Home » BIM e facility management » Descubra 6 vantagens do gerenciamento da construção

Descubra 6 vantagens do gerenciamento da construção

Descubra 6 vantagens do gerenciamento da construção, desde uma comunicação mais eficiente até a melhoria da qualidade do projeto


Para alcançar um resultado de projeto de qualidade, é essencial um processo de monitoramento das atividades de construção e um gerenciamento eficiente de quaisquer problemas por meio de softwares específicos para gerenciamento de projetos de construção. Esse processo é chamado de gerenciamento da construção.

Vamos ver juntos neste artigo quais são suas vantagens e como ele difere do gerenciamento de projetos.

Quais são as 6 principais vantagens do gerenciamento da construção?

Gerenciar o processo de construção de forma profissional, supervisionar o correto desempenho das diversas atividades e o alcance dos diferentes objetivos (qualitativos, de tempo e orçamentários) traz consigo uma série de vantagens. Abaixo listamos as seis principais vantagens do gerenciamento da construção, tendo em mente que esta lista agrupa precisamente as principais, mas não as únicas vantagens geradas por este processo de supervisão construtiva:

  1. conclusão mais eficiente do projeto: a eficiência é o primeiro grande benefício. A presença de um profissional que supervisione as várias fases da construção garante que o processo de construção segue os passos previstos, obtendo um produto de qualidade e um workflow eficiente.
  2. Melhor comunicação: uma comunicação clara e aberta a todos os níveis é essencial para evitar mal-entendidos e garantir a rápida resolução de quaisquer problemas. A figura do gerente de construção representa uma espécie de ponte que permite uma comunicação eficiente e decisiva entre os diversos atores do processo construtivo.
  3. Redução de riscos: os riscos associados às várias fases e atividades do processo de construção são certamente muitos e, embora seja impossível reduzi-los a zero, o gerenciamento da construção implica que a probabilidade de riscos e imprevistos é claramente reduzida.
  4. Transparência e responsabilidade do projeto: o gerente de construção tem sempre uma visão clara e pontual do processo construtivo, suas fases e seus objetivos. Portanto, você terá certeza de não negligenciar quaisquer detalhes de design e respeitar o que está sob a responsabilidade de cada ator no processo.
  5. Economia de tempo e custos: a presença de um gerente de construção permite comprimir consideravelmente as etapas do processo de construção, evitando a ocorrência de imprevistos e aprimorando, como vimos, a comunicação em vários níveis. Isso permite respeitar os tempos planejados e, acima de tudo, se enquadrar no orçamento orçado do projeto.
  6. Segurança jurídica: um sistema de gestão predial profissional garante o cumprimento de todos os regulamentos, normas e contratos, bem como o controle de todos os aspectos legais que pontilham o fluxo de trabalho da construção.
A imagem ilustra um exemplo de 06 vantagens do gerenciamento de construção

As 6 vantagens do gerenciamento da construção

Quais são os objetivos desse processo?

O gerenciamento da construção trata de monitorar o processo de construção em todas as suas fases e atividades, com o objetivo de realizar um projeto que respeite os padrões de qualidade, os tempos e os custos esperados e que atenda às expectativas dos clientes.

Por trás da realização desses objetivos está a figura do gerente de construção, que:

  • planeja sistemas eficientes e oportunos de monitoramento e supervisão;
  • colabora com todas as partes interessadas do projeto (clientes, projetistas, contratantes, etc.).

De forma mais geral, os objetivos do gerenciamento da construção são:

  • determinar as necessidades de projeto em termos de construção;
  • desenvolver e avaliar propostas e ofertas relativas a materiais de construção, bens, equipamentos e diversos serviços relacionados ao fluxo de trabalho de construção;
  • planejar as atividades de construção para que estejam dentro do prazo e orçamento estabelecidos;
  • gerenciar e controlar a qualidade e a segurança;
  • planejar inspeções regulares e gerenciar a documentação do projeto.

Em outras palavras, o gerenciamento da construção supervisiona todos os aspectos do fluxo de trabalho da construção para garantir o sucesso do projeto final e atender às necessidades do cliente e da equipe de trabalho.

Quais são as diferenças entre gerenciamento de construção e gerenciamento de projetos?

O papel do gerente de construção (CM) muitas vezes pode ser complexo e cheio de responsabilidade.

Felizmente, essa figura colabora com outros profissionais do setor de construção, incluindo o gerente de projetos (PM). Acontece que o papel dessas duas figuras é confuso e/ou invertido, bem como o próprio significado de construção e gerenciamento de projetos. Embora esses dois trabalhem lado a lado e compartilhem o propósito de um projeto de qualidade, também existem diferenças importantes entre eles que dizem respeito à:

  • fases: o gerenciamento de projetos está interessado em todas as fases do processo do projeto, enquanto o gerenciamento da construção entra em jogo principalmente quando as atividades de construção começam;
  • atividades: o PM gerencia as atividades relacionadas às fases de projeto enquanto o CM supervisiona as atividades que ocorrem durante a construção;
  • responsabilidade: enquanto o PM lida principalmente com gerenciamento de orçamento, monitoramento de equipe e cronograma, o CM lida com o gerenciamento de despesas, planejamento e implementação de um plano de inspeção e gerenciamento de quaisquer eventos imprevistos e mudanças ao longo do processo de construção.
A imagem ilustra a diferença entre gerenciamento de projetos e gerenciamento de construção

Diferença entre gerenciamento de projetos e gerenciamento de construção

O que os dois processos certamente compartilham é o uso de softwares específicos que auxiliam na gestão das atividades e na resolução de problemas. No caso do gerenciamento de construção, fazer uso de software de gerenciamento de construção significa garantir uma comunicação eficiente e um gerenciamento de problemas até sua resolução.

 

usbim-resolver
usbim-resolver