Home » BIM e Arquitetura » Consultor BIM: papel, funções e ferramentas

A imagem se refere a papel funcoes e ferramentas de um consultor BIM

Consultor BIM: papel, funções e ferramentas

O Consultor BIM ajuda as empresas a implementar o BIM em seus processos. Descubra como este profissional apoia a gestão de processos digitalizados

Você é uma empresa determinada a implementar a metodologia BIM em sua organização e quer entender quem pode ajudar nesse processo de mudança? Ou é um profissional em busca de novos horizontes na área de Building Information Modeling? Neste artigo, vamos descobrir juntos o significado de Consultor BIM (BIM Consultant em inglês). Em particular, entenderemos quem é e o que faz um Consultor BIM, como se tornar um e como esse profissional apoia a gestão de processos digitalizados.

Consultor BIM: quem é

Com a introdução do BIM nos processos de projeto, construção e gerenciamento das obras do setor AECO, muitas organizações vêm enfrentando a necessidade de reformular os fluxos de trabalho tradicionalmente adotados. A transição para o BIM pode ser muito complexa, pois requer a avaliação de vários fatores e a adoção de estratégias adequadas e softwares BIM específicos essenciais para cumprir os objetivos esperados.

Para implementar com sucesso a metodologia BIM em uma empresa, minimizando os riscos e a possibilidade de erro, é útil contratar um Consultor BIM. Mas quem é o Consultor BIM?

O Consultor BIM é um especialista em metodologia BIM que, graças às suas habilidades, consegue informar e orientar o trabalho dos atores envolvidos no desenvolvimento de fluxos de trabalho baseados em uma abordagem do tipo BIM.

Antes de analisar o que ele faz, é importante esclarecer que falamos de um profissional externo à empresa. A possibilidade de recorrer a um consultor externo é especialmente vantajosa para as empresas que, começando a lidar com o mundo BIM, ainda não possuem a experiência necessária e poderão beneficiar das competências oferecidas por um profissional altamente qualificado, sem incorrer nos custos da contratação permanente.

O principal objetivo de um Consultor BIM é contribuir para a disseminação da metodologia BIM, apoiando profissionais, empresas e negócios na realização de diversas atividades.

Por exemplo, ele realiza análises visando definir estratégias e fluxos de trabalho padronizados, a adotar para uma implementação eficaz do BIM na empresa. Os serviços oferecidos por um Consultor BIM também suportam:

  • o projeto e a criação de modelos BIM, de acordo com várias disciplinas (arquitetura, estrutura, instalações, etc.);
  • a configuração do Ambiente Comum de Dados, através de uma plataforma colaborativa BIM, para garantir uma troca eficiente de informações;
  • o processamento de entregáveis que cabem ao cliente ou ao contratante (Especificações de Informação, Plano de Gestão de Informação, Planos de Entrega de Informação, etc.);
  • os procedimentos de coordenação e BIM Validation, para garantir a qualidade e confiabilidade das informações produzidas;
  • a gestão e revisão dos documentos de projeto;
  • a escolha de plataformas e pacotes de softwares adequados para suportar as operações planejadas;
  • o alinhamento com padrões de interoperabilidade;
  • a gestão do processo BIM em todas as suas dimensões BIM (tempos, custos, sustentabilidade, Facility Management);
  • a capacitação dos atores envolvidos na gestão de processos digitalizados com cursos BIM específicos.

Resumindo, seja ajuda estratégica, suporte técnico, treinamento ou implementação de processos, a tarefa do Consultor BIM é garantir uma aplicação eficiente e eficaz da metodologia BIM.

Como se tornar um BIM Consultant

Deseja se tornar um Consultor BIM? Saiba que não existe uma certificação específica para desempenhar este papel. No entanto, você terá que adquirir muita experiência e desenvolver as competências e habilidades necessárias para fornecer o suporte que os atores envolvidos na gestão de processos BIM precisam.

Para desempenhar o papel de Consultor BIM, você deverá ser capaz de intervir a qualquer nível do processo, desde a fase de planejamento até à gestão de todo o ciclo de vida da obra. Para isso, recomendamos que baixe a versão de teste gratuita de um software BIM e comece agora a experimentar concretamente a metodologia BIM.

Saber fornecer informações úteis para o planejamento de processos BIM significa estar preparado em todos os aspectos que gravitam em torno dessa metodologia. Cursos de formação adequados e a experiência profissional adquirida no setor te permitirão, ao longo do tempo, seguir com sucesso a carreira de Consultor BIM.

usbim-checker
usbim-checker