Home » BIM e educação/formação » Inspeção de obras: o que é uma lista de verificação de inspeção de edifícios?

lista de verificação de inspeção edifícios

Inspeção de obras: o que é uma lista de verificação de inspeção de edifícios?

Uma lista de verificação de inspeção de edifícios é um guia para verificar o estado e a conformidade de sua estrutura. Descubra o que é e como criar uma!


Para a construção residencial, comercial ou infraestrutural, depois de obter as licenças adequadas, é importante desenvolver um programa de obras detalhado e concreto, capaz de incluir e coordenar todos os membros da equipe, equipamentos e materiais.

Uma ferramenta importante para entender se a execução das obras foi realmente em segurança e de acordo com os procedimentos normativos é a lista de verificação para inspeções do edifício. Ela permite desenvolver um controle aprofundado e detalhado do estado de saúde de um edifício. Descubra como neste artigo!

O que é uma lista de verificação de inspeção de edifícios?

Uma checklist para a inspeção de um edifício é um “elenco de todas as atividades de controle” aprofundado que devem ser realizadas durante uma inspeção para garantir a conformidade da estrutura com:

  • requisitos normativos;
  • requisitos de manutenção;
  • padrões de segurança;
  • padrões de qualidade.

Podem ser criadas “checklists para inspeções gerais”, que avaliam globalmente as condições das estruturas, identificando diferentes modalidades dependendo do uso do edifício (residencial, comercial, de saúde, institucional, público, industrial), ou “checklists para inspeções estruturais detalhadas”, que se concentram no comportamento e nas condições estruturais dos elementos técnicos individuais.

Ispeção edifícios

Inspeção edifícios

O que é uma checklist para inspeção estrutural de edifícios?

Uma checklist para a inspeção estrutural de um edifício é um documento sintético e esquemático que “enumera todos os elementos estruturais” que devem ser examinados durante uma inspeção e define todos os modos para realizar essas inspeções e avaliar as condições estruturais, identificando assim eventuais defeitos.

As inspeções estruturais detalhadas envolvem:

  • fundações: verificação de fissuras e afundamentos causados por movimentos estruturais ou contração do material, infiltrações de água, erosão do solo.
  • Paredes externas: verificação da presença de lesões, fissuras, infiltrações de água, instabilidade estrutural, mas também inchaços, pontos úmidos, manchas, eflorescências, etc.
  • Vigas e pilares: as primeiras sujeitas a conexões corroídas ou ausentes, deflexões no meio do vão, vazamentos mecânicos, os segundos a fissuras e lascas, conexões danificadas.
  • Pisos: nos quais a estabilidade é menos frequente e são geradas fissuras largas e paralelas.
  • Coberturas: são as mais expostas ao desgaste devido às intempéries climáticas. É necessário verificar a possível presença de infiltrações de água e a integridade das membranas protetoras. A ruptura ou danificação delas colocaria a estrutura de suporte da cobertura em contato com as chuvas, causando danos graves.
  • Elementos de acabamento: sinais de umidade, descamação, fissuras, ferrugem, corrosão, azulejos danificados, apenas alguns dos sinais do tempo que podem afetar os elementos de acabamento e, assim, afetar a estrutura de suporte subjacente.
  • Fixações: as externas estão principalmente sujeitas a infiltrações de água, especialmente se não estiverem adequadamente conectadas à estrutura e o nó de conexão não estiver devidamente isolado; a descontinuidade do material cria uma ponte térmica. Também estão sujeitas a deterioração, fissuras e danos aos vidros. Quanto aos internos, é bom inspecionar regularmente as molduras e vedantes.

Com base no tipo de elemento e na influência do mesmo no comportamento correto do edifício, é importante identificar e estabelecer um número de intervenções de controle e manutenção periódicas, para garantir segurança e estabilidade de toda a estrutura.

Por que é importante uma lista de verificação de inspeção de edifícios?

O desenvolvimento de checklist para a inspeção de um edifício é uma atividade muito importante porque guia no “controle objetivo de um edifício”, garantindo que cada parte de interesse seja submetida a uma avaliação específica e documentada.

Além disso, a verificação do cumprimento dos padrões de saúde, segurança e qualidade garante não apenas a integridade da estrutura, mas também a ausência de riscos estruturais que possam colocar em perigo os ocupantes de um edifício.

Como criar uma lista de verificação de inspeção de edifícios?

Para criar uma checklist, é necessário conhecer os elementos essenciais que ela deve conter. Embora a tipologia de checklist possa variar de acordo com o tipo de edifício, para criar uma, geralmente é necessário incluir informações sobre:

  • identificação do inspetor: nome, título, cargo, data da inspeção;
  • detalhes do edifício: localização, tipo estrutural, canteiro de obras, possível título de autorização;
  • lista dos padrões de construção a serem verificados: com base nas normas de construção, estruturais e energéticas a serem verificadas;
  • lista dos elementos técnicos a serem verificados: interior e exterior do edifício, cobertura, lajes, pilares, vigas, indicando quaisquer danos visuais encontrados;
  • lista das instalações a serem verificadas: todas as instalações, térmicas, elétricas, hidráulicas, mecânicas, devem funcionar para garantir a segurança e a qualidade de vida;
  • lista dos perigos a serem verificados: elétricos, químicos, riscos de incêndio, ruído, temperatura, etc.
Elementos necessários em uma lista de verificação de inspeção de edifícios

Elementos necessários em uma lista de verificação de inspeção de edifícios

Cada projeto, portanto, requer a criação de checklists específicas, adaptadas às necessidades únicas do edifício em questão. Essa atividade pode ser consideravelmente simplificada com o uso de software específico para a identificação e resolução de problemas de uma construção, incluindo as checklists de inspeção de edifícios.

Esse instrumento permite criar checklists digitais a partir de um modelo e personalizá-las de acordo com as necessidades específicas do edifício a ser inspecionado, graças a funções que permitem adicionar, modificar ou excluir diferentes pontos de controle. Esse nível de personalização melhora a eficácia das inspeções, permitindo concentrar-se no que é realmente importante para cada caso. Qualquer não conformidade encontrada na checklist de inspeção pode ser atribuída como atividade a uma equipe com um responsável e levada até a resolução. A inspeção com esse programa se transforma em um plano de melhoria contínua da construção ou dos espaços habitacionais.

Depois de definido o conteúdo da lista de verificação de inspeção de edifícios, é necessário encontrar uma maneira ideal de conduzi-la, compartilhá-la, gerenciá-la e analisá-la. Desenvolver esses controles manualmente hoje em dia é muito dispendioso e arriscado.

O uso de um software de monitoramento da saúde estrutural permite monitorar constantemente a estrutura do edifício e, consequentemente, coletar e armazenar todas as suas informações para detectar precocemente a necessidade de reparo ou manutenção. Dessa forma, você pode intervir apenas quando necessário, desenvolvendo inspeções úteis para preservar a integridade do edifício e a segurança dos ocupantes.

 

 

usbim-resolver
usbim-resolver