC utiliza modelos BIM para planejar o processo de construção do início ao fim incluindo elementos como orçamento, custos e planejamento (4D, 5D, etc).

Resumindo, o BIM organiza modelos e documentos de projeto utilizados nos processos que o VDC irá organizar. Além disso, o BIM refere-se ao campo da arquitetura e engenharia, enquanto o VDC é muito mais comum entre os empreiteiros.

Para saber mais sobre a metodologia VDC, sugerimos que leia o artigo “O que é Virtual Design and Construction (VDC)“.

Com esta premissa, deduz-se que o VDC BIM Coordinator possui uma visão global de todo o processo de construção e não apenas as atividades que entram em jogo na criação do modelo 3D BIM.

A imagem mostra a explicacao do que e um VDC- virtual, design e construcao -VDC BIM Coordinator

O que é um VDC

Quanto às competências profissionais, um VDC Coordinator é quase idêntico a um BIM Coordinator.

A sua formação decorre de um grau profissional, de uma especialização e da experiência adquirida na área. Uma peculiaridade dos coordenadores do VDC, no entanto, é que muitas vezes são figuras que trabalham há anos no setor da construção e construíram sua experiência pessoal diretamente no campo.

Afinal, qual a sua função?

O Coordenador VDC (como o BIM Coordinator) opera ao nível da encomenda e colabora estreitamente com o VDC BIM Manager, que verifica seu trabalho e, na hierarquia, está acima acima dele no nível da organização.

Garante a eficiência e o cumprimento das normas e procedimentos definidos a nível gerencial pelo BIM Manager, atuando como figura de controle dos conteúdos produzidos pelas equipes de trabalho, tanto em nível de informação quanto de processo.

Esta função tem competências transversais, com capacidade de mediação entre operadores e figuras de gestão e coordenação multidisciplinar e multiempresarial.

As ferramentas de um BIM Coordinator

O VDC BIM Coordinator deve ter a preparação e ferramentas que lhe permitam apoiar as atividades de gestão do VDC BIM Manager. Não é necessário que você tenha um conhecimento prático de softwares e ferramentas de BIM Authoring, como é exigido de um especialista em BIM.

Pelo contrário, ele deve ter um alto conhecimento operacional de software de gestão e coordenação para organizar e controlar a equipe de trabalho em tempo real: desde a atribuição de funções e responsabilidades, até a autorização, registro e verificação das atividades de todos os membros do grupo.

As principais ferramentas do trabalho de um VDC BIM Coordinator são:

  • Plataforma colaborativa BIM para tornar eficientes as atividades de organização de dados e processos de negócios e criar um Ambiente Comum de Dados (CDE) na nuvem que permita que profissionais, empresas, fornecedores, trabalhadores de manutenção e clientes trabalhem juntos.
  • Sistemas de gestão BIM para gerenciar de forma colaborativa a digitalização de edifícios e infraestruturas, além de visualizar e gerenciar arquivos IFC, etc.

O BIM Coordinator, além de ter conhecimento dos softwares de apoio à atividade do BIM Manager, deve ter um conhecimento profundo das ferramentas BIM para verificação, colaboração e coordenação das atividades.

Nesse sentido, é de suma importância o uso de ambientes de compartilhamento de dados (como plataformas em nuvem), de sistemas de gerenciamento de documentos BIM, de ferramentas para detecção de interferências e verificação de código.

Em particular, o VDC BIM Coordinator precisa de ferramentas para:

  • Checar e validar todos os dados de um modelo BIM em formato IFC (usBIM.checker)
  • Verificar a presença de interferências e conflitos entre os modelos das diversas disciplinas: arquitetônico, estrutural, instalações (usBIM.clash)
  • Visualizar e gerenciar modelos, documentos e dados BIM online, com qualquer dispositivo (usBIM.browser)
  • Editar, imprimir, renderizar e fazer tours virtuais no modelo BIM diretamente no formato IFC (usBIM.editor)
  • Visualizar, federar, gerenciar e compartilhar online e em tempo real com nuvens de pontos (usBIM.pointcloud)
  • Gerenciar federações de modelos BIM (edifícios e infraestruturas) e grandes nuvens de pontos diretamente online (usBIM.federation)
  • Criar mapas temáticos GIS integrado com modelos BIM (usBIM.gis)
  • Gerenciar arquivos online em formato BCF (usBIM.bcf)
  • Planejar o tempo de cada atividade, gerenciar e otimizar a variável tempo nos processos de construção (usBIM.gantt)
  • Integrar o modelo BIM e sensores de IoT, visualizar os dados do sensor no modelo em tempo real e obter um resumo das informações do sensor e comando (usBIM.IoT)
  • Organizar o CDE, planejar e controlar tempos e custos das atividades e integrar processos, documentos e dados (usBIM.project)
  • Unir em um novo arquivo IFC os elementos de vários modelos BIM exportados em formato IFC tanto para a parte geométrica quanto para os dados de informação (usBIM.refactor)
  • Comparar diferentes versões de um modelo BIM em formato IFC e entender as diferenças em termos geométricos e de informação em detalhes (usBIM.compare)
  • Gerenciar a manutenção da construção e integração avançada de todas as funções de gestão de instalações com o modelo e processo BIM ou com o sistema documental do gêmeo digital (usBIM.facility)

 

usbim
usbim