Home » BIM e Projeto de construção » Vantagens e desvantagens do BIM para os agrimensores

Vantagens e desvantagens do BIM para os topógrafos

Vantagens e desvantagens do BIM para os agrimensores

O BIM melhora o resultado do trabalho de profissionais e empresas. Vejamos em detalhes as vantagens e desvantagens do BIM para os agrimensores.


A disseminação do BIM está impactando de forma extremamente positiva os fluxos de trabalho de profissionais e empresas. As vantagens são muitas e tão evidentes que estão contribuindo para o sucesso e desenvolvimento desta metodologia em todas as disciplinas da indústria da construção. Agrimensores, arquitetos, engenheiros estruturais têm a oportunidade de se relacionar de forma interdisciplinar e colaborar sem limites de espaço, tempo e recursos tecnológicos. Neste artigo, focaremos principalmente nas vantagens e desvantagens do BIM para os agrimensores Em particular, veremos quais benefícios o BIM traz, quais BIM management system usar e por que é tão vantajoso investir nesta nova metodologia de trabalho. Descubra agora!

As vantagens do BIM - Otimização de custos, prazos e recursos

As vantagens do BIM | Otimização de custos, prazos e recursos

Quais são as vantagens do uso do BIM para os agrimensores?

As vantagens do BIM para os agrimensores são muitas. Vamos detalhá-las.

  • Colaboração – o BIM favorece a colaboração e a troca de informações, mesmo entre profissionais ou equipes que utilizam softwares diferentes e que não trabalham no mesmo local. São usados formatos de intercâmbio abertos (IFC, BCF, etc.) e todos trabalham no mesmo modelo de informação, evitando mal-entendidos, aproveitando todos os benefícios da nuvem e de aplicativos online.
  • Quantificação automática – elaborar uma quantificação métrica é uma das tarefas mais comuns para um topógrafo. Obter a quantificação métrica estimativa automaticamente a partir do modelo 3D do edifício ajuda a reduzir significativamente o tempo dedicado a essa atividade e o risco de cometer erros. Para saber mais, leia também Realize seu orçamento em BIM diretamente do modelo 3D.
  • Otimização de recursos – o uso de software e metodologias BIM permite cumprir prazos e orçamentos previamente definidos e otimizar todos os recursos (matérias-primas, pessoal, etc.). Alguns estudos mostram uma redução de aproximadamente 30% nos tempos de construção e uma diminuição significativa nos erros de projeto, que, por sua vez, contribuem para o cumprimento dos prazos de entrega da obra.
  • Manutenção – ter um modelo de informação implementável e atualizável ao longo do tempo facilita todas as atividades de gerenciamento e manutenção do bem. Na Gestão de Instalações (Facility Management), todos os envolvidos colaboram com a equipe de projeto e contribuem para o planejamento dos ativos, fornecendo informações úteis sobre a escolha de materiais, organização do espaço, tipo de equipamentos a serem instalados e o tipo de informações necessárias para a manutenção. Isso se traduz em uma redução significativa nos tempos e custos de gestão da obra. Para saber mais, leia BIM Facility Management: o BIM para gerenciamento de ativos.
  • Segurança – o BIM aplicado à segurança (BIM safety) oferece a oportunidade de identificar e prevenir riscos à saúde e segurança dos trabalhadores desde o início do projeto. Graças à simulação digital do canteiro de obras e às novas tecnologias que incluem o uso de gêmeos digitais, realidade virtual, etc., é possível limitar riscos e acidentes e melhorar a formação dos trabalhadores. Para saber mais, leia BIM Safety: 10 maneiras como o BIM pode aprimorar a segurança do trabalho.
  • Atividades de verificação e controle – o uso de modelos BIM e software BIM para Detecção de Interferências ajuda a identificar visualmente conflitos entre os modelos das diferentes disciplinas envolvidas (MEP, arquitetura, estrutura, etc.) já durante a fase de projeto. É possível ter um relatório com todas as interferências geométricas para poder intervir e resolvê-las antes do início da obra.
  • BIM e GIS – facilidade na gestão de mapas GIS e modelos BIM georreferenciados para realizar análises territoriais e enquadrar o projeto. Para saber mais, leia OpenBIM e GIS: vantagens dessa integração.
  • Visualização realista do projeto – as novas formas de gestão e visualização do modelo 3D permitem uma abordagem realista ao projeto e a todas as soluções de detalhe previstas. Renderização em tempo real, RV, BIM management system, ajudam a visualizar o projeto como se já estivesse construído e a ter uma visão clara das escolhas feitas. Desta forma, o cliente também está constantemente informado de todos os detalhes do projeto, evitando mal-entendidos que surgem na fase de construção. Por fim, uma melhor compreensão do projeto aumenta a produtividade e ajuda os agrimensores e projetistas a basearem seus fluxos de trabalho em abordagens mais criativas e de melhor qualidade, aumentando a competitividade de sua atividade profissional.

Para aprofundar as vantagens do BIM, leia também:

Como em todos os métodos de trabalho, além dos muitos benefícios, também podem haver desvantagens. Além das vantagens, vejamos quais são as desvantagens do BIM para os agrimensores:

  • nova abordagem de trabalho – a desvantagem mais evidente da introdução do BIM nos fluxos de trabalho é o alto grau de inovação das tecnologias, métodos de trabalho e ferramentas a serem utilizadas. Trabalha-se exclusivamente em modelos 3D e isso requer uma reorientação dos fluxos de trabalho utilizados até agora. Implementar o BIM em seu sistema de trabalho pode levar tempo e treinamento adequado.
  • Tecnologia ainda pouco conhecida – enquanto o BIM está se tornando obrigatório em contratos públicos, em projetos privados ele ainda não é tão conhecido, principalmente por parte dos clientes e das pessoas não familiarizadas com o assunto. Como resultado, é improvável que os clientes solicitem uma abordagem BIM.
  • Necessidade de treinamento – para usar corretamente os métodos e ferramentas BIM, são necessários recursos financeiros e tempo para formação profissional.

As desvantagens, portanto, estão simplesmente relacionadas à novidade deste método de trabalho e à necessidade de um investimento inicial em formação profissional. No entanto, as vantagens superam amplamente as desvantagens, tornando a consideração deste investimento uma excelente ideia!

 

usbim
usbim