Home » BIM e profissões » Ordens de trabalho na construção: 8 tipos eficazes

Ordens de trabalho na construção

Ordens de trabalho na construção: 8 tipos eficazes

Ordens de trabalho na indústria da construção contêm os detalhes do projeto. Descubra os principais 8 tipos e como gerenciá-los de maneira eficaz


Clareza e transparência são fundamentais em qualquer bom relacionamento de trabalho, e isso também se aplica à indústria da construção. As empresas podem optar por usar vários instrumentos para se comunicar clara e eficientemente com seus clientes, sendo um deles a “ordem de trabalho”.

A criação de uma ordem de trabalho é uma maneira de garantir que ambas as partes conheçam e aceitem os termos do trabalho, incluindo prazos e orçamentos.

Neste artigo, exploramos juntos o que é uma ordem de trabalho no setor AECO, quantos e quais tipos existem e seus principais componentes.

O que é uma ordem de trabalho na indústria da construção?

A expressão ordem de trabalho, frequentemente abreviada como ODL, é utilizada em diversos setores e contextos. Mas o que ela especificamente indica no mundo da construção?

Uma ordem de trabalho no setor AECO é um documento que delineia os detalhes de um trabalho específico. Assim, uma vez que um projeto tenha sido planejado e delineado, as empresas de construção elaboram uma ordem de trabalho na qual definem os detalhes e expectativas do projeto. As entradas e descrições contidas na ordem de trabalho são aceitas por ambas as partes, empresas de construção e cliente. Ambas as partes, portanto, assinam esses documentos para concordar com os termos do projeto.

Entre os trabalhos na indústria da construção que podem exigir uma ordem de trabalho, temos:

  • inspeção: neste caso, as partes contratantes emitem ordens de trabalho para inspeções regulares, a fim de garantir a segurança de edifícios, equipamentos e instalações.
  • Manutenção: para garantir um planejamento de manutenção preciso, os empreiteiros podem emitir ordens de trabalho de manutenção para avaliar edifícios e suas partes e fornecer atualizações ou substituições de rotina.
  • Emergência: os empreiteiros podem emitir ordens de trabalho de emergência no caso de falhas e mau funcionamento de equipamentos, instalações ou componentes e partes de edifícios.
  • Elétrico: os empreiteiros podem emitir ordens de trabalho quando há necessidade de reparar ou instalar equipamentos elétricos.
  • Segurança: os contratantes podem emitir ordens de trabalho de segurança para melhorar as condições de construção e garantir a segurança dos funcionários.
  • Outros trabalhos: os contratantes podem emitir ordens de trabalho para projetos e trabalhos específicos de construção, instalação ou substituição solicitados pelos clientes.

Qual é o seu propósito na indústria da construção?

Na indústria AECO, as ordens de trabalho servem para padronizar o fluxo de trabalho e criar um processo simples e rápido para o planejamento, alocação e monitoramento dos diferentes trabalhos, garantindo ao mesmo tempo documentação de recursos e monitoramento de desempenho.

Também é monitorado através das ordens de trabalho o cumprimento do cronograma e do orçamento do projeto.

Ambas as partes contratantes se beneficiam das vantagens decorrentes desse tipo de planejamento e monitoramento: empresas de construção e cliente. Ambos são protegidos por este documento, onde também é possível incluir uma estimativa de custos, prazos e materiais, quantitativa e qualitativamente.

As ordens de trabalho também representam uma maneira para as empresas de construção registrarem e arquivarem os detalhes de seus projetos de maneira consistente e constante.

Como gerenciar uma ordem de trabalho na construção - usBIM.resolver

Como gerenciar uma ordem de trabalho na construção – usBIM.resolver

Quais são os tipos de ordens de trabalho na construção?

Em geral e especialmente na indústria da construção, existem diferentes tipos de ordens de trabalho, vejamos os 8 mais comuns:

  • ordem de trabalho geral: é um compromisso para o projeto ao qual é anexada uma lista de materiais, ferramentas e equipamentos necessários para a realização das atividades. Com base neste documento, o cliente pagará pelos serviços prestados.
  • Ordem preventiva: existem dois tipos de ordens de trabalho para resolver um eventual problema na indústria da construção, o corretivo, que informa especialmente sobre o problema a ser resolvido que foi relatado a tempo e a ordem de trabalho preventiva geralmente ligada à manutenção preventiva solicitada por algumas máquinas, por exemplo.
  • Ordem planejada: são documentos que acompanham os trabalhos recorrentes, como manutenção ou inspeção.
  • Ordem não planejada: são documentos que acompanham as necessidades de construção que um cliente pode não ter planejado, como serviços de reparo de emergência.
  • Ordem interna: são ordens de trabalho realizadas entre diferentes departamentos da mesma empresa.
  • Ordem externa: são documentos gerados por pessoas externas à empresa. Por exemplo, um gerente de instalações que solicita serviços pode gerar uma ordem de trabalho com base em suas necessidades de projeto.
  • Ordem manual: as ordens de trabalho manuais são documentos gerados manualmente, por escrito ou através de um formulário digital.
  • Ordem automática: são ordens geradas automaticamente para casos específicos, como pedidos recorrentes de sistemas automáticos como software de gerenciamento de instalações.

Quais informações devem definitivamente constar em uma ordem de trabalho?

Uma ordem de trabalho deve ser editada e detalhada com base no trabalho específico, mas existem conteúdos que são sempre úteis, se não essenciais, ao redigir esses documentos:

  • informações de contato: é possível incluir informações sobre a pessoa que o cliente pode contatar caso precise de esclarecimentos ou atualizações. Portanto, inclua o contato, por exemplo, do gerente de projeto ou do serviço ao cliente, dependendo da estrutura da empresa. Nesta seção, também é possível incluir informações de faturamento e detalhes da empresa;
  • descrição do trabalho: nesta seção, forneça uma descrição inicial do trabalho, com a mão de obra e materiais necessários para a execução. Também é possível incluir, entre as informações fornecidas neste ponto, as horas necessárias para cada atividade, assim como os trabalhadores designados;
  • descrição dos materiais: esta seção da ordem de trabalho lista não apenas o tipo de materiais necessários para a realização do trabalho, mas também a quantidade exata, o custo e o imposto aplicável.

Por fim, é útil prever uma seção para adicionar informações adicionais antes do espaço dedicado à data e assinaturas.

Informações necessárias em uma ordem de trabalho na construção

Informações necessárias em uma ordem de trabalho na construção

Por que é importante elaborar ordens de trabalho?

De maneira geral, as ordens de trabalho ajudam as empresas de construção a operar de maneira mais padronizada, simplificando o fluxo de trabalho e tornando tudo mais eficiente e preciso.

Cada work order destaca quais trabalhos devem ser feitos, quando devem ser concluídos, por quem e com quais ferramentas e materiais, servindo assim como uma garantia tanto para as empresas quanto para os clientes.

Para criar uma ordem de trabalho eficaz, é necessário:

  • ter todas as informações necessárias sobre o projeto a ser realizado (requisitos específicos, prazos, orçamento, equipe etc.);
  • definir um calendário de trabalho com prazos claros para cada fase do projeto;
  • identificar quem será o responsável por cada atividade;
  • obter as aprovações necessárias dos responsáveis e outros stakeholders antes de começar.

Você pode realizar todas essas atividades de maneira intuitiva e eficiente com o software de manutenção ordinária fácil de usar para sua empresa ou com um software para resolver problemas de canteiro de obras se precisar criar ordens de trabalho digitais na sua gestão de obras. Você tem à disposição uma plataforma na nuvem centralizada para recuperar todas as informações do projeto, criar tarefas para cada atividade necessária e atribuir a responsabilidade à pessoa designada. Dessa forma, você poderá gerenciar eficientemente e precisamente qualquer tipo de ordem de trabalho na indústria da construção.

Está procurando um software de lista de pendências de construção? Comece gratuitamente!

 

 

usbim-resolver
usbim-resolver